Paleontologia na Educação Básica: uma proposta de metodologias ativas de aprendizagem aplicada em escolas públicas da região metropolitana de Belém-Pará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644483854

Palavras-chave:

Paleontologia, Fósseis, Ensino

Resumo

O ensino da paleontologia na Região Metropolitana de Belém, Pará, Brasil, enfrenta desafios na sua divulgação e inclusão na educação básica. A paleontologia é uma ciência crucial na compreensão da origem e evolução da vida e da Terra, sendo fundamental no estímulo à curiosidade, especialmente quando aplicada com metodologias ativas de ensino. Este trabalho decorre das ações educativas do Projeto Educafóssil, cujo propósito é popularizar a paleontologia e geologia por meio de metodologias ativas para aprimorar o processo de ensino-aprendizagem e fortalecer a presença destas temáticas nas disciplinas de Ciências, Biologia e Geografia, incentivando sua aplicação efetiva nas salas de aula. A iniciativa integra palestras, oficinas (réplicas fósseis, Jogos didáticos e desenho), miniexposição de fósseis e questionários avaliativos. Estes instrumentos são fundamentais para coletar informações sobre o impacto das iniciativas do projeto, avaliar o conhecimento e a satisfação dos alunos em relação ao assunto e, fundamentalmente, enriquecer o entendimento e a conscientização deles sobre a relevância da preservação de fósseis e sua contribuição para a história bioevolutiva da Terra. Os resultados deste estudo de caso demonstram que a maioria das atividades aplicadas obteve um resultado satisfatório e revelam que os estudantes do ensino médio demonstram uma alta porcentagem de apropriação do conhecimento paleontológico em comparação aos alunos do ensino fundamental. Portanto, a implementação de atividades lúdico-pedagógicas desempenhou um papel essencial na avaliação do nível de conhecimento destes alunos em relação à paleontologia, destacando a importância de sua inclusão nas grades curriculares da educação básica.

Biografia do Autor

Anna Andressa Evagenlista Nogueira, Universidade Federal do Pará

Formada em Licenciatura plena em Biologia pela UFPA, Mestre e Doutora na área de Geociências pelo Programa de Pós-graduação em Geoquímica e Geologia (PPGG/UFPA), com ênfase em Paleontologia. Realizou Doutorado Sandwiche no Smithsonian Institution National Museum of Natural History (NMNH) em Washington, DC, Estados Unidos da América (EUA) pelo Programa de Doutorado Sandwich (PDSE/CAPES) cumprindo parte do plano de Doutorado. Foi bolsista PNPD/CAPES/ UFPA De Pós-doutorado e pesquisadora do Grupo de Analises de Bacias Sedimentares, onde dá continuidade aos estudos de Microfósseis do Neógeno da Unidade de Pirabas, da Formação Cantaure, Península de Paraguaná, Venezuela; e também dos microfósseis Recentes associados ao Grande Sistema de Recifes da Amazônia (GARS). Foi Professora Visitante (2018.2/2020.1) e ainda contribui com atividades acadêmicas técnico-científicas na faculdade de Geologia e Pós-graduação de Geologia e Geoquímica do Instituto de Geociências da Universidade Federal do Pará (UFPA). Contribui também em projetos de pesquisa, educação e ensino da Paleontologia em escolas públicas da região metropolitana de Belém e comunidades locais que inclui atividades como a Oficina de Réplicas fósseis e Coleções didáticas fósseis. Atualmente é professora voluntária no PPGG/UFPA e coordena o PROJETO EDUCAFÓSSIL que é um projeto "guarda-chuva" qual aborda temáticas sobre educação, ensino e patrimônio paleontológico. Este projeto tem sido financiado pelos programas de incentivo a Educação, Cultura e Arte pelo Governo Federal e Secretaria da Cultura do Estado do Pará (SECULT). 

Laura Estefanía Garzón Rojas, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em INGENIERIA GEOLÒGICA - UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA (2019). Mestrado em Geología e Geoquímica - UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (2022). Atualmente estudante de Doutorado en Geología e Geoquímica na UNIVERSIDAD FEDERAL DO PARÁ (UFPA) e membro do grupo de pesquisa CITESA- UNIVERSIDAD PEDAGÓGICA Y TECNOLÓGICA DE COLOMBIA e do grupo de pesquisa GESED-UFPA. Contribui também em projetos de pesquisa, educação e ensino da Paleontologia em escolas públicas da região metropolitana de Belém e comunidades locais que inclui atividades como a Oficina de Réplicas fósseis e Coleções didáticas fósseis no Projeto EDUCAFOSSIL. Experiência nas áreas de Paleontología, Estraqtigrafia, Geologia Social, Educação patrimonial, divulgação científica, Pesquisa e Ilustração Científica.

Wivian Maria Rodrigues Carvalho, Universidade Federal do Pará

Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Sedimentologia, Geologia do Petróleo, Hidrocarbonetos, Bacia do Amazonas, Biomarcadores, Patrimônio Geológico e Paleontológico, Geoturismo. Atualmente cursando mestrado em Geologia e Geoquímica pelo Programa de Pós Graduação da Universidade Federal do Pará, como pesquisadora do Grupo Análise de Bacias Sedimentares da Amazônia (GSED).

Joelson Lima Soares, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Geologia pela Universidade Federal do Amazonas (2006), mestrado em Geociências pela Universidade Federal do Amazonas (2008) e doutorado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é professor associado, nível 1 da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área Geologia Sedimentar, atuando principalmente nos seguintes temas: petrologia de rochas carbonáticas e siliciclásticas, icnologia, fácies sedimentares, estratigrafia e patrimônio geológico. Professor do Programa de Pós-Graduação em Geologia e Geoquímica da Universidade Federal do Pará desde de 2015, pesquisador do Grupo Análise de Bacias Sedimentares da Amazônia (GSED) e Tutor do Grupo PET Geologia.

Juan Sebastian Gomez Neita, Universidade Federal do Pará

I have a bachelor?s in Geological Engineering from the Pedagogical and Technological University of Colombia (UPTC/2017), with experience in Geosciences, stratigraphy, and sedimentary petrography. I have a master?s degree from the Federal University of Pará (CAPES 6) from the Postgraduate Program in Geology and Geochemistry (PPGG/2020) of the Institute of Geosciences with experience in the area of geological mapping, stratigraphy, OSL, and heavy minerals. Currently, I am a Ph.D. student at the Federal University of Rio Grande do Sul in the Geosciences program (CAPES 7), developing research about the thermal maturation and paleoenvironmental definition of Cretaceous coals from the Eastern Cordillera Basin of Colombia.

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Publicado

2024-07-24

Como Citar

Nogueira, A. A. E., Rojas, L. E. G., Carvalho, W. M. R., Soares, J. L., & Neita, J. S. G. (2024). Paleontologia na Educação Básica: uma proposta de metodologias ativas de aprendizagem aplicada em escolas públicas da região metropolitana de Belém-Pará, Brasil. Educação, 49(1), e111/1–32. https://doi.org/10.5902/1984644483854