Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888319

Palavras-chave:

Arte, Educação, Ensino da arte, Docência, Escola

Resumo

As abordagens utilizadas no campo da formação inicial de docentes de artes visuais têm sido debatidas há algum tempo. Nos últimos anos, em especial após a pandemia da COVID-19, a questão ganhou outros contornos. O retorno para as salas de aula, colocou em visibilidade a necessidade de repensar as estratégias utilizadas no campo da formação para a docência em arte/artes visuais. A partir da prática de sistematização de experiências é feita a descrição de um conjunto de situações vividas nos últimos anos em cursos de Licenciatura em Artes Visuais da região sul do Brasil, com o intuito de oferecer elementos que permitam pensar nas relações que temos estabelecido entre arte e educação, docência e escola, seja nas salas de aula com estudantes em formação para a docência em arte/artes visuais ou nas escolas durante práticas de estágio ou ainda em atividades de curricularização da extensão. A partir do entrecruzamento das práticas de iniciação à docência em arte/artes visuais com as discussões sobre as abordagens didático-pedagógicas para o ensino da arte no contexto escolar, são apontadas algumas pistas baseadas na ideia de imprevisibilidade, errância e não-saber. O intuito é que se possa pensar em práticas de formação que sejam menos previsíveis e mais inventivas no campo da docência em arte na/da atualidade.

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Biografia do Autor

Daniel Bruno Momoli, Universidade Federal de Pelotas

Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Especialista em Educação Interdisciplinar pelo Instituto de Desenvolvimento do Alto Uruguai, Licenciado em Artes pela Universidade do Oeste de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal de Pelotas e coordenador do Núcleo Didático-Pedagógico do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo (MALG UFPel). É Vice-líder do Arteversa-Grupo de estudos e pesquisas em arte e docência (UFRGS/CNPq) e pesquisador vinculado grupo Flume-Educação e Artes Visuais (UERGS/CNPq). Foi Vice-presidente da Federação de Arte Educadores do Brasil-FAEB (2019-2020) e foi Professor Visitante da Universitat de Lleida (Espanha).

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Momoli, D. B. (2024). Deslocamentos e apostas para pensar à docência em arte na atualidade. Revista Digital Do LAV, 17(1), e8/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734888319

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