Educação e Pandemia: afetações de tempos e da subjetividade na infância

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734870166

Palavras-chave:

Educação, Educação e Pandemia, Infância, Tempo

Resumo

O Grupo de Pesquisa IMAGO (Laboratório da Imagem, Experiência e Criação) UNESP Rio Claro SP tem se dedicado aos estudos da infância, tempo e educação. Assim, a Pandemia de Covid-19 que, ao longo de 2 anos, deslocou a educação para novos espaços, lugares e tempos, sem, no entanto, modificar seus caminhos e métodos, também tem nos provocado a refletir de que maneira isso impactou nesses temas e em suas interconexões. Diante disso, este trabalho perpassa pela ideia de constituição de diversas infâncias e educações que caminham através de um tempo não cronológico, mas sim aíonico, em que a infância é condição de existência e não apenas uma etapa da vida. Olhar esta questão tem nos ajudado a pensar que as fissuras criadas pelas crianças com seus modos de ser, agir e pensar, quebram com a ideia de um tempo chronos, um tempo adulto, uma infância única e uma educação formatada, e nos coloca em caminhos outros, diversos, caminhos de movi-mentos, capazes de dar vazão à potências ao invés de atravancar fluxos.

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Biografia do Autor

Ana Lucia Penteado Brandão Prado, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professora eventual na Educação Infantil da Rede Municipal de Rio Claro.

César Donizetti Pereira Leite, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Professor da Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho.

Guilherme Rodrigues de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Estudante de pedagogia na UNESP.

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Publicado

2022-11-18

Como Citar

Prado, A. L. P. B., Leite, C. D. P., & Oliveira, G. R. de. (2022). Educação e Pandemia: afetações de tempos e da subjetividade na infância. Revista Digital Do LAV, 15, e21/1–15. https://doi.org/10.5902/1983734870166

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