Educação e arte: a consolidação de um campo interminável

Marcos Villela Pereira

Resumo


O objetivo deste artigo é explorar algumas considerações acerca da educação, da arte e da relação entre elas, de modo a mostrar a condição interminável desse campo de estudo e investigação. Tomando como horizonte a formação de professores, reitero uma remessa ao entrecruzamento dos processos de subjetivação e o entendimento estético: a estética da existência como tema clássico na história da humanidade e a formação como um complexo e multifacetado processo de produção de subjetividade – formar os outros e formar a si mesmo como uma intrincada arte de existir. O lugar da arte na educação, a relação entre arte e educação, o lugar da arte na vida, o sentido da educação, as implicações entre a vida, a arte e a educação, quem vem antes, quem vem depois, quem depende de quem, quem se serve de quem: não tanto o conteúdo dessa problematização, não tanto as respostas, mas é o próprio movimento de perguntar que interessa ser problematizado. Como corpus de problematização, serão tomados quatro textos da importante arte-educadora brasileira Noêmia Varela, professora da Escolinha de Arte do Recife: “Criatividade na escola e formação do professor”, de 1972; “Movimento Escolinhas de Arte: imagens e idéias”, de 1973; “O desafio da formação de recursos humanos para a educação através da arte”, de 1977; e “A formação do arte educador no Brasil”, de 1984. O material será confrontado com categorias contemporâneas do campo da educação e da arte, buscando-se especular seu potencial infinito de investigação.


Palavras-chave


Educação e arte; Educação estética; Ensino de arte

Texto completo:

PDF

Referências


BARBOSA, Ana Mae (Org.) História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

BARBOSA, Ana Mae. Arte Educação no Brasil: do modernismo ao pós-modernismo. Revista Digital Art& - Número 0 - Outubro de 2003. Disponível em:

www.revista.art.br/site-numero-00/anamae.htm.

BAUMAN, Zigmunt. Modernidade Líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2000.

FRANGE, Lucimar Bello Pereira. Noêmia Varela e a arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2001.

OELKERS, Jürgen. A educação para o bem: potencial de legitimação da pedagogia geral. Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 2 (62), mai/ago, 2007.

PEREIRA, Marcos V. Utopias contemporâneas para a vida coletiva. Travessias. Cascavel, n.2, 2008. Disponível em: http://www.unioeste.br/prppg/mestrados/letras/revistas/travessias/ed_002/cultura/utopiascomtemporaneas.pdf.

PEREIRA, Marcos Villela. A estética da professoralidade. 20ª Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação – ANPED. GT-8 (Formação de Professores). Caxambú. 1997.

PEREIRA, Marcos Villela. Estética da professoralidade: um estudo interdisciplinar sobre a subjetividade do professor. São Paulo: PUCSP, 1996. Tese (Doutorado em Educação), PPG Educação - Supervisão e Currículo, 1996.

SAUNDERS, Robert. Fazer arte-educação faz uma diferença no mundo. In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

VARELA, Noêmia. A formação do arte-educador no Brasil In: BARBOSA, Ana Mae (Org.). História da Arte-Educação. São Paulo: Max Limonad, 1986.

VARELA, Noêmia. Criatividade na escola e formação do professor. In: FRANGE, Lucimar Bello. Noêmia Varela e a arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2001a.

VARELA, Noêmia. Movimento Escolinhas de Arte: imagens e idéias. In: FRANGE, Lucimar Bello. Noêmia Varela e a arte. Belo Horizonte: C/Arte, 2001b.

VARELA, Noêmia. O desafio da formação de recursos humanos para a educação através da arte. In: Anais do I Congresso Latino Americano de Educação através da Arte. Rio de Janeiro: SOBREARTE, 1977.

WELSCH, Wolfgang. Estetização e estetização profunda ou: a respeito da atualidade do estético nos dias de hoje. Porto Arte. Porto Alegre, v.6, n.9, mai, 1995.

WELSCH, Wolfgang. Mudança estrutural nas Ciências Humanas: diagnóstico e sugestões. In: Educação. Porto Alegre, ano XXX, n. 2 (62), maio/ago, 2007.




DOI: https://doi.org/10.5902/198373482205

 
 
 
DOI: Digital Object Identifier 10.5902/19837348

Qualis B1

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 (CC BY 4.0).

Acessos a partir de 17/09/2015

CopySpider - Software Anti-plagio