Artistas aliados(as) para a docência em dança: a experiência do Danse à l'École na França
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734888059Palavras-chave:
Ensino de dança, Dança na escola, Artistas-professores(as)Resumo
O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo era estudar o modelo francês de ensino de dança nas escolas e investigar a relação entre saberes pedagógicos (TARDIF, 2012) e saberes da dança, naquele contexto, para se pensar outras possibilidades de docência em dança. O estudo concluiu que o ensino da dança nas escolas francesas ocorre pela ação de artistas da dança em parceria com professores(as) das escolas em projetos como o Dança na Escola (Danse à l`École), aqui detalhado, sustentados por políticas públicas de dois Ministérios (Cultura e Educação) há mais de cinco décadas.
Downloads
Referências
BONJOUR, Marcelle.Danse à l’école. Questions å Marcelle Bonjour. In: Anne Coeffé/Lydia Karsenty. Revue EPS 1; Coordination Claudine Leray (redactrice em chef) EPS1/No 69 - Septembre-Octobre 1994.
CHOPIN, Marie-Pierre. Pédagogues de la danse: transmission des savoirs et champ choéographique. Paris: Éditions FABERT, 2015.
DAMASIO, Claudia. Análise funcional do corpo no movimento dançado (AFCMD). In: WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville, Nova Letra, 2011.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
GERMAIN-THOMAS, Patrick. Que fait la danse à l’école? Enquête au coeur d’une utopie possible. Toulouse, Éditions de l’Attribut, 2016.
LEFÈVRE, Betty. L’Atelier en Danse Contemporaine. In BRUN, Marielle (org.) Inventer la leçon de danse- regards croisés sur la transmission en milieux éducatifs. CRDP, Clermont-Ferrand, 2013.
NÓVOA, António. Ilusões e desilusões da educação comparada: política e conhecimento. In: Educação, Sociedade & Culturas Nº51, 2018.
SOTER, Silvia. Saberes Docentes para o ensino de dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados e em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro e região metropolitana. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Dezembro de 2016. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/teses2016/tSilviaSoter.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.
STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2012. 4. ed.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012. 14. ed.