Training in doctorates in arts in the northern region of Brazil: panorama and challenges in/from the Amazon

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869999

Keywords:

Art, North region, Doctorate, Postgraduate strictusensu, Amazon

Abstract

This investigation sought to understand the challenges and approaches of/in the context of PhD in Arts in the northern region of Brazil. For this, a qualitative approach was carried out – based on a documental study on the CAPES-Sucupira Portal; in the Catalog of Theses and Dissertations of CAPES; and, in the portals of the strictusensu Programs of the Federal Public Higher Education Institutions (IESPF) in the North Region with programs in ​​Arts. From this, 15 theses defended between 2019-2021 in the Graduate Program in Arts - UFPA were analyzed. For the analysis, we developed 3 categories: 1- Subject/Object of investigation; 2-Methodology; 3- Concepts/Authors. As a consideration, we show that in the North region there are few Programs resulting in scarce trained human resources and countless ways to access knowledge, which are invisible. However, the discussions that are being triggered in the Doctorate in Arts are quite broad and have addressed the four languages ​​of the field of Arts.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leila Adriana Baptaglin, Federal University of Roraima

Doutora em Educação (UFSM), Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (UFRR) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRR) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRR). Atua nas temáticas de Arte, Educação e Comunicação. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br.

Floralice Barreto Oliveira, Federal University of Roraima

Cursando Licenciatura em Artes Visuais - UFRR. Oficineira em pintura com aquarela, mediadora em oficinas de muralismo e voluntária em trabalhos sociais vinculados a arte.

References

ASCHIERI, P. Hacía una etnografía encarnada: la corporalidad del etnógrafo/a como dato en la investigación. In: CAMARGO, Giselle G. A. Antropologia da Dança IV. Florianópolis: Insular, 2018. p. 75-104.

ANDRADE, A. P. D. O lugar da arte na TV: caminhos possíveis e experimentações no programa circuito. 23, 24 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

AMÉRICO, M. TV Digital: Propostas para o Desenvolvimento de Conteúdos em Animação Para o Ensino de Ciências. 2010. 213p.Tese. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, 2006.

BRASIL. Lei no 9.394.Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, de 23 de dezembro de 1996.

BARROS, C. M. P.; SILVA, J. S.; BARROS, A. P. C. H. Ensino com Pesquisa: Contribuições para a Cientificidade na Formação em Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 67-84, jan./abr. 2016. e-ISSN: 2178-9010. DOI:10.7769/gesec.7i1.411.

BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Paulo Knapp, Elisabeth Meyer, - 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, 413 p.

BIÃO, A. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio: Michel Maffesoli. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

BONILLA, M. F. Minha viola é de Buriti: uma etnomusicologia aplicada-participativa-engajada sobre a musicalidade no quimlomboMumbuca, no Jalapão (TO). 24, 28, 29 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

BAENA. G. R. Entre Marujas e Marujos: recortes sobre o vestir no culto a São Benedito em Bragança (PA). 23 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CARVALHO. A. C. M. Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré: a espetacularidade do corpo-cavalo-travestido de Dona Rosinha Malandra no Templo de Rainha Bárbara Soeira e Toy Azaka. Icoaraci/Pa. 23, 64, 65, 66 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: 2015. 348p. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018.

CAUQUELIN, A. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.

CHAGAS, E. W. N. O Auto do Santo Preto e a Bênção das Três Fomes:a carnavalização-afeto das festividades jurunenses de São Benedito em Belém do Pára. 35 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CUNHA, L. A. Universidade temporã: o ensino superior da colônia a era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

COULON, 1995. A Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução Helder Godinho. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

DELEUZE, Gille; GUATARRI, Félix. Mil Platôs. 2ed. São Paulo: Editora 34, 1997. Vol.4.

DIDI-HUBERMAN, G.; CHEROUX, C.Cuando las Imagenes Tocam lo Real. Madrid:Circulo de Bellas Artes, 2013. 104 p.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

ENGELMANN, J. “Picture This”: Disease an Autobiographic Narration in Graphic Novels of David B and Joulie Doucet. In: BERNINGER, M.; ECKE, J.; HABERKORN, G. Comics as a nexus of cultures: essays on the interplay of media.Jefferson: McFarland&Company, 2010.

ECO, U.A definição da arte / Umberto eco; tradução de Eliana Aguiar. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FABRIS, A. T. História e Arte: a história em busca de novas linguagens. In: História e historiografia: contribuições e debates. - Projeto História – Revista do Programa de Pós-Graduados de História, Volume 4, São Paulo: PUC-SP, 1985. pp. 39-45.

FORTIN, S. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. In: Revista Cena. Porto Alegre: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – Instituto de Artes da UFRGS, n. 7, 2009.

FONSECA. J. F. G. Poéticas nômades: pesquisa-criação do espetáculo tentativa.doc 2.0 a partir de elementos da cena expandida e intermedial. 11, 12 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIBBONS, M; TROW, M., SCOTT, P; SCHWARTZMAN, S; NOWOTNY, H; Limoges, C. The new production of knowledge - the dynamics of science and 12 research in contemporary societies.London, Thousand Oaks, Califórnia: SagePublications, 1994.

GARFINKEL, H. Estudos de Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 2018.

GONÇALVES, F. Argumento Frágil. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/PortoArte/article/viewFile/18193/10705> Acesso em 04 jan 2017.

GERHARDT, T; SILVEIRA, D. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1. ed. Reimpr.. Rio de Janeiro: LTC Editores, 2013.

GROTOWSKI, J. El Performer. 1987. In: Revista Máscara. CuadernoIberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, 1993.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Thomaz T. da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardiã Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2013.

INEP. Censo da Educação Superior - 2019. 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

JODOROWSKY, A. Quando Teresa brigou com Deus. São Paulo: Ed. Planeta, 1992.

KERN, M. L. B. Historiografia da arte: mudanças epistemológicas contemporâneas. In: Dinâmicas epistemológicas em artes visuais., 2007, Florianópolis. 16º Encontro Nacional da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas). Florianópolis: UDESC, 2007. v. 01. p. 152-156.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. México: Editorial Cartago en México, S. A, 1984.

LAVAND. A. R. C. Ânima trama: dança e artes mágicas como processo de autocriação. 12, 13 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

LE BRETON, D. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Trad. Luís Alberto Salton Peretti. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOROSINI, M. C. A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Ensino Superior. Año 1, Número 1, Noviembre 2009. Disponível em: <518.pdf (redelivre.org.br)>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MEDEIROS, A. A arte em seus labirintos. / Afonso Medeiros. Belém: IAP, 2012.

MORAES, F. G. Bom de Boca: Educação e Cultura na cozinha da TV Digital. 2014. 218 Folhas. Dissertação. Universidade Estadual Paulista. Bauru. Formato digital.

MERRIAM, A.P. The Antropology of Music. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1964.

MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível.Tradução: Albert Christopher MigueisStuckenbruck. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

MAFFESOLI, M. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Trad. Aluizio Ramos Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007. (Coleção: Imaginário cotidiano).

MAFFESOLI, M. Notas sobre a pós-modernidade. O lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

MEYER, S. Perspectivas autoetnográficas em pesquisas com dança contemporânea. In: CAMARGO, Giselle G. A. (Org.). Antropologia da Dança IV. Florianópolis: Insular, 2018.

MIRANDA, M. C. O camelo, o leão e a criança que brinca: transmutações da busca de si em três atos-poéticos. 30, 31, 32 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MENEZES. J. A. S. Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Pará. 30, 43, 44 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

NORA, P. Entre a memória e a história. Projeto História. São Paulo: PUC, 1993.

NASCIMENTO, A. S.; ARAGÃO, I. R. B. N.; GOMES, C. A. S.; NOVA, S. P. C. C. Pesquisa científica e a construção do conhecimento: possibilidade e prática ou utopia? Revista Evidenciação Contábil & Finanças, ISSN 2318-1001, João Pessoa, v.1, n. 2, p. 106-122, jul./dez. 2013.

OKAN, Z. Edutainment: is learning at risk? British Journal of Educational Technology, Vol 34, N.3, 2003. Disponível em:<https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467- 8535.00325>. Acesso em: 10 ago. 2018.

ONO. R. H. SABURO. 2, 3 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,1990.

PUGET, D. M. P. Como estrela és David: um Miguel da cor de breu. 19, 20 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. MartinsFontes, 2009.

ROJAS BETANCUR, M., MÉNDEZ VILLAMIZAR, R. Cómo enseñar a investigar. Un reto para la pedagogía universitaria. Educ. Educ. Vol. 2013.

RODRIGUES. J. C. MOVE: um facilitador da pesquisa para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras. 21, 22 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

RICOUER, P. Interpretação e ideologias. Org. e Trad. Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: F. Alves, 1988.

RABELLO. R. R. Território móvel: poéticas da criação a partir de mómorias e cibermemórias. 15 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

SCHWARTZMAN, S. Modos de produção do conhecimento científico e tecnológico e as oportunidades para o setor de ensino superior particular. VI Encontro Nacional de Pós-Graduação nas IES Particulares, Salvador.

SANTA BRIGIDA, M. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos-Projetos-ObjetosAfetos.Repertório: teatro & dança. Salvador, Ano 18, n. 25 (2015.2).

SANTA BRIGIDA, M. Etnocorpografias dos Terreiros Afro-Amazônicos: Imersões Metodológicas da Etnocenologia. Anais Abrace, v. 17, n. 1, 2016.

SINGHAL, A. Entertaiment-Education: A communication Strategy for Social Change.Lawrence Erlbaum Associates, Inc. Publishers. New Jersey, EUA: 1999.

SILVA. J. L. S. SONS, TEXTOS E VISUALIDADES: Arte e ativismo político na história de artistas ligados ao cenário do rock paraense. 17 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOUSA. M. J. S. G. Arte-educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade. 10, 11 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

WALLDÉN, S.; SORONEN, A. Edutainment: from television and computers to digital television. ACM International Conference Proceeding Series; Vol. 207. 2004. Disponível em:<http://www.uta.fi/hyper/julkaisut/b/fitv03b>. Acesso em: 10 ago. 2018.

Published

2023-10-19

How to Cite

Baptaglin, L. A., & Oliveira, F. B. (2023). Training in doctorates in arts in the northern region of Brazil: panorama and challenges in/from the Amazon. Revista Digital Do LAV, 16(1), e25/1–29. https://doi.org/10.5902/1983734869999