Da problemática da Arte à Educação de hoje: similitudes e distanciamentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888291

Palavras-chave:

Educação, Arte, Arte Contemporânea, ensino de arte, Imaginário

Resumo

O presente artigo procura abordar as similitudes e os distanciamentos entre as áreas de Arte e de Educação como pertencentes a imaginários que, por vezes, se opõe de forma mútua e inconciliável, indício de uma impossibilidade problemática difícil de ser respondida na contemporaneidade e resultante de uma série de equívocos principalmente quanto ao ensino da Arte Contemporânea. Para tanto, procura traçar os processos históricos em que tais áreas são elaboradas com suas incompatibilidades e, enfrentando o registro da Arte Contemporânea, podem eventualmente encontrar possibilidades de diálogo, sendo cruciais a inserção no Ensino da Arte as estratégias artísticas contemporâneas como os hibridismos, os perspectivismos, as destruições e as centralidades destinadas ao texto.

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Biografia do Autor

Victor Junger, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Licenciado em Artes Visuais pelo Instituto de Artes/UERJ. Doutor pelo Proped/UERJ, bolsista CAPES, linha Redes Educativas e Cotidianos Escolares. Foi servidor da Educação Básica pela Fundação Municipal de Educação de Niterói. Integra o Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, Saúde e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento; a Unidade de Desenvolvimento Tecnológico: Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ). Professor Adjunto pelo Departamento de Ensino de Arte e Cultura Popular, do Instituto de Artes da /UERJ.

Aldo Victorio Filho, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Fui professor de Artes Visuais da rede municipal de Educação do Rio de Janeiro; professor de Educação Artística da rede estadual de Educação do Rio de Janeiro. Graduado em Gravura pela Escola de Belas Artes UFRJ e Licenciado em Educação Artística. Mestre e Doutor em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ. Professor visitante da Facultad de Belles Arts da Universitat de Barcelona 2017/2018. Professor Associado; Coordenador do curso de Licenciatura em Artes Visuais; Docente do Programa de pós-graduação em Artes - PPGARTES e do Programa de pós-graduação em Educação - PROPED, ambos da UERJ. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Culturais em Educação, Saúde e Arte: Linha de Pesquisa Juventude Líquida: estética/educação/acontecimento; Coordenador da Unidade de Desenvolvimento Tecnológico: Laboratório de Ensino da Arte (Instituto de Artes da UERJ) e do Projeto Saúde e Arte (Unidade de Psiquiatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto- UERJ) Pesquisador do Grupo de Pesquisa Cotidiano Escolar e Currículo - UERJ, Linha de Pesquisa Práticas Curriculares Cotidianas e Emancipação Social e do Grupo de Pesquisa Cultura Visual e Educação - UFG. Cientista do Nosso Estado FAPERJ e Procientista UERJ

Referências

ALVES, Nilda. Tecer Conhecimento em Rede. In: ALVES, Nilda; GARCIA, Regina Leite (org.). O Sentido da Escola. 5a Ed., Petrópolis: DP et Alli, 2008, p. 91 - 99.

FERREIRA da SILVA, Denise. A Dívida Impagável. São Paulo: Casa do Povo, 2019.

MICHAUD, Éric. As Invasões Bárbaras: uma genealogia da história da arte. São Paulo: Editora WFM Matins Fontes, 2024.

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Publicado

2024-10-03

Como Citar

Junger, V., & Filho, A. V. (2024). Da problemática da Arte à Educação de hoje: similitudes e distanciamentos. Revista Digital Do LAV, 17(1), e27/1–16. https://doi.org/10.5902/1983734888291

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