A formação nos doutoramentos em artes na região norte do Brasil: panorama e desafios na/da Amazônia

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734869999

Parole chiave:

Arte, Região Norte, Doutoramento, Pós-Graduação strictu sensu, Amazônia

Abstract

Esta investigação buscou compreender os desafios e abordagens do/no contexto do doutoramento em Artes na região norte do Brasil. Para isso foi realizada uma investigação de abordagem qualitativa – a partir de um estudo documental no Portal da CAPES-Sucupira; no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES; e, nos portais dos Programas strictu sensu das Instituições de Ensino Superior Públicas Federais (IESPF) da Região Norte com programas na área de Artes. A partir disso foram analisadas 15 teses defendidas entre 2019-2021 no Programa de Pós-Graduação em Artes – UFPA. Para a análise elaboramos 3 categorias: 1-Sujeito/Objeto de investigação; 2 - Metodologia; 3 - Conceitos/Autores. Como consideração, evidenciamos que na região Norte há poucos Programas resultando em parcos recursos humanos formados e inúmeras formas de acessar o conhecimento, invisibilizados. No entanto, as discussões que estão sendo acionadas no doutoramento em Artes é bastante ampla e tem abordado as quatro linguagens do campo das Artes.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Leila Adriana Baptaglin, Federal University of Roraima

Doutora em Educação (UFSM), Professora do Curso de Licenciatura em Artes Visuais (UFRR) e Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFRR) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (UFRR). Atua nas temáticas de Arte, Educação e Comunicação. E-mail: leila.baptaglin@ufrr.br.

Floralice Barreto Oliveira, Federal University of Roraima

Cursando Licenciatura em Artes Visuais - UFRR. Oficineira em pintura com aquarela, mediadora em oficinas de muralismo e voluntária em trabalhos sociais vinculados a arte.

Riferimenti bibliografici

ASCHIERI, P. Hacía una etnografía encarnada: la corporalidad del etnógrafo/a como dato en la investigación. In: CAMARGO, Giselle G. A. Antropologia da Dança IV. Florianópolis: Insular, 2018. p. 75-104.

ANDRADE, A. P. D. O lugar da arte na TV: caminhos possíveis e experimentações no programa circuito. 23, 24 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

AMÉRICO, M. TV Digital: Propostas para o Desenvolvimento de Conteúdos em Animação Para o Ensino de Ciências. 2010. 213p.Tese. Universidade Estadual Paulista. Bauru. 2010.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo, 2006.

BRASIL. Lei no 9.394.Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, de 23 de dezembro de 1996.

BARROS, C. M. P.; SILVA, J. S.; BARROS, A. P. C. H. Ensino com Pesquisa: Contribuições para a Cientificidade na Formação em Secretariado Executivo. Revista de Gestão e Secretariado - GeSec, São Paulo, v. 7, n. 1, p. 67-84, jan./abr. 2016. e-ISSN: 2178-9010. DOI:10.7769/gesec.7i1.411.

BECK, J. S. Terapia Cognitivo-Comportamental: Teoria e Prática. Tradução: Sandra Mallmann da Rosa; revisão técnica: Paulo Knapp, Elisabeth Meyer, - 2ed. Porto Alegre: Artmed, 2013, 413 p.

BIÃO, A. Etnocenologia e a cena baiana: textos reunidos. Prefácio: Michel Maffesoli. Salvador: P&A Gráfica e Editora, 2009.

BONILLA, M. F. Minha viola é de Buriti: uma etnomusicologia aplicada-participativa-engajada sobre a musicalidade no quimlomboMumbuca, no Jalapão (TO). 24, 28, 29 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

BAENA. G. R. Entre Marujas e Marujos: recortes sobre o vestir no culto a São Benedito em Bragança (PA). 23 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CARVALHO. A. C. M. Puta, Pistoleira, Dona de Cabaré: a espetacularidade do corpo-cavalo-travestido de Dona Rosinha Malandra no Templo de Rainha Bárbara Soeira e Toy Azaka. Icoaraci/Pa. 23, 64, 65, 66 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

CENTRO DE GESTÃO E ESTUDOS ESTRATÉGICOS – CGEE. Mestres e doutores 2015 - Estudos da demografia da base técnico-científica brasileira. Brasília, DF: 2015. 348p. Disponível em: <https://www.cgee.org.br/documents/10182/734063/Mestres_Doutores_2015_Vs3.pdf>. Acesso em: 20 fev. 2018.

CAUQUELIN, A. Teorias da Arte. São Paulo: Martins, 2005.

CHAGAS, E. W. N. O Auto do Santo Preto e a Bênção das Três Fomes:a carnavalização-afeto das festividades jurunenses de São Benedito em Belém do Pára. 35 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

CUNHA, L. A. Universidade temporã: o ensino superior da colônia a era Vargas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1986.

COULON, 1995. A Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 1995.

DURAND, G. As estruturas antropológicas do imaginário: introdução à arquetipologia geral. Tradução Helder Godinho. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2012.

DELEUZE, Gille; GUATARRI, Félix. Mil Platôs. 2ed. São Paulo: Editora 34, 1997. Vol.4.

DIDI-HUBERMAN, G.; CHEROUX, C.Cuando las Imagenes Tocam lo Real. Madrid:Circulo de Bellas Artes, 2013. 104 p.

DELEUZE, G. e GUATTARI, F. Mil Platôs: capitalismo e esquizofrenia. Vol.1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

ENGELMANN, J. “Picture This”: Disease an Autobiographic Narration in Graphic Novels of David B and Joulie Doucet. In: BERNINGER, M.; ECKE, J.; HABERKORN, G. Comics as a nexus of cultures: essays on the interplay of media.Jefferson: McFarland&Company, 2010.

ECO, U.A definição da arte / Umberto eco; tradução de Eliana Aguiar. – 1ª ed. – Rio de Janeiro: Record, 2016.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2016.

FABRIS, A. T. História e Arte: a história em busca de novas linguagens. In: História e historiografia: contribuições e debates. - Projeto História – Revista do Programa de Pós-Graduados de História, Volume 4, São Paulo: PUC-SP, 1985. pp. 39-45.

FORTIN, S. Contribuições possíveis da etnografia e da auto-etnografia para a pesquisa na prática artística. In: Revista Cena. Porto Alegre: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas – Instituto de Artes da UFRGS, n. 7, 2009.

FONSECA. J. F. G. Poéticas nômades: pesquisa-criação do espetáculo tentativa.doc 2.0 a partir de elementos da cena expandida e intermedial. 11, 12 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa.4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIBBONS, M; TROW, M., SCOTT, P; SCHWARTZMAN, S; NOWOTNY, H; Limoges, C. The new production of knowledge - the dynamics of science and 12 research in contemporary societies.London, Thousand Oaks, Califórnia: SagePublications, 1994.

GARFINKEL, H. Estudos de Etnometodologia. Petrópolis: Vozes, 2018.

GONÇALVES, F. Argumento Frágil. Disponível em: <http://www.seer.ufrgs.br/PortoArte/article/viewFile/18193/10705> Acesso em 04 jan 2017.

GERHARDT, T; SILVEIRA, D. Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. 1. ed. Reimpr.. Rio de Janeiro: LTC Editores, 2013.

GROTOWSKI, J. El Performer. 1987. In: Revista Máscara. CuadernoIberoamericano de Reflexion sobre Escenologia, Cidade do México, ano 3, n. 11-12, 1993.

HALBWACHS, M. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Trad. Thomaz T. da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 1999.

HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Trad. Adelaine La Guardiã Resende. Belo Horizonte: Editora UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2013.

INEP. Censo da Educação Superior - 2019. 2019. Disponível em: <https://download.inep.gov.br/educacao_superior/censo_superior/documentos/2020/Apresentacao_Censo_da_Educacao_Superior_2019.pdf>. Acesso em: 15 jan. 2021.

JODOROWSKY, A. Quando Teresa brigou com Deus. São Paulo: Ed. Planeta, 1992.

KERN, M. L. B. Historiografia da arte: mudanças epistemológicas contemporâneas. In: Dinâmicas epistemológicas em artes visuais., 2007, Florianópolis. 16º Encontro Nacional da ANPAP (Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas). Florianópolis: UDESC, 2007. v. 01. p. 152-156.

LEONTIEV, A. N. Actividad, consciencia y personalidad. México: Editorial Cartago en México, S. A, 1984.

LAVAND. A. R. C. Ânima trama: dança e artes mágicas como processo de autocriação. 12, 13 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) - Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

LE BRETON, D. As paixões ordinárias: antropologia das emoções. Trad. Luís Alberto Salton Peretti. Petrópolis: Vozes, 2009.

MOROSINI, M. C. A Pós-graduação no Brasil: formação e desafios. Revista Argentina de Ensino Superior. Año 1, Número 1, Noviembre 2009. Disponível em: <518.pdf (redelivre.org.br)>. Acesso em: 15 jan. 2021.

MEDEIROS, A. A arte em seus labirintos. / Afonso Medeiros. Belém: IAP, 2012.

MORAES, F. G. Bom de Boca: Educação e Cultura na cozinha da TV Digital. 2014. 218 Folhas. Dissertação. Universidade Estadual Paulista. Bauru. Formato digital.

MERRIAM, A.P. The Antropology of Music. Evanston, Illinois: Northwestern University Press, 1964.

MAFFESOLI, M. Elogio da Razão Sensível.Tradução: Albert Christopher MigueisStuckenbruck. Petrópolis: Editora Vozes, 1998.

MAFFESOLI, M. O conhecimento comum: introdução à sociologia compreensiva. Trad. Aluizio Ramos Trinta. Porto Alegre: Sulina, 2007. (Coleção: Imaginário cotidiano).

MAFFESOLI, M. Notas sobre a pós-modernidade. O lugar faz o elo. Rio de Janeiro: Atlântica Editora, 2004.

MEYER, S. Perspectivas autoetnográficas em pesquisas com dança contemporânea. In: CAMARGO, Giselle G. A. (Org.). Antropologia da Dança IV. Florianópolis: Insular, 2018.

MIRANDA, M. C. O camelo, o leão e a criança que brinca: transmutações da busca de si em três atos-poéticos. 30, 31, 32 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

MENEZES. J. A. S. Mestres que criam: a produção do conhecimento no Mestrado Profissional em Artes no Estado do Pará. 30, 43, 44 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

NORA, P. Entre a memória e a história. Projeto História. São Paulo: PUC, 1993.

NASCIMENTO, A. S.; ARAGÃO, I. R. B. N.; GOMES, C. A. S.; NOVA, S. P. C. C. Pesquisa científica e a construção do conhecimento: possibilidade e prática ou utopia? Revista Evidenciação Contábil & Finanças, ISSN 2318-1001, João Pessoa, v.1, n. 2, p. 106-122, jul./dez. 2013.

OKAN, Z. Edutainment: is learning at risk? British Journal of Educational Technology, Vol 34, N.3, 2003. Disponível em:<https://bera-journals.onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/1467- 8535.00325>. Acesso em: 10 ago. 2018.

ONO. R. H. SABURO. 2, 3 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

PIAGET, J. A formação do símbolo na criança. Imitação, jogo e sonho, imagem e representação. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A.,1990.

PUGET, D. M. P. Como estrela és David: um Miguel da cor de breu. 19, 20 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

ROGERS, Carl. Tornar-se Pessoa. MartinsFontes, 2009.

ROJAS BETANCUR, M., MÉNDEZ VILLAMIZAR, R. Cómo enseñar a investigar. Un reto para la pedagogía universitaria. Educ. Educ. Vol. 2013.

RODRIGUES. J. C. MOVE: um facilitador da pesquisa para estudantes com privações sensoriais, intelectuais e motoras. 21, 22 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

RICOUER, P. Interpretação e ideologias. Org. e Trad. Hilton Japiassu. Rio de Janeiro: F. Alves, 1988.

RABELLO. R. R. Território móvel: poéticas da criação a partir de mómorias e cibermemórias. 15 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2021.

SCHWARTZMAN, S. Modos de produção do conhecimento científico e tecnológico e as oportunidades para o setor de ensino superior particular. VI Encontro Nacional de Pós-Graduação nas IES Particulares, Salvador.

SANTA BRIGIDA, M. A Etnocenologia na Amazônia: Trajetos-Projetos-ObjetosAfetos.Repertório: teatro & dança. Salvador, Ano 18, n. 25 (2015.2).

SANTA BRIGIDA, M. Etnocorpografias dos Terreiros Afro-Amazônicos: Imersões Metodológicas da Etnocenologia. Anais Abrace, v. 17, n. 1, 2016.

SINGHAL, A. Entertaiment-Education: A communication Strategy for Social Change.Lawrence Erlbaum Associates, Inc. Publishers. New Jersey, EUA: 1999.

SILVA. J. L. S. SONS, TEXTOS E VISUALIDADES: Arte e ativismo político na história de artistas ligados ao cenário do rock paraense. 17 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2019.

SOUSA. M. J. S. G. Arte-educação em psicologia: a educação musical no tratamento de depressão e/ou ansiedade. 10, 11 p. Tese de doutorado (Doutorado em Artes) -Programa de Pós-Graduação em Artes, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

WALLDÉN, S.; SORONEN, A. Edutainment: from television and computers to digital television. ACM International Conference Proceeding Series; Vol. 207. 2004. Disponível em:<http://www.uta.fi/hyper/julkaisut/b/fitv03b>. Acesso em: 10 ago. 2018.

Pubblicato

2023-10-19

Come citare

Baptaglin, L. A., & Oliveira, F. B. (2023). A formação nos doutoramentos em artes na região norte do Brasil: panorama e desafios na/da Amazônia. Revista Digital Do LAV, 16(1), e25/1–29. https://doi.org/10.5902/1983734869999