A identidade negra e a identidade cultural na pós-modernidade: uma perspectiva pós-colonial para uma educação antirracista no ensino em artes visuais
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734890869Mots-clés :
Identidade negra, Identidade cultural pós-moderna, Educação antirracista, Artes VisuaisRésumé
O artigo tem por objetivo analisar como as teorias de Munanga (2009, 2013, 2019) e Hall (2011) podem ser potencializadas para o ensino de Artes Visuais usando as Estampas afro para uma educação antirracista. Munanga destaca a importância dos fatores históricos, linguísticos e psicológicos na construção da identidade negra dentro de uma abordagem pós-colonial, enfatizando a negritude como resistência. Hall, por sua vez, analisa a descentralização da identidade do sujeito e o papel dos fenômenos culturais na compreensão das transformações globais. Suas contribuições fornecem subsídios para práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Artes Visuais, alinhadas à Lei 10.639/2003. Dessa forma, o artigo reforça a importância da arte na construção de identidades, resistência e educação transformadora.
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