A formação docente e o ensino das artes visuais na perspectiva da arte indígena contemporânea

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734887516

Palavras-chave:

Arte Indígena Contemporânea, Ensino de Arte, Artes Visuais, Formação docente

Resumo

O presente artigo é resultante de uma dissertação do Mestrado Profissional em Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (PROF-ARTES-UDESC) defendida em 2023. O foco temático foi a formação de professores e o ensino de arte na comunidade indígena Kaingang do Paraná. O problema da pesquisa consistiu em analisar “como ocorre a formação continuada dos professores em Arte ofertada pela Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED-PR) na comunidade Indígena Kaingang, da Terra Indígena Mangueirinha (PR)?”. O objetivo geral foi: Investigar a formação continuada do professor de arte e suas consequências no ensino de arte ofertado na Educação Indígena, da Terra Indígena Mangueirinha, no Paraná, relacionando-a com a produção artística contemporânea indígena nacional. Utilizou-se uma metodologia de cunho qualitativo, a qual incluiu revisão bibliográfica e entrevistas. Como aporte teórico, contou-se com o apoio dos seguintes autores: Saviani (2009, 2021), Lagrou (2013), Helm (2007, 2012), Mota (1994), entre outros, assim como documentos curriculares da área. Foram obtidos os seguintes resultados: a formação continuada para professores de Arte ofertada pela SEED-PR, que também atinge a comunidade analisada, não contempla as especificidades do contexto indígena Kaingang, já que, quando há formação, esta ocorre de modo acelerado, padronizado, no formato de Educação a Distância (EaD) e se encontra alinhada aos interesses do neoliberalismo.

 

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Biografia do Autor

Mariluci Ramos De Quadros Brasil, UDESC

Professora da 

Valéria Metroski Alvarenga, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora e Mestra em Artes Visuais (UDESC). Graduada em Artes Visuais (Licenciatura e Bacharelado/UFPR). Atualmente leciona a disciplina de Arte no Instituto Federal Catarinense (IFC) no Campus Concórdia (SC). Também atua no Mestrado Profissional - PROFARTES (UDESC). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Formação nos processos artísticos contemporâneos (UDESC), do projeto de pesquisa Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte: estudos comparados entre Brasil e Argentina (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-americana de Investigação na Formação de Professores de Arte (LAIFOPA) . Tem experiência com o Ensino Fundamental II, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Superior. Tem interesse nas seguintes áreas/temas de pesquisa: formação do(a) professor(a) de arte, formação do formador, ensino de arte, artes visuais, políticas públicas educacionais e currículo.

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Publicado

2024-08-28

Como Citar

Brasil, M. R. D. Q., & Alvarenga, V. M. (2024). A formação docente e o ensino das artes visuais na perspectiva da arte indígena contemporânea. Revista Digital Do LAV, 17(1), e13/1–21. https://doi.org/10.5902/1983734887516