Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos.

César Donizetti Pereira Leite, Luana Priscila de Oliveira

Resumo


O presente artigo irá apresentar alguns traços de modos de fazer pesquisa/pesquisas com crianças, produção de imagens, corpos, multiplicidades, linhas, mapas. Pesquisas que escapam as sintaxes pré-definidas e aos termos usuais, e que, portanto temos chamado de “pesquisas-experiência”. Com esse propósito o texto que será apresentado toma a forma de breves relatos, ‘relatos menores’, relatos de minorias, que compondo blocos objetivam, a partir das imagens, dar visibilidade aos mundos e aos modos que as crianças se colocam no mundo. Ademais, o que temos como resultado são espaços, percursos, travessias, andanças, chão, crianças... e perguntas: Poderiam essas imagens e as experiências das crianças com as imagens nos dizer algo sobre a Educação? Sobre a Educação Infantil? Sobre as crianças? Poderiam essas situações todas nos propor um método de pesquisa? Ou ainda, seriam as imagens deslizantes das capturas dos discursos que modulam e modelam nossos modos de fazer pesquisa e pensar a educação?

Palavras-chave


Educação; Produção de imagens; Infância

Texto completo:

PDF

Referências


AGAMBEN, G. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005.

BANDEIRA, M. Antologia poética. Rio de Janeira: Nova Fronteira.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHAUI, M. As ciências humanas: são possíveis as ciências humanas? In:______Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

CRIANÇAS. Arquivo de imagens do Laboratório da imagem, experiência e cri[@]ção (I-Mago). Rio Claro, 2014 - 2019.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. S/ cidade: Assírio e Alvim, 1997 a.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. V.1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G. Cinema I: a imagem movimento. São Paulo: Editora 34, 2007.

GALLO, S. D. Deleuze e a educação. Juiz de Fora: Autêntica, 2003.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

JOBIN E SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.

LUZ, R. Filme e Subjetividade. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa Livraria, 2002.

MONTAIGNE, M. Les Essais. Édition de Pieere Villey avec appendices, sources, index. Paris: Quadrige/Presses Universitaires de France, 1988.




DOI: https://doi.org/10.5902/1983734840617

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio