Sobre Schopenhauer e as imperfeições do intelecto humano

Autores

  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634117

Palavras-chave:

Vontade, intelecto, inconsciente

Resumo

O organismo (Organismus) humano é, na visão de Schopenhauer, manifestação da Vontade e o corpo (Leib) Vontade objetivada. Segundo o filósofo, em Sobre a Vontade na Natureza, capítulo Anatomia Comparada, “A Vontade é o agente em todas as funções internas e inconscientes, mas também este corpo orgânico nada mais é do que a Vontade objetivada.” Desse modo, existe uma relação dependente do intelecto em relação à Vontade. Esta aparece frente ao psiquismo como a manifestação de um querer inconsciente, e, a partir disso, define-se o intelecto como coisa física e consciente, em contraste com a Vontade, que é metafísica e inconsciente. Disso resultam as imperfeições do intelecto que são mencionadas no presente artigo.

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Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Doutor em Filosofia pela USP.

Referências

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Publicado

2011-06-01

Como Citar

Fonseca, E. R. da. (2011). Sobre Schopenhauer e as imperfeições do intelecto humano. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 2(1), 119–128. https://doi.org/10.5902/2179378634117

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos

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