A formação nos doutoramentos em artes na região norte do Brasil: panorama e desafios na/da Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869999

Palavras-chave:

Arte, Região Norte, Doutoramento, Pós-Graduação strictu sensu, Amazônia

Resumo

Esta investigação buscou compreender os desafios e abordagens do/no contexto do doutoramento em Artes na região norte do Brasil. Para isso foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa – a partir de um estudo documental no Portal da CAPES-Sucupira; no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; e, nos portais dos Programas strictu sensu das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais (IESPF) da Região Norte com programas na área de Artes. A partir disso foram analisadas 15 teses defendidas entre 2019-2021 no Programa de Pós-Graduação em Artes – UFPA. Para a análise elaboramos 3 categorias: 1-Sujeito/Objeto de investigação; 2 - Metodologia; 3 - Conceitos/Autores. Como consideração, evidenciamos que na região Norte há poucos Programas resultando em parcos recursos humanos formados e inúmeras formas de acessar o conhecimento, invisibilizados. No entanto, as discussões que estão sendo acionadas no doutoramento em Artes é bastante ampla e tem abordado as quatro linguagens do campo das Artes.

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Biografia do Autor

Leila Adriana Baptaglin, Federal University of Roraima

Doutora em Educação (UFSM), Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (UFRR) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRR) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRR). Atua nas temáticas de Arte, Educação e Comunicação. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br.

Floralice Barreto Oliveira, Federal University of Roraima

Cursando Licenciatura em Artes Visuais - UFRR. Oficineira em pintura com aquarela, mediadora em oficinas de muralismo e voluntária em trabalhos sociais vinculados a arte.

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Publicado

2023-10-19

Como Citar

Baptaglin, L. A., & Oliveira, F. B. (2023). A formação nos doutoramentos em artes na região norte do Brasil: panorama e desafios na/da Amazônia. Revista Digital Do LAV, 16(1), e25/1–29. https://doi.org/10.5902/1983734869999