Corpo, cidade e imagem: pensando práticas educativas no campo das artes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883901

Palavras-chave:

Corpo, Cidade, Imagem, Dança, Educação

Resumo

O presente artigo apresenta reflexões de uma experiência pedagógico-afetiva realizada durante minha pesquisa de doutorado, realizada entre os anos de 2018 e 2022. A partir da articulação entre os conceitos de memória, imagem, corpo e cidade realizo com alunos do curso de licenciatura em dança do Instituto Federal de Goiás uma investigação de cunho qualitativo, que encontra na abordagem narrativa (auto)biográfica bases para o seu desenvolvimento. Ancorado nos princípios da educação da cultura visual, teço uma escrita que estabelece relações dialógicas com imagens e saberes estético-afetivos vinculados à dança, colocando em perspectiva subjetividades e potências do corpo em espaços de ensino. Discuto modos como o corpo pode ser afetado por imagens da cidade, buscando compreender de que maneira esses atravessamentos impactam a formação de indivíduos e geram aprendizados por meio do movimento e da performance, intensificando as percepções de si e apropriações pedagógicas de espaços dentro e fora das escolas. Os resultados do estudo revelam uma composição de saberes sensíveis dos indivíduos sobre si mesmos a partir do corpo em movimento e de conexões com memórias e episódios de suas histórias de vida. Demonstram, ainda, a possibilidade do uso de imagens na relação entre corpos e cidades através da performance/dança, projetando potencialidades de apropriação e uso do espaço público.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Simon Gonçalves Araújo, Federal University of Amapá

Doutor em Arte e Cultura Visual pelo Programa de Pós-Graduação em Arte e Cultura Visual da Universidade Federal de Goiás. Professor Substituto na Universidade Federal do Amapá.

Referências

ARCOVERDE, Silmara Lídia Moraes. A importância do teatro na formação da criança. In: Anais do VIII Congresso Nacional de Educação da PUCPR–EDUCERE, Curitiba–Paraná/PR. 2008.

BERTÉ, Odailso. Corpo e experiência no processo criativo de Frida Kahlo: conexões entre dança e cultura visual. Revista Digital do LAV , v. 9, p. 60-85, 2016.

BONDÍA, Jorge Larrosa. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. In: Revista Brasileira de Educação, ANPED, São Paulo, n.19, p. 20-28, jan/abr. 2002.

BOSI, E. Memória e Sociedade: lembranças de velhos. São Paulo: Companhia das Letras, 1994.

BRITTO, Fabiana Dultra. A ideia de Corpografia Urbana como pista de análise. Redobra, Salvador, EDUFBA, n° 12, ano 4, 2013.

FERREIRA, Viviane Karine Gomes. De Daqui Prali para Daquiprali: uma leitura corpomídia dos fluxos de comunicação corpo-cidade. 2013, 158f. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Semiótica). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo: São Paulo, 2013.

GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GHIRALDELLI JR., Paulo. O corpo: filosofia e educação. São Paulo: Ática, 2007.

HARVEY, David. Cidades rebeldes: do direito à cidade à revolução urbana. São Paulo: Martins Fontes - selo Martins, 2014.

HERNÁDEZ, Fernando. Minha trajetória pela perspectiva narrativa da pesquisa em educação. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu C. de. (Org.). Pesquisa Narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 49-74.

HISSA, Cassio. E. Viana.; NOGUEIRA, Maria. Luísa. Magalhães. Cidade-corpo. Rev. UFMG, Belo Horizonte, v. 20, n.1, p.54-77, jan/jun. 2013.

JACQUES, Paola Berenstein. Errâncias urbanas: a arte de andar pela cidade. Revista Arqtexto, v.7. Rio Grande do Sul: UFRGS, 2005. Disponível em: <https://www.ufrgs.br/propar/publicacoes/ARQtextos/PDFs_ revista_7/7_Paola%20Berenstein%20Jacques.pdf>. Acesso em: 19 maio 2021.

MARTINS, Alice Fátima. Da educação artística à educação para a cultura visual: revendo percursos, refazendo pontos, puxando alguns fios dessa meada. In: Raimundo Martins; Irene Tourinho. (Org.). Educação da cultura visual: narrativas de ensino e pesquisa. 1ed.Santa Maria: Editora UFSM, 2009, v. 1, p. 101-117.

MERLEAU-PONTY, Maurice. O primado da percepção e suas consequências filosóficas. Campinas: Papirus, 1990.

NASCIMENTO, Erinaldo. A. Singularidades da educação da cultura visual nos deslocamentos das imagens e das interpretações. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (Orgs.). Educação da cultura visual: conceitos e contextos. Santa Maria: Editora da UFSM, 2011, p. 209-226.

NASCIMENTO, Silvana de Souza. A cidade no corpo: diálogos entre corpografia e etnografia. Ponto Urbe, São Paulo, n. 19, p. [10], 2016. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.4000/pontourbe.3316 >. Acesso em: 20 abr. 2021.

OLIVEIRA, Wolney Fernandes de. Saberes-fazeres cartografados pelas memórias do meu avô. 2016, 189f., Tese de Doutorado em Arte e Cultura Visual. Universidade Federal de Goiás: Goiânia, 2016.

OLIVIER, Giovanina Gomes de Freitas. Um olhar sobre o esquema corporal, a imagem corporal, a consciência corporal e a corporeidade. 1995, 100f. Dissertação (Mestrado em Educação Motora). Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995.

PILON, Raquel Guedes Pimentel. Cidade urbanizada, estética e o erro grupo: a reconfiguração do sensível por meio das performances e do teatro de rua. 2018, 184f. Tese (Doutorado em Psicologia). Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018.

RIOS, Fabíola Teixeira Araújo.; MOREIRA, Wagner Wey. A importância do corpo no processo de Ensino e Aprendizagem. Evidência (Araxá), v. 11, p. 49-58, 2015.

SAITO, Cecília N.I. Ação e percepção nos processos educacionais do corpo em formação. São Paulo: Hedra, 2010.

SENNETT, Richard. Carne e Pedra. O corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro, BestBolso, 2020.

SOUZA, Elizeu Clementino de. O conhecimento de si: estágio e narrativas de formação de professores. Rio de Janeiro: DP&A; Salvador, BA:UNEB, 2004.

STREY, Lucas Frota. Geografia Oculta - Práticas corporais no 4º Distrito de Porto Alegre e a poética das ruas. 2019, 104f. Dissertação (Mestrado em Arte Visuais). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

TUAN, Yi-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. 1930. Tradução de Lívia de Oliveira, São Paulo: Difel, 1983.

Downloads

Publicado

2023-09-29

Como Citar

Araújo, P. S. G. (2023). Corpo, cidade e imagem: pensando práticas educativas no campo das artes. Revista Digital Do LAV, 16(1), e21/1–20. https://doi.org/10.5902/1983734883901

Edição

Seção

Dossiê – Caminhar e habitar: arte e educação no espaço urbano