Aprender com a infância a educar como obra de arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870514

Palavras-chave:

Educação; infância; Arte; Aprendizagem

Resumo

O presente artigo propõe uma intersecção entre arte e educação, bem como pensar a aprendizagem como uma experiência artística, dispositivo estético para transpor a rigidez dos currículos e a reprodutibilidade de métodos e estratégias pedagógicas que concebem a aprendizagem por representação. Apresentamos a infância como uma estética de existência cujas formas de atividade sobre si expõem uma possibilidade ética para a vida. Nesse sentido convidamos a escola a aprender com as crianças para reinventa-se em suas propostas pedagógicas ofertadas às crianças. Este é um estudo teórico que se pauta em observações vividas em contexto escolar cujas fontes bibliográficas, permitiram o aprofundamento de discussões que apontam para o aprender como obra de arte.

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Biografia do Autor

Leiliane Domingues, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Mestre em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Prof.ª Tutora do Curso de Pedagogia da Fundação CECIERJ/UERJ e do Curso de Segunda Licenciatura em Educação Especial da UFSCar.

Dagmar de Mello e Silva, Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro, RJ

Professora Associada da Universidade Federal Fluminense - Faculdade de Educação/SFP, professora permanente dos programas de Pós-graduação - Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI) e Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn).

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Publicado

2022-12-20

Como Citar

Domingues, L., & Silva, D. de M. e. (2022). Aprender com a infância a educar como obra de arte. Revista Digital Do LAV, 15, e24/1–13. https://doi.org/10.5902/1983734870514

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