A sustentabilidade e o Desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola- Escolas Sustentáveis, em Aracaju, Sergipe

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644439187

Palavras-chave:

Escola, Educação Ambiental, Sustentabilidade.

Resumo

O Programa Dinheiro Direto na Escola-Escolas Sustentáveis (PDDE-ES), financia projetos em escolas públicas com o objetivo de transformar o ambiente escolar em espaços educadores sustentáveis. A pesquisa teve como objetivo descrever o desenvolvimento do PDDE-ES em escolas públicas de Aracaju, Sergipe, quanto aos aspectos de educação ambiental, sustentabilidade e Projeto Político Pedagógico (PPP). O método utilizado foi aplicação de questionários aos gestores e professores de doze escolas participantes. Foram realizadas análises de frequência e análises bivariadas das variáveis (1) conhecimento dos objetivos e (2) dificuldades encontradas na aplicação de práticas sustentáveis com variáveis sóciodemográficas e profissiográficas. Os resultados mostraram que 83,3% das escolas inscritas no programa ainda não haviam recebido o recurso. Sobre os objetivos propostos pelo programa, 83,3% dos gestores conheciam os objetivos, mas a maioria dos professores (61,2%) desconhecia e não participou da construção do plano de ação. Gestores e professores ressaltaram dificuldades na execução de práticas de Educação Ambiental e sustentabilidade, mostrando fragilidade na comunicação entre gestão e corpo docente, que aliada à falta de recurso financeiro e de planejamento, não contribuem para a efetiva realização das atividades e concretização do programa. Conclui-se que as fragilidades apontadas reforçam a necessidade da inserção de temas ambientais no PPP da escola além de capacitação e formação continuada para esses profissionais atuarem de forma mais efetiva. O PDDE-ES é de suma importância para que as escolas trabalhem as questões socioambientais estimulando a mudança de hábitos e ações da comunidade na busca por alternativas mais sustentáveis e conservação ambiental local.

Biografia do Autor

Maraisa de Oliveira Silva, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe Egressa da Instituição Av. Murilo Dantas, s/n, Farolândia

Egressa do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente - Universidade Tiradentes

Graduada em Ciências Biológicas - Universidade Tiradentes

(079) 99926-0219

Joyce Kelly Fabiano Passos, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe Graduanda da Instituição Av. Murilo Dantas, s/n, Farolândia

Discente do Curso de Ciências Biológicas - Universidade Tiradentes

 (079) 99803-6488

 

Daniela Oliveira Carvalho, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe Graduanda da Instituição Av. Murilo Dantas, s/n, Farolândia

Graduanda do curso de Ciências Biológicas - Universidade Tiradesntes

(079) 99826-3058

Cristiane Costa da Cunha Oliveira, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe Av. Murilo Dantas, s/n, Farolândia

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente

Professsor Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

 (079) 32182190

Andressa Sales Coelho, Universidade Tiradentes, Aracaju, Sergipe Av. Murilo Dantas, s/n, Farolândia

Professor pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Ambiente - Universidade Tiradentes

Professsor Centro de Ciências Biológicas e da Saúde

 (079) 32182190

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Publicado

2020-11-18

Como Citar

Silva, M. de O., Passos, J. K. F., Carvalho, D. O., Oliveira, C. C. da C., & Coelho, A. S. (2020). A sustentabilidade e o Desenvolvimento do Programa Dinheiro Direto na Escola- Escolas Sustentáveis, em Aracaju, Sergipe. Educação, 45(1), e99/ 1–27. https://doi.org/10.5902/1984644439187

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