Reinventando lugares, pessoas e a educação a partir da arte em espaços cotidianos

Tamiris Vaz

Resumo


Neste artigo são apresentadas ideias que, a partir de entrevistas realizadas em 2010 com dois professores graduados em artes visuais, um artista e uma estudante do ensino médio, discutem a educação em artes através de diálogos sobre a realização de experiências artísticas em espaços cotidianos, considerando como essas experiências podem estar presentes nos processos de aprendizagem. Os diálogos abordam o envolvimento dos educandos em experiências de ver e de fazer arte e a busca de possibilidades de reinvenção das relações entre pessoas e lugares, pensando a educação para além da arte e dos espaços escolares. A partir das entrevistas, foi possível perceber uma preocupação dos colaboradores em encontrar vieses para uma educação que não se distancie do cotidiano dos estudantes, fazendo da experiência artística um desafio para o conhecimento de si e dos outros em suas relações com o lugar vivido.


Palavras-chave


Artes visuais; Espaço cotidiano; Educação

Texto completo:

PDF

Referências


DIAS, Belidson. Pré-acoitamentos: os locais da arte/educação e da cultura visual. in MARTINS, Raimundo (Org.). Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008. P.37 a 53.

EFLAND, Arthur. In GINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. (Orgs.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

_____________________. Da Alfabetização Visual ao Alfabetismo da Cultura Visual. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.) Educação da Cultura Visual - narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.189 a 212.

SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

UCKER, Lílian. Entre o real e o imaginado: desenhos de espaços escolares. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.79 a 99.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373482844

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio