Dilatação corporal, performance art e a docência: um percurso de criação visual
DOI :
https://doi.org/10.5902/1983734832841Mots-clés :
Arte visual, Dilatação Corporal, Docência, Corpo, Processo criativoRésumé
Neste texto, um corpo de professor/artista/pesquisador coloca-se em processo de criação. Esse é nosso lugar de partida e, ao mesmo tempo que criamos, percorremos os conceitos reflexivos da pesquisa em arte e educação. Este estudo explora as potencialidades do corpo em um processo criativo que parte do conceito de dilatação corporal para desencadear a criação de visualidades. Pretendemos discutir esse percurso para criar arte visual e as suas reverberações para a docência em Arte. De caráter híbrido e contemporâneo, essa iniciativa busca bases teóricas em Ostrower (2007), Duarte Jr. (1981), Barba (1994), Dias e Irwin (2013), Le Breton (2012) Deleuze e Guattari (1991). O estudo permite vislumbrar possibilidades híbridas para o desenvolvimento de percursos de criação artística, partindo de bases corporais, expandindo discussões para o campo da poética e educação estética na docência em Arte.
Téléchargements
Références
BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.
CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a arte e a pesquisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017.
COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs I: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra e Cecília Pinto Costa. Rio de Janeiro: 34, 1991.
DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 21-26.
DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.
DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. São Paulo: Cortez, 1981.
DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 99-122, jan./abr. 2017.
FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: UNICAMP; FAPESP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.
FERREIRA JUNIOR, Antonio Marcos. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.
IRWIN, Rita L. Visões e entrevisões: por uma estética de desdobramentos do currículo. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 183-195.
LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.
LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
MARTINS, Mirian Celeste. Entre nuvens de tempos vividos. In: MARTINS, Mirian Celeste. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: (entre)laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014. p. 15-18.
MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.
OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica ‘Investigação baseada nas artes’ e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt24_trabalhos_pdfs/gt24_2792_texto.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.
OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.
PRIBERAM. Dicionário. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2017. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/. Acesso em: 25 maio 2018.
URIARTE, Mônica Zewe. Escola, música e mediação cultural. Curitiba: Appris, 2017.
ZANELLA, Andrisa Kemel; PERES, Lúcia Maria Vaz. No entrecruzamento de linguagens... a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 101-121, 2017.