Percursos múltiplos de uma Investigação Baseada nas Artes

Autores

  • Tamiris Vaz

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734815108

Palavras-chave:

IBA, Percursos metodológicos, Narrativa, Dissertação, Aprendizagens

Resumo

Este artigo trata dos desafios e encontros de um percurso de pesquisa de mestrado que parte da ‘Investigação Baseada nas Artes’ (IBA), também conhecida como Pesquisa Educacional Baseada nas Artes (PEBA), para produzir seus próprios caminhos metodológicos. Para tanto, envolve desvios, dúvidas e experimentações que articulam imagens, educação, arte, literatura, narrativa e espaços cotidianos de modo que a escrita e a leitura da própria dissertação aconteçam como lugar de criação. Articulam-se, assim, elementos narrativos e fotográficos que constroem percursos pela narração, fazendo com que as imagens não expliquem fenômenos, mas abram possibilidades para outras construções, outras aprendizagens.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Vaz

Doutoranda em Arte e Cultura Visual, UFG, Mestre em Educação, UFSM, graduada em Artes Visuais, UFSM

Referências

BARONE, Tom & EISNER, Elliot. A Pesquisa Educacional baseada nas Artes. In GREEN, Judith; CAMILLI, Gregory; ELMORE, Patricia. Complementary Methods in Educacional Research. Nova Iorque: Lawrence Erlbaum Associates Inc. 2006. pp. 95-103 (Tradução: Leonardo Charréu)

CAMPBELL, Brígida. Canteiro de Obras: derivas sobre uma cidade-pesquisa habitada por práticas artísticas no espaço público. Belo Horizonte: UFMG, 2007. (Mestrado em Artes). Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, 2007.

DELEUZE, Gilles. Bergsonismo. São Paulo: Ed.34, 1999.

DELEUZE, Gilles; PARNET, Claire. Diálogos. São Paulo: Escuta, 1998.

DIAS, Rosa Maria. Nietzsche, vida como obra de arte. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

NIETZSCHE, Friedrich. Obras Incompletas. Editora Nova Cultura: São Paulo, 1999.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica ‘investigação baseada nas artes’ e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. In Anais da 36ª Reunião Nacional da ANPED. Goiânia: UFG, 2013. Disponível em:

http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt24_trabalhos_pdfs/gt24_2792_texto.pdf. Acesso em: 03 de maio de 2014.

ROLNIK. Suely. O Mal-estar na diferença. Psicanálise. Rio de Janeiro: Relume-Dumará, n. 3, 1995. pp. 97-103.

SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo. Reflexividade e pesquisa empírica nos inflitráveis caminhos da cultura visual. In TOURINHO, Irene; MARTINS, Raimundo (Orgs.). Processos e Práticas de Pesquisa em Cultura Visual e Educação. Santa

Maria: Editora da UFSM, 2013. pp.61-76.

Downloads

Publicado

2014-08-08

Como Citar

Vaz, T. (2014). Percursos múltiplos de uma Investigação Baseada nas Artes. Revista Digital Do LAV, 7(2), 131–143. https://doi.org/10.5902/1983734815108