Educação e Pandemia: afetações de tempos e da subjetividade na infância
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734870166Palavras-chave:
Educação, Educação e Pandemia, Infância, TempoResumo
O Grupo de Pesquisa IMAGO (Laboratório da Imagem, Experiência e Criação) UNESP Rio Claro SP tem se dedicado aos estudos da infância, tempo e educação. Assim, a Pandemia de Covid-19 que, ao longo de 2 anos, deslocou a educação para novos espaços, lugares e tempos, sem, no entanto, modificar seus caminhos e métodos, também tem nos provocado a refletir de que maneira isso impactou nesses temas e em suas interconexões. Diante disso, este trabalho perpassa pela ideia de constituição de diversas infâncias e educações que caminham através de um tempo não cronológico, mas sim aíonico, em que a infância é condição de existência e não apenas uma etapa da vida. Olhar esta questão tem nos ajudado a pensar que as fissuras criadas pelas crianças com seus modos de ser, agir e pensar, quebram com a ideia de um tempo chronos, um tempo adulto, uma infância única e uma educação formatada, e nos coloca em caminhos outros, diversos, caminhos de movi-mentos, capazes de dar vazão à potências ao invés de atravancar fluxos.
Downloads
Referências
ARIÈS, Philipe. História Social da Criança e da Família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006.
BARROS, Manuel. Biblioteca Manoel de Barros. Leya, 2013.
CHISTÉ, Bianca Santos. Devir – Criança da Matemática: experiências educativas infantis imagéticas. Tese de Doutorado – Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claro, 2015.
DELEUZE, Guilles, GUATTARI, Felix. Mil Platôs Volume 4. Editora 34. SP, 2012
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1997.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. São Paulo: Graal, 2009.
GALLO, Sílvio. Infância e poder: algumas interrogações à escola. In: KOHAN, W. O. Devircriança da filosofia: infância da educação. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
KOHAN, Walter. Infância, entre educação e filosofia. Belo Horizonte : Autêntica, 2005.
KOHAN, Walter. Infância, estrangeiridade e ignorância. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
KOHAN, Walter. Tempos da escola em tempo de pandemia e necropolítica. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, p. 1-9, 2020 Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/16212
LEITE, César. Infância, Experiência e Tempo. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011.
LEITE, César. Cinema, educação e infância: fronteiras entre educação e emancipação. Revista Fermentário, v. 2, n. 7, 2013.
RANCIERE, Jacques. O mestre ignorante: cinco lições sobre a emancipação intelectual. Belo Horizonte: Autêntica, 2002.