O corpo em performance: Mediação Cultural no Museu de Arte
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734836162Palavras-chave:
A/r/tografia, Performance art, Docência, Corpo, Museu de ArteResumo
Neste estudo, discute-se o corpo em performance em um percurso de Mediação Cultural no Museu de Arte de Blumenau. Os docentes de arte da região de Blumenau participaram de uma formação tendo como foco a educação estética e o corpo. A performance art como uma ação que mobiliza o corpo foi um meio para a criação de arte e disparadora das experiências estéticas relatadas pelas vozes dos docentes. De caráter híbrido e contemporâneo, a pesquisa possui estrutura teórica em Larrosa (2016), Duarte Jr. (2001), Josso (2007, 2012), Dias e Irwin (2013), Le Breton (2012) e Martins e Picosque (2012). Da Pesquisa Educacional Baseada em Arte, origina-se a A/r/tografia, a qual propõe o entrelaçamento das identidades de artista (artist), pesquisador (researcher) e professor (teacher). Da A/r/tografia, surgem as bases teórico-metodológicas que fundamentam a pesquisa e a criação de visualidades. O estudo proporcionou aos docentes a criação de arte por meio da performance e propõe certa subversão dos modos tradicionais de estabelecer a mediação cultural em espaço museal. O principal achado deste estudo foi a ampliação das possibilidades de pensar percursos de mediação cultural com perspectiva voltada ao corpo e suas potencialidades sensíveis.Downloads
Referências
AZEVEDO, Denis de Souza; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Ser no mundo, mundo vivido e corpo próprio segundo Merleau-Ponty. Revista Dialektiké - Dossiê Filosofia do Corpo [online], v. 1, n. 2, p. 15-37, 2015.
CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017.
CARVALHO, Carla; PERUZZO, Leomar; GOTTARDI, Pedro. Poéticas do Corpo na Criação Artística em Marina Abramović e Elke Hering. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 8, n. 4, p. 763-787, out./dez. 2018.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.
DUARTE JR., João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. Curitiba: Criar Edições, 2001.
GONÇALVES, Jean Carlos; GONÇALVES, Michelle Bocchi. Teatralidade e Performance na pesquisa em Educação: do corpo e da escrita em perspectiva discursiva. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 67, p. 139-155, jan./fev. 2018.
HERNANDÉZ, Fernando. A pesquisa baseada nas artes: propostas para representar a pesquisa educativa. Tradução Tatiana Fernandez. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 39-62.
ICLE, Gilberto. Para apresentar a Performance à Educação. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 35, n. 2, p. 11-22, maio/ago. 2010.
JOSSO, Marie-Christine. A transformação de si a partir da narração de histórias de vida. Revista Educação, Porto Alegre, v. 3, n. 63, p. 413-438, set./dez. 2007.
______. O corpo biográfico: o corpo falado e o corpo que fala. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 37, n. 1, p. 19-31, jan./abr. 2012.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Tradução Cristina Antunes e João Wanderley Geraldi. Belo Horizonte: Autêntica, 2016.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
MARTINS, Mírian Celeste. Arte, só na aula de arte? Revista Educação, Porto Alegre, v. 34, n. 3, p. 311-316, set./dez. 2011.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa. Mediação cultural para professores: andarilhos da Cultura. 2. ed. São Paulo: Intermeios, 2012.
OLIVEIRA, Marilda. Contribuições da perspectiva metodológica “Investigação Baseada nas Artes” e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. In: REUNIÃO NACIONAL DA ANPEd, 36., 2013, Goiânia. Anais eletrônicos...Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/gt24_2792_texto.pdf. Acesso em: 10 set. 2018.