Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos

Autores

  • Leonardo Verde Charréu Universidade de Évora – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486295

Palavras-chave:

Educação Infantil, Literatura infantil, Ilustração infantil, Arte Visual Contemporânea, Cultura Visual, Criatividade

Resumo

O texto que se segue parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos conteúdos da escrita e da “história contada” sobre os(as) seus(suas) pequenos(as) leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Verde Charréu, Universidade de Évora – Portugal

Professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, onde dirige Mestrado em Ensino de Artes Visuais. É investigador no CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena a linha de Investigação “Arte, Educação e Comunidade”, sendo igualmente membro colaborador no núcleo de Educação Artística no IADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedades da Universidade do Porto. Licenciou-se em Belas Artes – Pintura, na Faculdade e Belas Artes do Universidade do Porto (1990), é Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1995) e Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, Espanha, e em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2004).

Referências

ALPERSON, P. (Ed.). The Philosophy of the Visual Arts. Oxford: Oxford University Press, 1992.

BERLEANT, A. Aesthetics of the Contemporary Arts In Alperson M (Ed.) The Philosophy of the Visual Arts, (pp. 415-425). Oxford: Oxford University Press, 1992.

BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

BUCKINGHAM, D. Moving Images: Understanding children’s emotional responses to television. Manchester: Manchester University Press, 1996.

______________. After the Death of Childhood: Growing up in the age of electronic media. Cambridge: Policy Press, 2000.

______________. (Ed.) Small Screens: Television for Children. Leicester: Leicester University Press, 2002.

CÂNDIDO, A. O direito à literatura In: Vários Escritos. São Paulo: Duas Cidades/Ouro sobre Azul, 2004. p. 169-91.

FRASCINA, F; HARRISON, C. (Eds). Modern Art and Modernism: A critical anthology. Londres: Harper & Row, 1982.

GARDNER, H. Intelligence Reframed. Multiple Intelligences for the 21st Century, New York: Basic Books, 1999.

____________. Frames of Mind: The theory of multiple intelligences. New York: Basic Books, 1983.

GLEESON, L. Making Picture Books. Lindfield: Scholastic, 2003.

HIGGINS, J. E. Beyond words. Nova York: Teachers College Press, 1971.

HURST, C. Children's Literature Newsletter. Vol. 2, Nº 1. January, 1997.

RICHMAN, H. The Uses of Enchantment, Bruno Bettelheim. Book Review, Modern Psychoanalysis, 2, 1977, p.141

ROETHLER, J. Reading in Color: Children's Book Illustrations and Identity Formation for Black Children in the United States, African American Review, Vol. 32. Nº1, 1998. pp.95-105.

ROSAMILHA, N. Et alt. Literatura infantil e ansiedade. Tecnologia Educacional, 10(44), 1982. pp.31-36.

SANDRONI, L. C. A estrutura do poder em Lygia Bojinga Nunes. In: Revista Tempo Brasileiro, 63, 1980, p.11-25.

SCHWARCZ, J. The Picture Book Comes of Age: Looking at Childhood Through the Art of Illustration. Chicago: American Library Association, 1991.

___________. Ways of the Illustrator: Visual Communication in Children's Literature. Chicago: American Library Association, 1982.

SINATRA, R. Visual Literacy Connections to Thinking, Reading and Writing. Springfield: Thomas, 1986

Downloads

Publicado

2012-09-05

Como Citar

Charréu, L. V. (2012). Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital Do LAV, (9), 012–032. https://doi.org/10.5902/198373486295

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)