A identidade negra e a identidade cultural na pós-modernidade: uma perspectiva pós-colonial para uma educação antirracista no ensino em artes visuais

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734890869

Parole chiave:

Identidade negra, Identidade cultural pós-moderna, Educação antirracista, Artes Visuais

Abstract

O artigo tem por objetivo analisar como as teorias de Munanga (2009, 2013, 2019) e Hall (2011) podem ser potencializadas para o ensino de Artes Visuais usando as Estampas afro para uma educação antirracista. Munanga destaca a importância dos fatores históricos, linguísticos e psicológicos na construção da identidade negra dentro de uma abordagem pós-colonial, enfatizando a negritude como resistência. Hall, por sua vez, analisa a descentralização da identidade do sujeito e o papel dos fenômenos culturais na compreensão das transformações globais. Suas contribuições fornecem subsídios para práticas pedagógicas antirracistas no ensino de Artes Visuais, alinhadas à Lei 10.639/2003. Dessa forma, o artigo reforça a importância da arte na construção de identidades, resistência e educação transformadora.

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Biografie autore

Ismênia Santos, Universidade Federal do Ceará

Mestranda Profissional em Artes (PROFARTES) pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

José Maximiano Arruda Ximenes de Lima, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Titular do Departamento de Artes/Programa de Pós-Graduação em Artes e Curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal do Ceará. Professor do Mestrado Profissional em Artes (PROFARTES) da Universidade Federal do Ceará. Presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas (ANPAP) (Biênio 2023 - 2024), Membro do Comitê Educação em Artes Visuais, representante da Sessão Regional Ceará (2013-2022) e 1 secretário da ANPAP (Biênio 2013-2014). Membro do Conselho Editorial da Revista ARJ (Art Research Journal). Avaliador do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD)/2015-ARTE, PNLD/2018 e Coordenador Pedagógico do PNLD/2019-ARTE. Realizou exposições individuais e coletivas em Fortaleza, Santa Maria -RS, Bulgária, Itália e New York; e lidera o Grupo de Pesquisa Arte UM/CNPQ-IFCE. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: Ensino de Arte e Gravura. 

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Pubblicato

2025-09-25

Come citare

Santos, I., & Lima, J. M. A. X. de. (2025). A identidade negra e a identidade cultural na pós-modernidade: uma perspectiva pós-colonial para uma educação antirracista no ensino em artes visuais. Revista Digital Do LAV, 18(1), e24/01–19. https://doi.org/10.5902/1983734890869