Dilatação corporal, performance art e a docência: um percurso de criação visual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832841

Palavras-chave:

Arte visual, Dilatação Corporal, Docência, Corpo, Processo criativo

Resumo

Neste texto, um corpo de professor/artista/pesquisador coloca-se em processo de criação. Esse é nosso lugar de partida e, ao mesmo tempo que criamos, percorremos os conceitos reflexivos da pesquisa em arte e educação. Este estudo explora as potencialidades do corpo em um processo criativo que parte do conceito de dilatação corporal para desencadear a criação de visualidades. Pretendemos discutir esse percurso para criar arte visual e as suas reverberações para a docência em Arte. De caráter híbrido e contemporâneo, essa iniciativa busca bases teóricas em Ostrower (2007), Duarte Jr. (1981), Barba (1994), Dias e Irwin (2013), Le Breton (2012) Deleuze e Guattari (1991). O estudo permite vislumbrar possibilidades híbridas para o desenvolvimento de percursos de criação artística, partindo de bases corporais, expandindo discussões para o campo da poética e educação estética na docência em Arte.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leomar Peruzzo, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui Licenciatura em Artes Visuais - FURB (2016). Bacharel em Teatro - FURB (2007). Especialista em Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais (2012). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Interdisciplinar - Direitos Humanos (2014-2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Possui experiência como ator de teatro e professor de Artes Visuais e Teatro.

Carla Carvalho, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, curriculo, artes visuais e formação de professores. Lider do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. 

Pedro Gottardi, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Bolsista de Iniciação Céntífia - PIBIC (2018-2019). Acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Artista Plástico. Ator de Teatro. Cenógrafo. Escultor. Performer. Professor de Arte da rede Municipal de Educação de Blumenau.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Artista selecionado para a 1ª temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau de 2018. Atuação local nos principais segmentos: arte, educação e produção cultural. 

Referências

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a arte e a pesq​uisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs I: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra e Cecília Pinto Costa. Rio de Janeiro: 34, 1991.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 21-26.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. São Paulo: Cortez, 1981.

DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 99-122, jan./abr. 2017.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: UNICAMP; FAPESP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

FERREIRA JUNIOR, Antonio Marcos. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

IRWIN, Rita L. Visões e entrevisões: por uma estética de desdobramentos do currículo. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 183-195.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MARTINS, Mirian Celeste. Entre nuvens de tempos vividos. In: MARTINS, Mirian Celeste. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: (entre)laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014. p. 15-18.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica ‘Investigação baseada nas artes’ e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt24_trabalhos_pdfs/gt24_2792_texto.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PRIBERAM. Dicionário. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2017. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/. Acesso em: 25 maio 2018.

URIARTE, Mônica Zewe. Escola, música e mediação cultural. Curitiba: Appris, 2017.

ZANELLA, Andrisa Kemel; PERES, Lúcia Maria Vaz. No entrecruzamento de linguagens... a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 101-121, 2017.

Downloads

Publicado

2018-12-08

Como Citar

Peruzzo, L., Carvalho, C., & Gottardi, P. (2018). Dilatação corporal, performance art e a docência: um percurso de criação visual. Revista Digital Do LAV, 11(3), 047–066. https://doi.org/10.5902/1983734832841