Percepções dos sujeitos da pedagogia da alternância sobre a formação do jovem: o que dizem as famílias?

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491676

Parole chiave:

Pedagogia da Alternância, Percepção das Famílias, Desenvolvimento Territorial Local

Abstract

O artigo é parte de uma pesquisa com vinculação em nível internacional à Universidade de Sherbrooke/Canadá e em nível nacional à Universidade Federal do Espírito Santo, que reuniu treze países com o objetivo de identificar as principais percepções dos sujeitos da Pedagogia da Alternância sobre a formação do jovem camponês e a partir dessas tecer análises qualitativas. Para este texto, tomamos como recorte as percepções das famílias e demais parceiros do processo formativo que é produzido nos Centros Educativos Familiares de Formação por Alternância (CEFFAs) no Brasil. Como metodologia nos valemos dos estudos qualiquantitativos, de modo a conciliar ambas as abordagens como relevantes e necessárias à análise e discussão dos dados e, como referencial teórico, autores que fundamentam os estudos sobre a Pedagogia da Alternância. Os resultados trazem dimensões participativas das famílias e parceiros da formação e as suas percepções traduzidas em percentuais de concordância/discordância em torno das temporalidades da Pedagogia da Alternâncias e seus aspectos didático-pedagógicos; e a promoção do desenvolvimento territorial local, sinalizando questões relevantes do ponto de vista da força da formação, bem como questões a serem aprimoradas e/ou fortalecidas na luta pela mantença e ampliação dos CEFFAs.

Biografie autore

Janinha Gerke, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduada em Pedagogia. Doutora em Educação pelo programa de Pós-graduação em Educação, do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, com pesquisas na linha de Cultura, Currículo e Formação de Educadores.  Professora adjunta da Universidade Federal do Espírito Santo, curso de Licenciatura em Educação do Campo e do programa de Pós-graduação Profissional em Educação. É Membro do Grupo de Investigação Internacional do Sistema Dual-Alternância, coordenado pela Universidade de Sherbrooke, Canadá e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas CNPq/UFES “Pedagogia da Alternância e Formação Docente: Memórias, experiências e narrativas”. Autora dos livros: "Formação e Profissão Docente do Campo"; "Formação de Professores na Pedagogia da Alternância: Saberes e Fazeres do Campo".

 

Jordi Gonzáles García, Universitat de Barcelona

Doutor em Educação (2020) pela Universidade de Vic, com foco em inovação e intervenção educativa, bem como mestre em Ciências Humanas, Sociais e Jurídicas pela UIC (2010). Especialista em pedagogia pela Universidade de Tours (França). Além disso, possui duas licenciaturas em Filologia Germânica (especialidade alemã) e Filologia Românica (especialidade francesa) pela Universidade de Barcelona (1989, 1998), bem como formação técnica em Administração e Gestão de Empresas Agrícolas.

A sua experiência profissional abrange um vasto leque de projetos internacionais, focados na formação de formadores e na educação em zonas rurais, e a sua investigação especializou-se no impacto da formação em alternância. É também autor de várias publicações académicas sobre a pedagogia da alternância, tem participado em congressos e seminários com conferências e comunicações, e colabora em grupos de investigação e comissões científicas internacionais. Atualmente é secretário-geral da Associação Internacional de Movimentos Familiares de Formação Rural (AIMFR) e é diretor de pesquisa do Instituto CRIIA. Tem habilidades linguísticas em 7 idiomas (catalão, espanhol, francês, inglês, alemão, italiano e português).

Rogério Omar Caliari, Instituto Federal do Espírito Santo

Licenciado e Bacharel em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1992), Mestre em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2002) e Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo (2013). Atualmente é Professor Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) onde atua nos cursos de Licenciatura em Pedagogia, Licenciatura em Ciências Agrícola, Bacharelado em Zootecnia e Agronomia (campus Itapina) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEpt (campus Vitória). É Professor Pesquisador no Programa “Escola da Terra Capixaba” (MEC/SECADI/UFES). Desenvolve pesquisas, principalmente, nas seguintes áreas: Escola Família Agrícola, Família Camponesa, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo e Práxis Pedagógica em contextos camponeses. É coautor do livro “Jaguaré: das origens à contemporaneidade - resgate o cotidiano de um povo” e autor dos livros “Pedagogia da Alternância e Desenvolvimento Local” e “Família Camponesa e Pedagogia da Alternância: consolidando diálogos” bem como de inúmeros artigos sobre Educação do Campo e Pedagogia da Alternância.



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Pubblicato

2025-10-14

Come citare

Gerke, J., García, J. G., & Caliari, R. O. (2025). Percepções dos sujeitos da pedagogia da alternância sobre a formação do jovem: o que dizem as famílias?. Educação, 50(1), e136/1–27. https://doi.org/10.5902/1984644491676