Imagens da arte na infância ou … Arco-íris aparece quando gotas de tinta se misturam

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734865656

Palavras-chave:

Infância, Criança, Arte, Esquizoescrita, Produção Imagética.

Resumo

Aqui as cores disparam a escrita e expressam um plano de composição possível para pensarmos a infância, a arte e a educação. Partimos das inquietações: qual modo de produção da arte queremos ver? Por quais lentes queremos olhar produções imagéticas por crianças e produções escritas de professoras? O que essas produções, de crianças e de professoras, nos colocam a pensar, em contextos em que a arte enquanto componente curricular se faz presente? Para tanto na cor primeira apresentamos nossas inquietações, expressando já a infância que atravessa essa escrita. Na segunda cor, as esquizoescritas de professoras, de crianças traz o movimento de um estado de atenção. Na terceira cor, operamos com imagens e falas produzidas por crianças da educação infantil para pensarmos as invenções e experimentações infantis em uma aula de arte. Na quarta cor, as inquietações, em estado de frequência, são permanências para pensarmos a arte na educação infantil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanderléia de Lourdes Rodrigues Lopes de Oliveira, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Ensino de Ciências da Natureza (PGECN), pela Universidade Federal de Rondônia, Campus de Rolim de Moura. Possui Pós-Graduação em Administração, Orientação e Gestão Escolar e Pós Graduada em Gestão Pública e Gestão de Pessoas. Graduação em Pedagogia pela Universidade do Tocantins (2008). Graduação em Normal Superior pela Universidade do Tocantins (2008) e graduação em Administração pela Universidade Norte do Paraná (2009). Atualmente é professora de Educação Infantil na E.M.E.I.F. Balão Mágico e faz parte como voluntária dos grupos de pesquisas: Cirandeiras (UNIR - Campus de Vilhena) e IMAGO (UNESP).

Juverlande Nogueira Pinto, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Mestranda em Educação Matemática pela Universidade Federal de Rondônia - UNIR. Especialista em Ensino Lúdico. Especialista em Educação Infantil - práticas de sala de aula. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Panamericana de Ji-Paraná (2013). Pesquisadora no grupo de pesquisa Cirandeiras - Grupo de Pesquisas e Estudos das Crianças, Folclore, Brincadeiras e Culturas Infantis, da Universidade Federal de Rondônia.

Bianca Santos Chisté, Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Pós-Doutoranda em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista - Rio Claro. Doutora em Educação Matemática pelo PGEM/UNESP/Rio Claro (2015). Mestra em Ciências da Linguagem (2009) pela Universidade Federal de Rondônia. Possui Especialização em Alfabetização (2004) e Graduação em Pedagogia (2001). Realizou estágio de pós-doutotramento no PGEM/UNESP/Rio Claro (2019). Atualmente é docente da Universidade Federal de Rondônia - Campus de Rolim de Moura. Integra os grupos de pesquisa IM@GO (UNESP/Rio Claro), GEPPEA (Rolim de Moura/UNIR) e Cronópi@s (UNESP/Rio Claro).

Referências

AGAMBEN, G. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BARBIERI, S. A atenção imersa na distração. Ayvu, Rev. Psicol. V. 05, N. 01, p. 245-256, 2018.

BARCHELARD, G. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

BRITO, M. dos R. De NETO, M. Paisagens visuais em blocos de perceptos em preto e branco: para uma política do olho. Revista Alegrar. N.10, p. 1-20, dez/2012.

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Rio de Janeiro: Graal, 1988. Deleuze, 1988.

DELEUZE, G. Crítica e clínica. São Paulo: Editora 34, 1997.

DELEUZE, G. Proust e os signos. Rio de Janeiro; Forense Universitária, 2010.

DELEUZE, G. e GUATARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. São Paulo: Editora 34, 1997.

BARROS, M. Poesia Completa. São Paulo: Leya, 2013, p. 242.

LARROSA, J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, 2002.

KOHAN, W. O. Infância. Entre educação e filosofia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

LEITE, C. D. P. Infância, experiência e tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.

LEITE, C. D. P. Cinema, Educação e Infância: Fronteiras entre Educação e Emancipação. Fermentário. N. 7, Vol. 2, 2013.

MASSCHELEIN, J. Educando o Olhar: a necessidade de uma pedagogia pobre. Revista Educação & Realidade. V. 01, N. 33, p 35-48, jan/jun, 2008.

SCHÉRER, R. Infantis: Charles Fourier e a infância para além das crianças. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

2021-08-30

Como Citar

Oliveira, V. de L. R. L. de, Pinto, J. N., & Chisté, B. S. (2021). Imagens da arte na infância ou … Arco-íris aparece quando gotas de tinta se misturam. Revista Digital Do LAV, 14(2), 297–310. https://doi.org/10.5902/1983734865656

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)