Schopenhauer e os vínculos entre vontade, intuição e racionalidade

Autores

  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634026

Palavras-chave:

Vontade, Intelecto, Inconsciente

Resumo

O organismo (Organismus) humano é, na visão de Schopenhauer, manifestação da Vontade e o corpo (Leib) Vontade objetivada. Neste sentido, existe uma relação dependente do intelecto em relação à Vontade. Esta aparece frente ao psiquismo como a manifestação de um querer inconsciente, e, a partir disso, define-se o intelecto como coisa física e consciente, em contraste com a Vontade, que é metafísica e inconsciente. A racionalidade é um aspecto do psiquismo humano e não seu fundamento. Mais fundamental é a intuição intelectual proporcionada pelo entendimento, que realmente capta e dá forma ao mundo, através das formas básicas a priori do tempo, do espaço, e da causalidade. Ao fundo das intuições intelectuais e das abstrações conceituais, no entanto, estão aspectos afetivos, que efetivamente direcionam o intelecto e determinam o posicionamento psíquico frente à efetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Psicanalista e Doutor em Filosofia Moderna e Contemporânea pela USP. Professor de Psicologia da Violência na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná.

Referências

SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke, Band II, Die Wille als Wille und Vorstellung, II. Stuttgart/Frankfurt am Main: Cotta-Insel , 1960.

FREUD, S. Das Ich und das Es. In: Die S. Freud Studienausgabe, Bd. 5. S. Fischer Verlag, 1980. Org. 11 vols., Munique, DTV/ de Gruyter, 2ª ed., 1999.

Downloads

Publicado

2012-07-01

Como Citar

Fonseca, E. R. da. (2012). Schopenhauer e os vínculos entre vontade, intuição e racionalidade. Voluntas: Revista Internacional De Filosofia, 3(1 e 2), 203–210. https://doi.org/10.5902/2179378634026

Edição

Seção

Estudos Schopenhauerianos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.