A criação de um olhar ético a partir das imagens da literatura: arte e educação como possibilidades de outras formas de ver

Autores

  • Tiago Martins de Morais Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734837905

Palavras-chave:

Educação e arte, Formação docente, Literatura

Resumo

O presente artigo delineia os momentos iniciais de uma pesquisa de doutorado realizada no seio do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS e atrelada ao campo da pesquisa em educação e arte. O trabalho parte do questionamento sobre as possibilidades da literatura como ferramenta na formação e no exercício da docência. Por essa senda, desdobra-se de maneira a pensar de que modos a experiência estética com o texto literário pode nutrir a constituição de uma docência, em especial no sentido de promover formações que levem em conta a temática de nossa relação com a alteridade, considerando a importância do tema em nosso contexto sociopolítico contemporâneo. Apresento o gérmen da pesquisa a partir da analogia do olhar, entendendo o olhar não como uma operação associada e reduzida a um par de órgãos, mas como as formas através das quais nos colocamos em relação com o que nos ronda. Uma vez que a literatura é povoada de imagens (entendidas aqui como cenas, descrições, metáforas, etc.) extremamente potentes, convido algumas imagens dos poemas de Manoel de Barros e do conto O embondeiro que sonhava pássaros, de Mia Couto, para movimentar a escrita e o pensamento no sentido de destacar a criação de um olhar ético que se abra para a alteridade radical das existências.

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Biografia do Autor

Tiago Martins de Morais, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutorando em Educação pelo PPGEDU/UFRGS, Licenciado em Letras - Português/Inglês e Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. 

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Publicado

2019-08-01

Como Citar

Morais, T. M. de. (2019). A criação de um olhar ético a partir das imagens da literatura: arte e educação como possibilidades de outras formas de ver. Revista Digital Do LAV, 12(2), 072–086. https://doi.org/10.5902/1983734837905