Inventário de notas para uma formação docente inventiva

Autores

  • Claudia Inês Horn Universidade do Vale do Taquari - Univates
  • Fabiane Olegário Universidade do Vale do Taquari - Univates

DOI:

https://doi.org/10.5902/1983734833962

Palavras-chave:

Formação docente, Filosofia da diferença, Criação

Resumo

O ensaio toma a formação docente em composição com outros elementos, advindos da arte, filosofia, ciência e literatura, gerando fluxos inventivos para a formação nos quais é possível uma docência criadora. Nesse sentido, defende uma educação baseada em processos de recriação do existente e vai ao encontro de uma formação docente que aposta na imagem de um professor capaz de criar enquanto ensina. Toma como aporte teórico os estudos da filosofia da diferença, propostos especialmente por Gilles Deleuze e Félix Guattari, cujo interesse é fazer vacilar o pensamento dogmático que considera a educação como campo de saberes supostamente imunes à criação.

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Biografia do Autor

Claudia Inês Horn, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS. Professora do curso de Pedagogia - Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Fabiane Olegário, Universidade do Vale do Taquari - Univates

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Professora do curso de Pedagogia - Centro de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

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Publicado

2019-04-13

Como Citar

Horn, C. I., & Olegário, F. (2019). Inventário de notas para uma formação docente inventiva. Revista Digital Do LAV, 12(1), 110–123. https://doi.org/10.5902/1983734833962