Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos

Autores/as

  • Leonardo Verde Charréu Universidade de Évora – Portugal

DOI:

https://doi.org/10.5902/198373486295

Palabras clave:

Educação Infantil, Literatura infantil, Ilustração infantil, Arte Visual Contemporânea, Cultura Visual, Criatividade

Resumen

O texto que se segue parte de duas premissas básicas normalmente aceitas pela comunidade cientifica que estuda, no vasto campo das ciências da educação, aquele que diz respeito à educação infantil. A primeira premissa é a de que uma literatura para a infância de qualidade, experienciada e proporcionada logo no início de qualquer processo, ou ciclo educativo, é de crucial importância para a formação e atração para a leitura por parte de um imaginário futuro leitor, mais a montante, na sua idade adulta. A leitura é efetivamente de fundamental importância para a constituição subjetiva da criança. A segunda premissa parte do princípio que uma imagem visual de qualidade, veiculada pela ilustração infantil, é igualmente importante na ampliação, nos efeitos e nos impactos dos conteúdos da escrita e da “história contada” sobre os(as) seus(suas) pequenos(as) leitor(es)(as). Por fim, uma outra ideia não menos importante, e que será, por assim dizer, a tese defendida neste texto, é a de que a arte visual contemporânea, fenômeno cultural que encerra, sem sombra de dúvida, muita hibridez, diversidade e complexidade, apresenta muitas soluções estéticas que influenciam um número apreciável de ilustradores de livros infantis. De algum modo, o contato visual das crianças com formas visuais que possuem uma dimensão performativa e experimental que é, em parte, transferida das propostas artísticas visuais atuais, também é uma forma paralela de educação estética visual. Assim as crianças não aprendem só a partir do textual, aprendem também a partir do visual, começando a preparar-se para as complexas e vibrantes visualidades com que são confrontados no seu cotidiano.

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Biografía del autor/a

Leonardo Verde Charréu, Universidade de Évora – Portugal

Professor no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora, onde dirige Mestrado em Ensino de Artes Visuais. É investigador no CIEP, Centro de Investigação em Educação e Psicologia, onde coordena a linha de Investigação “Arte, Educação e Comunidade”, sendo igualmente membro colaborador no núcleo de Educação Artística no IADS, Instituto de Investigação em Arte, Design e Sociedades da Universidade do Porto. Licenciou-se em Belas Artes – Pintura, na Faculdade e Belas Artes do Universidade do Porto (1990), é Mestre em História da Arte pela Universidade Nova de Lisboa (1995) e Doutor em Belas Artes pela Universidade de Barcelona, Espanha, e em Ciências da Educação pela Universidade de Évora (2004).

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Publicado

2012-09-05

Cómo citar

Charréu, L. V. (2012). Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital Do LAV, (9), 012–032. https://doi.org/10.5902/198373486295

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