Schopenhauer e os vínculos entre vontade, intuição e racionalidade

Autori

  • Eduardo Ribeiro da Fonseca Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.5902/2179378634026

Parole chiave:

Vontade, Intelecto, Inconsciente

Abstract

O organismo (Organismus) humano é, na visão de Schopenhauer, manifestação da Vontade e o corpo (Leib) Vontade objetivada. Neste sentido, existe uma relação dependente do intelecto em relação à Vontade. Esta aparece frente ao psiquismo como a manifestação de um querer inconsciente, e, a partir disso, define-se o intelecto como coisa física e consciente, em contraste com a Vontade, que é metafísica e inconsciente. A racionalidade é um aspecto do psiquismo humano e não seu fundamento. Mais fundamental é a intuição intelectual proporcionada pelo entendimento, que realmente capta e dá forma ao mundo, através das formas básicas a priori do tempo, do espaço, e da causalidade. Ao fundo das intuições intelectuais e das abstrações conceituais, no entanto, estão aspectos afetivos, que efetivamente direcionam o intelecto e determinam o posicionamento psíquico frente à efetividade.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografia autore

Eduardo Ribeiro da Fonseca, Universidade de São Paulo, São Paulo, SP

Psicanalista e Doutor em Filosofia Moderna e Contemporânea pela USP. Professor de Psicologia da Violência na Escola Superior de Polícia Civil do Paraná.

Riferimenti bibliografici

SCHOPENHAUER, A. Sämtliche Werke, Band II, Die Wille als Wille und Vorstellung, II. Stuttgart/Frankfurt am Main: Cotta-Insel , 1960.

FREUD, S. Das Ich und das Es. In: Die S. Freud Studienausgabe, Bd. 5. S. Fischer Verlag, 1980. Org. 11 vols., Munique, DTV/ de Gruyter, 2ª ed., 1999.

##submission.downloads##

Pubblicato

2012-07-01

Come citare

Fonseca, E. R. da. (2012). Schopenhauer e os vínculos entre vontade, intuição e racionalidade. Voluntas: International Journal of Philosophy, 3(1 e 2), 203–210. https://doi.org/10.5902/2179378634026

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.