Reinventando lugares, pessoas e a educação a partir da arte em espaços cotidianos

Autores

  • Tamiris Vaz UFSM

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373482844

Palavras-chave:

Artes visuais, Espaço cotidiano, Educação

Resumo

Neste artigo são apresentadas ideias que, a partir de entrevistas realizadas em 2010 com dois professores graduados em artes visuais, um artista e uma estudante do ensino médio, discutem a educação em artes através de diálogos sobre a realização de experiências artísticas em espaços cotidianos, considerando como essas experiências podem estar presentes nos processos de aprendizagem. Os diálogos abordam o envolvimento dos educandos em experiências de ver e de fazer arte e a busca de possibilidades de reinvenção das relações entre pessoas e lugares, pensando a educação para além da arte e dos espaços escolares. A partir das entrevistas, foi possível perceber uma preocupação dos colaboradores em encontrar vieses para uma educação que não se distancie do cotidiano dos estudantes, fazendo da experiência artística um desafio para o conhecimento de si e dos outros em suas relações com o lugar vivido.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tamiris Vaz, UFSM

Mestranda em Educação, linha de pesquisa Educação e Artes (PPGE/UFSM); Graduada em Artes Visuais – licenciatura (UFSM); membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Arte, Educação e Cultura (GEPAEC); integrante do Coletivo de Ações Artísticas (Des)Esperar

Referências

DIAS, Belidson. Pré-acoitamentos: os locais da arte/educação e da cultura visual. in MARTINS, Raimundo (Org.). Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008. P.37 a 53.

EFLAND, Arthur. In GINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. (Orgs.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.

HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.

_____________________. Da Alfabetização Visual ao Alfabetismo da Cultura Visual. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.) Educação da Cultura Visual - narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.189 a 212.

SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.

STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.

UCKER, Lílian. Entre o real e o imaginado: desenhos de espaços escolares. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.79 a 99.

Downloads

Publicado

2011-09-22

Como Citar

Vaz, T. (2011). Reinventando lugares, pessoas e a educação a partir da arte em espaços cotidianos. Revista Digital Do LAV, (7), 059–72. https://doi.org/10.5902/198373482844

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.