Uma Educação através da Dança: perspectivas antirracistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734888088

Palavras-chave:

Dança/Educação, Ensino da Dança escolar, Práticas em Dança antirracistas

Resumo

Este escrito dançante/educativo tem como objetivo propor reflexões acerca de uma educação através da dança que viabilize políticas de enfrentamentos às violências sociais atreladas ao racismo, especificamente as direcionadas ao âmbito escolar. Deste modo, o ensaio traz reflexões recentes que estamos desenvolvendo em diálogo com experiências como estudante e artista/educador. Posto isso, organizamos o referido estudo em duas umbigadas intituladas como: (1) Concepções sócio-filosóficas do Ensino da Dança e as invisibilidades das políticas raciais e (2) Possíveis caminhos para uma Educação através da Dança antirracista. Com a efetivação deste trabalho, constatamos a urgência de elaborarmos práticas de Ensino da Dança fundadas na justiça social, na transgressão do imperialismo branco e das outras violências sociais atreladas a ele. Contudo, seria necessária uma autoavaliação nos processos pedagógicos em Dança, para localizarmos caminhos de enfrentamento e questionamento das lógicas racistas na Educação Básica.

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Biografia do Autor

Alexsander Barbozza da Silva, Universidade Federal da Bahia

Artiste-docente da Dança, Doutrande e Mestre em Dança pelo Programa de Pós-graduação em Dança da Universidade Federal da Bahia (PPGDanca/UFBA), Especialiste em Arte-Educação pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI) e Licenciade em Dança pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Tenho me dedicado à pesquisas sobre a Histórias dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para âmbito escolar brasileiro, Currículo e Formação inicial de docentes em Dança.

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Publicado

2024-10-19

Como Citar

Silva, A. B. da. (2024). Uma Educação através da Dança: perspectivas antirracistas. Revista Digital Do LAV, 17(1), e33/1–23. https://doi.org/10.5902/1983734888088