Por um olhar de ave: arte e infância entre linhas amarelo cumbuca amazônica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888290

Palavras-chave:

Infância, Criança, Arte, Formação, Docência

Resumo

Um emaranhado entre arte produzida por crianças no espaço da educação infantil, docentes em formação e acadêmicos se preparando para a docência, disparam a escrita e expressam um movimento de composição para pensarmos a criança, a arte e a formação. Partimos das inquietações: De que modo as produções de crianças no espaço da educação infantil, na formação docente e na formação acadêmica, nos colocam a pensar a arte como linha que entrelaça, que lança, emaranha, para movimentar outras coisas nesses espaços. Assim, o primeiro bloco apresenta notas folha-borboleta, em uma aula no espaço da educação infantil, crianças encontram a arte como intensidade para inventar o seu mundo. O segundo bloco apresenta notas amarelo cumbuca, movimenta o corpo-formação com professoras de crianças pequenas, a artistar em encontros formativos, conectando arte, docência e crianças. O terceiro bloco apresenta notas verde verão, traz a arte para uma sala de aula, onde se forma pessoas para o exercício da docência com crianças na tentativa de tornar visível o invisível, onde a arte emerge junto à constituição de uma composição de traços, cores e sons. Por quais lentes queremos olhar a arte nesses espaços de vivências, experiências e formações? O que pode artistar, um espaço habitado por crianças, docente e acadêmicas? Esses movimentos nos permitem adentrar espacialidades contagiantes que mobilizam experiências sensíveis de pensamentos para outras formas de estar no mundo, criando outros sentidos e sensações nesses espaços.

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Biografia do Autor

Juverlande Nogueira Pinto, Universidade Federal de Rondônia

Juverlande Nogueira Pinto, Doutoranda em  Educação Escolar no Programa de Pós-graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR. Mestra em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR (2022). Especialista em Ensino Lúdico (2018). Especialista em Educação Infantil - práticas de sala de aula (2019). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2013). Pesquisadora nos grupos de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis (UNIR); Diferença e Processos de Subjetivação na Amazônia (DIPSA/UNIR); Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação (UNESP/Rio Claro).

Vanderleia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira, Secretaria Municipal de Educação de Rolim de Moura

Mestra em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN), pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura – UNIR (2022). Especialista em Administração, Orientação e Gestão Escolar; Gestão Pública e Gestão de Pessoas e Educação Escolar e Inclusiva. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2008); Administração pela Universidade Norte do Paraná (2009) e Letras pelo Centro Universitário Fael (2024). Atualmente é professora de Educação Infantil e Pesquisadora nos grupos de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis, da Universidade Federal de Rondônia/UNIR e Im@go - Laboratório da Imagem, Experiência e Criação (UNESP/Rio Claro).

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia, Campus Rolim de Moura. Pós-Doutora em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Doutora em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015). Mestra em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Possui Especialização em Alfabetização (2004) e Graduação em Pedagogia (2001). Realizou estágio de pós-doutotramento no PGEM/UNESP/Rio Claro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura, Departamento de Educação. Integra os grupos de pesquisa IM@GO (UNESP/Rio Claro), GEPPEA (Rolim de Moura/UNIR) e Cronópi@s (UNESP/Rio Claro). Se interessa por pesquisar temas em alianças e/ou núpcias com a infância, especialmente ligados às crianças que habitam, transitam, percorrem, escorrem, pelos rios, pelas florestas, pelo mato.

Referências

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Publicado

2024-09-19

Como Citar

Pinto, J. N., Oliveira, V. de L. R. L. de, & Chisté, B. S. (2024). Por um olhar de ave: arte e infância entre linhas amarelo cumbuca amazônica. Revista Digital Do LAV, 17(1), e23/1–17. https://doi.org/10.5902/1983734888290

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