Deambulações aprendentes: sobre pensar e percorrer a cidade

Autores

  • Tamiris Vaz Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734840925

Palavras-chave:

Cidade, Deslocamentos, Aprendizagem

Resumo

Este texto aborda a prática de caminhar, uma modalidade utilizada por filósofos, pensadores, pesquisadores e artistas como recurso metodológico intrínseco aos processos de aprendizagem e criação. Essas práticas envolvem pensamentos produzidos na e com a cidade, provocando deslocamentos de corpos e de ideias. Abrindo ocos em itinerários cotidianos aviva-se a possibilidade de desestruturar dicotomias entre atividades da mente e do corpo, o que me leva à pesquisa ‘Aprendizagens em devir na cidade’, que expõe caminhos investigativos construtores de narrativas com textos e imagens ao mesmo tempo em que revela a extensão da cidade e a própria cidade como acontecimento investigativo.

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Biografia do Autor

Tamiris Vaz, Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia. Doutora em Arte e Cultural Visual pela Universidade Federal de Goiás. Mestre em Educação e Graduada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Líder do Uivo: matilha de estudos em criação, arte e vida.

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Publicado

2019-12-15

Como Citar

Vaz, T. (2019). Deambulações aprendentes: sobre pensar e percorrer a cidade. Revista Digital Do LAV, 12(3), 021–034. https://doi.org/10.5902/1983734840925