Artistas aliados(as) para a docência em dança: a experiência do Danse à l'École na França

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888059

Palavras-chave:

Ensino de dança, Dança na escola, Artistas-professores(as)

Resumo

O artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa de pós-doutorado cujo objetivo era estudar o modelo francês de ensino de dança nas escolas e investigar a relação entre saberes pedagógicos (TARDIF, 2012) e saberes da dança, naquele contexto, para se pensar outras possibilidades de docência em dança. O estudo concluiu que o ensino da dança nas escolas francesas ocorre pela ação de artistas da dança em parceria com professores(as) das escolas em projetos como o Dança na Escola (Danse à l`École), aqui detalhado, sustentados por políticas públicas de dois Ministérios (Cultura e Educação) há mais de cinco décadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Camara Soter da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Silvia Soter é doutora em Educação (2016) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Docente da Faculdade de Educação da UFRJ.

Marcia Strazzacappa, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Marcia Strazzacappa é doutora em Arte (2000) pela Universidade Paris 8.  Docente aposentada da Faculdade de Educação da UNICAMP. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

 

Referências

BONJOUR, Marcelle.Danse à l’école. Questions å Marcelle Bonjour. In: Anne Coeffé/Lydia Karsenty. Revue EPS 1; Coordination Claudine Leray (redactrice em chef) EPS1/No 69 - Septembre-Octobre 1994.

CHOPIN, Marie-Pierre. Pédagogues de la danse: transmission des savoirs et champ choéographique. Paris: Éditions FABERT, 2015.

DAMASIO, Claudia. Análise funcional do corpo no movimento dançado (AFCMD). In: WOSNIAK, Cristiane. MARINHO, Nirvana. O avesso do avesso do corpo: educação somática como práxis. Joinville, Nova Letra, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

GERMAIN-THOMAS, Patrick. Que fait la danse à l’école? Enquête au coeur d’une utopie possible. Toulouse, Éditions de l’Attribut, 2016.

LEFÈVRE, Betty. L’Atelier en Danse Contemporaine. In BRUN, Marielle (org.) Inventer la leçon de danse- regards croisés sur la transmission en milieux éducatifs. CRDP, Clermont-Ferrand, 2013.

NÓVOA, António. Ilusões e desilusões da educação comparada: política e conhecimento. In: Educação, Sociedade & Culturas Nº51, 2018.

SOTER, Silvia. Saberes Docentes para o ensino de dança: relação entre saberes e formação inicial de licenciados e em Dança e Educação Física que atuam em escolas da rede de ensino do Rio de Janeiro e região metropolitana. Tese de Doutorado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRJ. Dezembro de 2016. Disponível em: http://www.educacao.ufrj.br/ppge/teses2016/tSilviaSoter.pdf. Acesso em: 18 jul. 2024.

STRAZZACAPPA, Márcia; MORANDI, Carla. Entre a arte e a docência: formação do artista da dança. Campinas: Papirus, 2012. 4. ed.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2012. 14. ed.

Downloads

Publicado

2024-09-10

Como Citar

Silveira, S. C. S. da, & Strazzacappa, M. (2024). Artistas aliados(as) para a docência em dança: a experiência do Danse à l’École na França. Revista Digital Do LAV, 17(1), e17/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734888059