Pichação + arte + educação: outros olhares

Autores

  • Tamiris Vaz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373487079

Palavras-chave:

Pichação, Artes visuais, Educação, Reinvenção

Resumo

Neste artigo é abordado o conceito de pichação em experiências realizadas com adolescentes em uma escola pública de Santa Maria, RS. Ao entender a pichação a partir de características conceituais independentes dos preconceitos que a opõem ao grafite, ela pode dizer respeito às intervenções imprevistas que alteram o uso dado aos espaços, tirando o foco das verdades absolutas e se detendo em acontecimentos vividos. O objetivo dessa experiência foi problematizar as possibilidades de reinvenção dos lugares cotidianos, considerando as construções sociais que envolvem os sentidos dados a eles, o que resultou em ações, através da arte, onde os estudantes se envolveram em produções abertas às imprevisibilidades do contato com outras pessoas.

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Biografia do Autor

Tamiris Vaz, UFSM

Mestranda da Pós Graduação em Educação (PPGE/UFSM), linha de pesquisa Educação e Artes; graduada em Artes Visuais (UFSM); docente da rede pública estadual; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC) e do Grupo de Pesquisas em Arte: momentos-específicos (CAL/UFSM).

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Publicado

2013-03-26

Como Citar

Vaz, T. (2013). Pichação + arte + educação: outros olhares. Revista Digital Do LAV, (10), 085–097. https://doi.org/10.5902/198373487079