Body expansion, performance art and teaching: a visual creation course

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734832841

Keywords:

Visual art, Body expansion, Teaching, Body, Creative process

Abstract

In this text, a teacher/artist/researcher’s body triggers a process of creation. This is our place of departure and, at the same time that we create, we go through the reflective concepts of research in art and education. This study explores the potentialities of the body in a creative process that derives from the concept of body expansion to trigger the creation of visualities. We aim to discuss this path to create visual art and its reverberations for teaching Art. Of a hybrid and contemporary character, this initiative seeks theoretical bases in Ostrower (2007), Duarte Jr. (1981), Barba (1994), Dias and Irwin (2013), Le Breton (2012), and Deleuze and Guattari (1991). This study allows us to envisage hybrid possibilities for the development of trajectories of artistic creation, starting from bodily foundations, expanding the discussions to the field of poetics and aesthetic education in Art teaching.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leomar Peruzzo, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Bolsista CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) no Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação da Universidade Regional de Blumenau (FURB). Possui Licenciatura em Artes Visuais - FURB (2016). Bacharel em Teatro - FURB (2007). Especialista em Arte na Educação Infantil e Anos Iniciais (2012). Especialista em Gênero e Diversidade na Escola - UFPR (2016). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) no subprojeto Interdisciplinar - Direitos Humanos (2014-2015). Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Possui experiência como ator de teatro e professor de Artes Visuais e Teatro.

Carla Carvalho, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2008). Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí (2003). Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Artística pela Universidade Regional de Blumenau (1998). Atua como professora no Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Regional de Blumenau (FURB) e na graduação em Cursos de Formação de Professores e Design.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: arte, arte na educação, curriculo, artes visuais e formação de professores. Lider do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. 

Pedro Gottardi, FURB-UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU

Bolsista de Iniciação Céntífia - PIBIC (2018-2019). Acadêmico do curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Artista Plástico. Ator de Teatro. Cenógrafo. Escultor. Performer. Professor de Arte da rede Municipal de Educação de Blumenau.  Integrante do Grupo de Pesquisa em Arte e Estética na Educação. Artista selecionado para a 1ª temporada de exposições do Museu de Arte de Blumenau de 2018. Atuação local nos principais segmentos: arte, educação e produção cultural. 

References

BARBA, Eugenio. A canoa de papel: tratado de antropologia teatral. São Paulo: Hucitec, 1994.

CARVALHO, Carla; IMMIANOVSKY, Charles. PEBA: a arte e a pesq​uisa em educação. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 25, n. 3, p. 221-236, set./dez. 2017.

COHEN, Renato. Performance como linguagem: criação de um tempo-espaço de experimentação 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2007.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Mil platôs I: capitalismo e esquizofrenia. Tradução Aurélio Guerra e Cecília Pinto Costa. Rio de Janeiro: 34, 1991.

DIAS, Belidson. A/r/tografia como metodologia e pedagogia em artes: uma introdução. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 21-26.

DIAS, Belidson; IRWIN, Rita. (Orgs.). Pesquisa Educacional Baseada em Arte: A/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013.

DUARTE JR., João Francisco. Fundamentos estéticos da Educação. São Paulo: Cortez, 1981.

DUENHA, Milene Lopes; NUNES, Sandra Meyer. Presença que não se Faz Só: potências de afeto no ato de com-por entre corpos. Revista Brasileira de Estudos da Presença, Porto Alegre, v. 7, n. 1, p. 99-122, jan./abr. 2017.

FERRACINI, Renato. A arte de não interpretar como poesia corpórea do ator. Campinas: UNICAMP; FAPESP: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2001.

FERREIRA JUNIOR, Antonio Marcos. A dança dos orixás de Augusto Omolu e suas confluências com a antropologia teatral. 2011. 138 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.

IRWIN, Rita L. Visões e entrevisões: por uma estética de desdobramentos do currículo. In: DIAS, Belidson; IRWIN, Rita L. (Orgs.). Pesquisa educacional baseada em arte: a/r/tografia. Santa Maria: UFSM, 2013. p. 183-195.

LARROSA, J. Literatura, experiência e formação. In: COSTA, M. V. Caminhos investigativos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. p. 133-160.

LE BRETON, David. A sociologia do corpo. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

MARTINS, Mirian Celeste. Entre nuvens de tempos vividos. In: MARTINS, Mirian Celeste. (Org.). Pensar juntos mediação cultural: (entre)laçando experiências e conceitos. São Paulo: Terracota, 2014. p. 15-18.

MARTINS, Mirian Celeste; PICOSQUE, Gisa; GUERRA, Maria Terezinha Telles. Didática do ensino de arte: a língua do mundo: poetizar, fruir e conhecer arte. São Paulo: FTD, 1998.

OLIVEIRA, Marilda Oliveira de. Contribuições da perspectiva metodológica ‘Investigação baseada nas artes’ e da a/r/tografia para as pesquisas em educação. REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 36., 2013, Goiânia. Anais eletrônicos... Goiânia: UFG, 2013. Disponível em: http://36reuniao.anped.org.br/pdfs_trabalhos_aprovados/gt24_trabalhos_pdfs/gt24_2792_texto.pdf. Acesso em: 25 maio 2018.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e processos de criação. 6. ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

PRIBERAM. Dicionário. Dicionário Priberam da Língua Portuguesa. 2017. Disponível em: https://www.priberam.pt/dlpo/. Acesso em: 25 maio 2018.

URIARTE, Mônica Zewe. Escola, música e mediação cultural. Curitiba: Appris, 2017.

ZANELLA, Andrisa Kemel; PERES, Lúcia Maria Vaz. No entrecruzamento de linguagens... a arte e o corpo para pensar a educação e a formação do humano. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 22, n. 68, p. 101-121, 2017.

Published

2018-12-08

How to Cite

Peruzzo, L., Carvalho, C., & Gottardi, P. (2018). Body expansion, performance art and teaching: a visual creation course. Revista Digital Do LAV, 11(3), 047–066. https://doi.org/10.5902/1983734832841