Reinventando lugares, pessoas e a educação a partir da arte em espaços cotidianos
DOI:
https://doi.org/10.5902/198373482844Palavras-chave:
Artes visuais, Espaço cotidiano, EducaçãoResumo
Neste artigo são apresentadas ideias que, a partir de entrevistas realizadas em 2010 com dois professores graduados em artes visuais, um artista e uma estudante do ensino médio, discutem a educação em artes através de diálogos sobre a realização de experiências artísticas em espaços cotidianos, considerando como essas experiências podem estar presentes nos processos de aprendizagem. Os diálogos abordam o envolvimento dos educandos em experiências de ver e de fazer arte e a busca de possibilidades de reinvenção das relações entre pessoas e lugares, pensando a educação para além da arte e dos espaços escolares. A partir das entrevistas, foi possível perceber uma preocupação dos colaboradores em encontrar vieses para uma educação que não se distancie do cotidiano dos estudantes, fazendo da experiência artística um desafio para o conhecimento de si e dos outros em suas relações com o lugar vivido.
Downloads
Referências
DIAS, Belidson. Pré-acoitamentos: os locais da arte/educação e da cultura visual. in MARTINS, Raimundo (Org.). Visualidade e Educação. Goiânia: FUNAPE, 2008. P.37 a 53.
EFLAND, Arthur. In GINSBURG, J.; BARBOSA, Ana Mae. (Orgs.). O Pós-modernismo. São Paulo: Perspectiva, 2005.
HERNÁNDEZ, Fernando. Catadores da Cultura Visual: proposta para uma nova narrativa educacional. Porto Alegre: Editora Mediação, 2007.
_____________________. Da Alfabetização Visual ao Alfabetismo da Cultura Visual. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene. (Orgs.) Educação da Cultura Visual - narrativas de ensino e pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.189 a 212.
SARTRE, Jean-Paul. A Náusea. 8ª Edição. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1994.
STEINBERG, Shirley R.; KINCHELOE, Joe L. Cultura Infantil: a construção corporativa da infância. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2004.
UCKER, Lílian. Entre o real e o imaginado: desenhos de espaços escolares. In MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene (Orgs.). Educação da Cultura Visual: Narrativas de Ensino e Pesquisa. Santa Maria: Editora da UFSM, 2009. p.79 a 99.