A poiésis Dilaporal: formação estética docente e performance art
DOI:
https://doi.org/10.5902/1983734837888Palavras-chave:
artes visuais, corpo, Dilaporal, formação estética docente, performance art.Resumo
O presente artigo teve por temática a poiésis, a performance art e a formação estética docente. O objetivo foi investigar processos poéticos no qual o corpo do pesquisador também fosse tema e suporte na poiésis, relacionando à/aos artistas Marina Abramović, Hélio Oiticica e Artur Barrio e a suas obras. De abordagem qualitativa, o percurso metodológico abarcou a Pesquisa Educacional Baseada em Arte (DIAS; IRWIN, 2013) e a matriz a/r/tográfica, organizada em levantamento bibliográfico, aprofundamento teórico, percurso poético e visualidades. Barthes (2018) norteou a análise da investigação, em que o studium perpassou a formação docente, garimpando estesias que foram absorvidas na poíesis em forma de punctum. Os resultados apresentam quatro obras que compõem a série Dilaporal. Conclui-se que as visualidades poetizadas são como garimpagens do a/r/tógrafo na formação estética docente.
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