Paleontologia na Educação Básica: uma proposta de metodologias ativas de aprendizagem aplicada em escolas públicas da região metropolitana de Belém-Pará, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644483854Palavras-chave:
Paleontologia, Fósseis, EnsinoResumo
O ensino da paleontologia na Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil, enfrenta desafios na sua divulgação e inclusão na educação básica. A paleontologia é uma ciência crucial na compreensão da origem e evolução da vida e da Terra, sendo fundamental no estímulo à curiosidade, especialmente quando aplicada com metodologias ativas de ensino. Este trabalho decorre das ações educativas do Projeto Educafóssil, cujo propósito é popularizar a paleontologia e geologia por meio de metodologias ativas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a presença destas temáticas nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia, incentivando sua aplicação efetiva nas salas de aula. A iniciativa integra palestras, oficinas (réplicas fósseis, Jogos didáticos e desenho), miniexposição de fósseis e questionários avaliativos. Estes instrumentos são fundamentais para coletar informações sobre o impacto das iniciativas do projeto, avaliar o conhecimento e a satisfação dos alunos em relação ao assunto e, fundamentalmente, enriquecer o entendimento e a conscientização deles sobre a relevância da preservação de fósseis e sua contribuição para a história bioevolutiva da Terra. Os resultados deste estudo de caso demonstram que a maioria das atividades aplicadas obteve um resultado satisfatório e revelam que os estudantes do ensino médio demonstram uma alta porcentagem de apropriação do conhecimento paleontológico em comparação aos alunos do ensino fundamental. Portanto, a implementação de atividades lúdico-pedagógicas desempenhou um papel essencial na avaliação do nível de conhecimento destes alunos em relação à paleontologia, destacando a importância de sua inclusão nas grades curriculares da educação básica.
Referências
ADKINS, Sam S. The 2018-2023 global game-based learning market: worldwide serious game industry in a boom phase. In: Serious Play Conference. 2019.
ALBAGLI, Sarita. Divulgação científica: informação científica para cidadania. Ciência da informação, v. 25, n. 3, p. 396-404, set./dez.1996.
ALSAWAIER, Raed S. The effect of gamification on motivation and engagement. The International Journal of Information and Learning Technology, v. 35, n. 1, p. 56-79, 2018.
ANELLI, Luiz Eduardo et al. Moldagem e replicação de fósseis. Rio de janeiro: Paleontologia, 2010.
ANTUNES, Celso. Jogos para a estimulação das múltiplas inteligências. 11 ed. Petrópolis – RJ: Editora Vozes Limitada, 2002.
BACICH, Lilian; MORAN, José (org.). Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Penso Editora, 2017.
BERGUE, Cristianini Trescastro. Uma abordagem sobre o ensino de paleontologia em nível fundamental e médio. In: DOS SANTOS, Luís Henrique Sacchi (org.). Biologia dentro e fora da escola. Meio ambiente, estudos culturais e outras questões. Cadernos de educação básica 6. Porto Alegre: Ed. Mediação, 2000, p. 145-156.
BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia dos estudantes. Semina: Ciências sociais e humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011.
BERGUE, Cristianini Trescastro. A perspectiva paleontológica no ensino da História Natural e em áreas afins. V. 13, n. 2, p. 93-100. Campinas, São Paulo: Terræ Didática, 2017.
BITTENCOURT, Larissa Arianne; PAULA, Alessandro. Análise cienciométrica de produção científica em unidades de conservação federais do Brasil. v. 8, n. 14. Goiânia: Enciclopédia biosfera, Centro Científico Conhecer,2012.
BORSONELLI, Marcilene, Rodrigues, Taissa. Paleontologia na escola: detecção de lacunas e uma proposta de complementação ao ensino da evolução biológica. V. 14. n. 2. p. 424-438. Experiências em Ensino de Ciências, 2019.
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Centro Gráfico, 1988.
CAMILO, Julia Paulina Guimarães. Avaliação do uso de oficinas para aprendizagem significativa no Ensino de Ciências utilizando temas da Paleontologia. São Cristóvão, SE: Universidade Federal de Sergipe. (Monografia), 2018. Disponível em: http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/9633. Acesso em: 11 maio. 2023.
CERÓN, Natalia Paola, SÁNCHEZ, Carlos Alberto, CASTAÑEDA, Antonio José. Metodología para el Replicado de Muestras Palentológicas. V.7. p. 9-15. Colombia: Revista Facies. 2016.
CHENG, Ying; LIU, Rain Wuyu; FOERSTER, Taylor Ann. Predicting intentions to practice COVID-19 preventative behaviors in the United States: A test of the risk perception attitude framework and the theory of normative social behavior. Journal of Health Psychology, 2022 Oct; 27(12):2744-2762. doi: 10.1177/13591053211057382.
DÁLIA, Priscilla Santiago Alves. Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar a aprendizagem de geo-paleontologia na educação básica. Terrae Didatica, Campinas, São Paulo. v. 14, n. 2, p. 185-192. Jan. 2018.
DA COSTA, Carolina Farias; SCHEID, Neusa Maria John. O ensino de Paleontologia na BNCC (2020). In: XXVII JORNADA DE PESQUISA, 22, 2022. Ijuí, Rio Grande do Sul. v. 8, n. 8. Rio Grande do Sul: Unijuí. 2022. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/22303. Acesso em: 9 maio. 2023.
DO NASCIMENTO, Ernandes Rodrigues; DE BRITO, Isabel Pauline Lima; DA SILVA, Arlaine Gabriela Pereira. Aprendizagem em ambientes multitarefas. Uma realidade na Cultura Maker. Revista de Estilos de Aprendizaje, v. 13, n. Especial, p. 157-170, 2020.
FREEMAN, Scott; Herron, Jon C. Análise evolutiva 4 ed. Porto Alegre: Grupo A - Artmed. 2009. ISBN978-85-363-1957-5
GADENS-MARCON, Gabrielli Teresa; OLIVEIRA, Sônia de; VENERAL, Débora Cristina. O direito ambiental de proteção ao patrimônio natural e científico no Brasil com ênfase no patrimônio paleontológico. Ius Gentium, v. 8, n. 5, p. 35-58, 2014.
GARCIA, Maria Betânia de Oliveira; OLIVEIRA, Michelly Macedo de; PLANTIER, Amanda Pavani. Interactivity and Mediation in the Practice of Active Methodology: the Use of Peer Instruction and Technology in Medical Education. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 87-96, 2019.
GODOY, Pedro Lorena et al. Continuing education on Paleontology: the experience with the project “Workshop on Paleontology: fossils inside the classroom”. São Paulo: Revista de Cultura e Extensão USP, 2017.
GODOI, Patrick et al. A Paleontologia na Educação Básica brasileira: uma revisão. Campinas, São Paulo: Terrae Didatica, 2022.
GÓMEZ CONTRERAS, Jennifer Lorena. Gamificaciónen contextos educativos: análisis de aplicación en un programa de contaduría pública a distancia. Revista Universidad y Empresa, v. 22, n. 38, p. 8-39, 2020.
GONZALEZ, Ana Carolina de Souza et al. Divulgar ciência é uma arte! O que dizem os artistas que atuam em um museu de ciências itinerante?. Curitiba: Actio, 2021.
GRAFFUNDER, Karine Gehrke; CAMILLO, Cíntia Moralles; GONÇALVES, Rafaelle Ribeiro. Ludicidade em foco: jogo didático sobre a origem e evolução da vida para o ensino médio. v. 18. p. e022005-e022005. Campinas, São Paulo: Terrae Didatica, 2022.
HOHEMBERGER, Rômulo et al. A paleontologia na perspectiva do ensino: uma análise cientométrica. Campinas, São Paulo: Terrae Didática, 2019.
KISHIMOTO, TizukoMorchida (org.). Jogo, brincadeira e a educação. 8. ed. São Paulo: Cortez, 2005.
LIMA, Diana Farjalla Correia. Museologia-Museu e Patrimônio, Patrimonialização e Musealização: ambiência de comunhão. Boletim do Museu Paraense Emílio Goeldi. Ciências Humanas, v. 7, p. 31-50, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/bgoeldi/a/svpTW3fFQJQnYNJrMJwnMsx/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 11 out. 2023.
MACIAS-CHAPULA, Cesar A. O papel da informetria e da cienciometria e sua perspectiva nacional e internacional. V. 27, p.nd-nd. Brasília-DF: Ciência da informação, 1998.
MAROSTICA, Luciana. Cultura Maker, através das metodologias ativas e outros ambientes de aprendizagem para o compartilhamento de saberes na educação do século XXI. Editor: Universidade Estadual Paulista (Unesp). 2023.Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/2b6f0450-9ea3-4acf-86d9-30dffcbaf96c. Acesso em: 10 out 2023.
MASSARANI, Luisa; MOREIRA, Ildeu de Castro. A divulgação científica no Rio de Janeiro: Um passeio histórico e o contexto atual. Revista Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, v. 11, p. 38-69, set-dez. 2003. Disponível em: http://www.forumrio.uerj.br/documentos/revista_11/11-Massarani.pdf. Acesso em: 11 out. 2023.
MENDES, Josué Camargo. Paleontologia básica. 342 p. São Paulo: USP. 1986.
MENDES, Manuel Cardoso. Museus e Sustentabilidade Ambiental. Museologia e Patrimônio, Rio de Janeiro, v. 6, p. 71-97, 2013.
NOVAIS, Tarsila et al. Uma experiência de inserção da Paleontologia no ensino fundamental em diferentes regiões do Brasil. Campinas, São Paulo: Terræ Didatica, 2015.
NUNES, Luis Henrique Marins Nogueira; PIOKER-HARA, Fabiana Curtopassi. Detetive paleontológico: o destino dos fósseis de plantas do Geopark Araripe como ferramenta para o ensino das Geociências. V. 14, n. 1, p. 5-14. Campinas, São Paulo: Terræ Didatica. 2018.
OLIVEIRA, Téo Veiga; PRETTO, Flávio Augusto; PAES NETO, Voltaire Dutra. Técnicas para confecção de réplicas de fósseis. In: SOARES, Marina Bento (Org.) A Paleontologia na Sala de Aula. v.1. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Paleontologia, 2015, p. 438-454.
OZKAYA DE JUANAS, Senay; BARROSO-BARCENILLA, Fernando. Paleontología y sudidáctica en Primaria: diseño y aplicación de actividades basadas en yacimientos cretácicos y susfósiles. España: Boletín de la Real SociedadEspañola de Historia Natural (Sección Aula). v. 6, p. 95-113. 2019.
PENTEADO, F. C.; LIMA, C. P. F.; DIAS, N. A. B. C.; ALVES, E. L. Cidadania e patrimônio cultural: diálogos socioambientais no Brasil. Revista de Estudos Jurídicos Unesp, v. 18, p. 1, 2014.
ROMANO, Pedro Seyferth; RIFF, Douglas; OLIVEIRA, Gustavo, R. Porque um "fóssil vivo" não pode existir: dedução lógica através de abordagem sistemática. In: CARVALHO, Ismar de Sousa et al. (Org.). Paleontologia: Cenários de Vida. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007, p. 51-59.
SANTOS, Henrique Moreira et al. Divulgação da Paleontologia no Brasil por meio das Redes Sociais. Universidade de Anhembi Morumbi. Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado em Ciências Biológicas. 15 p. 2022. Disponível em: https://repositorio.animaeducacao.com.br/bitstream/ANIMA/29386/1/ARTIGO%20MOREIRA%20ROMUALDO%20THIAGO.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
SCHWANKE, Cibele; SILVA, Miriam do Amaral Jonis. Educação e paleontologia. In: CARVALHO, Ismar de Sousa et al. (Org.). Paleontologia: Cenários de Vida. Rio de Janeiro: Interciência, 2004, p. 123-130.
SILVA, Sandra Siqueira Da. Patrimonialização e Desenvolvimento. II CODE-Conferência do Desenvolvimento, 2011. Brasília. Anais do I Circuito de Debates Acadêmicos IPEA e Associações de Pós-graduação em Ciências Humanas. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/code2011/chamada2011/pdf/area1/area1-artigo5.pdf. Acesso em: 10 out. 2023.
SOARES, Maria Bento. A paleontologia na sala de aula. Ribeirão Preto: Sociedade Brasileira de Paleontologia, 2015.
SOARES, Marcelo de Oliveira et al. Percepção ambiental e Educação Patrimonial: Estudo de caso sobre a conservação do Patrimônio Paleontológico. Brazilian Journal of Environmental Sciences (RBCIAMB), Rio de Janeiro, v. 33, p. 100-115, 2014.
SOBRAL, Anderson da Conceição Santos; SIQUEIRA, Maria Helena Zucon Ramos; MACHADO, Sonia Rosalia Golob. Jogos educativos para o ensino de paleontologia na educação básica. In: CARVALHO, Ismar de Sousa et al. (Org.). Paleontologia: Cenários de Vida. Rio de Janeiro: Interciência, 2007, p. 13-22.
DA TRINDADE SOUZA, Jorge Raimundo; SANTOS, Heloísa Glins. Utilização de Metodologias Ativas para o processo de Educação Inclusiva em aulas de Ciências da Natureza. Fórum de metodologias ativas, vol. 3, n. 1, p. 479–487, 2021. Disponível em: https://publicacoescesu.cps.sp.gov.br/fma/article/view/62. Acesso em: 11 out 2023.
SOUSA DA SILVA, Rayana Alexandra; DA COSTA, Sue Anne Regina Ferreira. A natureza do Patrimônio Paleontológico da Praia do Atalaia, Amazônia Oriental, Pará, Brasil. Museologia e Patrimônio, - Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio - Unirio | MAST. Rio de Janeiro. v. 15, n. 1, 2022.
VIEIRA, Fabiana Silva; ZUCON, Maria Helena; SANTANA, W. dos S. Análise dos conteúdos de paleontologia nos livros didáticos de biologia e nas provas de vestibular da UFS e do ENEM. In: EDUCON Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, v. 4, n. 2010, Anais... São Cristóvão: Universidade. Federal de Sergipe.p. 1-10, 2010.
VOGT, Carlos. The spiral of scientific culture and cultural well-being: BrazilandIbero-America. London: Public Understanding of Science, V. 21, n. 1, p. 4-16. 2012.
VOLTANI, Cibele Gasparelo et al. Explorando o potencial científico-social da coleção científica de fósseis do IGc/USP: preparação de material para pesquisa, exposição e uso didático. Campinas, São Paulo: Terrae Didatica, v. 15, p. e019009-e019009, 2019.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________