Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos.

Autores

  • César Donizetti Pereira Leite Universidade Estadual Paulista"Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)
  • Luana Priscila de Oliveira Universidade Estadual Paulista"Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734840617

Palavras-chave:

Educação, Produção de imagens, Infância

Resumo

O presente artigo irá apresentar alguns traços de modos de fazer pesquisa/pesquisas com crianças, produção de imagens, corpos, multiplicidades, linhas, mapas. Pesquisas que escapam as sintaxes pré-definidas e aos termos usuais, e que, portanto temos chamado de “pesquisas-experiência”. Com esse propósito o texto que será apresentado toma a forma de breves relatos, ‘relatos menores’, relatos de minorias, que compondo blocos objetivam, a partir das imagens, dar visibilidade aos mundos e aos modos que as crianças se colocam no mundo. Ademais, o que temos como resultado são espaços, percursos, travessias, andanças, chão, crianças... e perguntas: Poderiam essas imagens e as experiências das crianças com as imagens nos dizer algo sobre a Educação? Sobre a Educação Infantil? Sobre as crianças? Poderiam essas situações todas nos propor um método de pesquisa? Ou ainda, seriam as imagens deslizantes das capturas dos discursos que modulam e modelam nossos modos de fazer pesquisa e pensar a educação?

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista"Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1991), mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002), Pós Doutorado pela FLACSO Argentina em 2008 e pela Universidade Complutense de Madrid 2012 é Livre Docência pela UNESP em 2011. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual Paulista e foi Professor Visitante na Universidade Católica de Leuven - Bélgica em 2011. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Desenvolvimento e da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, infância, experiência, linguagem e ensino e aprendizagem, produção imagética e cinema.

Luana Priscila de Oliveira, Universidade Estadual Paulista"Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Rio Claro)

Possui Licenciatura Plena em Pedagogia e Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" ( UNESP/Rio Claro). Tem experiência na Educação Infantil como professora e contadora de histórias, sua mais recente atuação foi no âmbito do ensino superior como professora substituta na Universidade Federal do Tocantins (UFT/Palmas), na qual ministrou disciplinas voltadas a Educação Infantil, Estágio Supervisionado, Arte educação, Literatura Infanto-juvenil e Técnicas de Contar Histórias. Participa do I-M@go: Laboratório da imagem, experiência, e cri[@]ção, grupo de pesquisa da UNESP/Rio Claro, e do grupo de estudos em Esquizoanálise da Universidade Federal de Rondônia (UNIR/Porto Velho).

Referências

AGAMBEN, G. Infância e História: destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte, MG: Editora UFMG, 2005.

BANDEIRA, M. Antologia poética. Rio de Janeira: Nova Fronteira.

BENJAMIN, W. Obras escolhidas I: Magia e técnica, arte e política. São Paulo: Brasiliense, 1994.

CHAUI, M. As ciências humanas: são possíveis as ciências humanas? In:______Convite à Filosofia. São Paulo: Ática, 1994.

CRIANÇAS. Arquivo de imagens do Laboratório da imagem, experiência e cri[@]ção (I-Mago). Rio Claro, 2014 - 2019.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. S/ cidade: Assírio e Alvim, 1997 a.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. V.1. São Paulo: Editora 34, 1995.

DELEUZE, G. GUATTARI, F. O que é filosofia? Rio de Janeiro: Editora 34, 1992.

DELEUZE, G. Cinema I: a imagem movimento. São Paulo: Editora 34, 2007.

GALLO, S. D. Deleuze e a educação. Juiz de Fora: Autêntica, 2003.

GINZBURG, C. O queijo e os vermes. São Paulo: Companhia das Letras, 1987.

JOBIN E SOUZA, S. Infância e Linguagem: Bakhtin, Vygotsky e Benjamin. Campinas, SP: Papirus, 1994.

LUZ, R. Filme e Subjetividade. Rio de Janeiro, RJ: Contra Capa Livraria, 2002.

MONTAIGNE, M. Les Essais. Édition de Pieere Villey avec appendices, sources, index. Paris: Quadrige/Presses Universitaires de France, 1988.

Downloads

Publicado

2019-12-15

Como Citar

Leite, C. D. P., & Oliveira, L. P. de. (2019). Pesquisa-experiência: relatos, corpos e acontecimentos. Revista Digital Do LAV, 12(3), 153–171. https://doi.org/10.5902/1983734840617

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.