Deficiência Visual, Arte e Inclusão: reflexões sobre a programação artístico-cultural do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (2022)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734883773

Palavras-chave:

Arte menor, Deficiência visual, I CONIN-IBC, Inclusão menor, Multissensorialidade

Resumo

O artigo examinou a programação artístico-cultural do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (I CONIN-IBC), realizado em novembro de 2022, cuja temática foi a deficiência visual. O objetivo foi caracterizar a referida programação, por meio de uma abordagem qualitativa, considerando suas especificidades estéticas e inclusivas, a partir de um diálogo teórico entre os Estudos Culturais e as filosofias da diferença. As divergências e aproximações entre as duas perspectivas possibilitaram uma compreensão mais abrangente das práticas envolvendo arte e inclusão, um fenômeno emergente e complexo. Do ponto de vista teórico-metodológico, também foi considerado o significado simbólico das atividades realizadas em um espaço reconhecido como lócus de produção científica sobre a temática. Os resultados mostraram que a programação artístico-cultural do evento foi inclusiva e multissensorial, configurando-se como uma experimentação deleuziana de arte menor e inclusão menor, que estimulou a produção de novos significados. As atividades propostas também questionaram a supremacia visual, convidando os participantes do congresso a desestabilizarem a hegemonia sensorial dela. Concluiu-se que a inclusão de pessoas cegas e com baixa visão nos processos de criação e fruição artístico-cultural, embora desafiadora, dispara o surgimento de outras possibilidades de arte e sociabilidade.

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Biografia do Autor

Caue de Camargo dos Santos, Instituto Benjamin Constant (IBC) – Rio de Janeiro

Professor de Artes Visuais do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Departamento de Estudos, Pesquisas Médicas e de Reabilitação (DMR) do Instituto Benjamin Constant (IBC). Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luiz Paulo da Silva Braga, Universidade Federal Fluminense

Técnico em assuntos educacionais da Universidade Federal Fluminense (UFF). Doutorando em História, Política e Bens Culturais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Publicado

2023-12-29

Como Citar

Santos, C. de C. dos, & Braga, L. P. da S. (2023). Deficiência Visual, Arte e Inclusão: reflexões sobre a programação artístico-cultural do I Congresso Internacional do Instituto Benjamin Constant (2022). Revista Digital Do LAV, 16(1), e31/1–22. https://doi.org/10.5902/1983734883773