A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãos

Autores

  • Tania Maria Esperon Porto Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Maristani Polidori Zamperetti Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul
  • Lourdes Helena Rodrigues dos Santos Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5902/198464449735

Palavras-chave:

Construção Colaborativa, Formação de Professores, Sentido.

Resumo

http://dx.doi.org/10.5902/198464449735

 

Este texto apresenta um recorte de três processos de pesquisas realizadas em contextos diferentes: duas escolas públicas de ensino fundamental e médio e uma universidade pública, tendo por confluência a experiência de comunicação, partilha e construção colaborativa de sentidos vividas por nós, educadores-pesquisadores. Dialogamos com os docentes e os meios de comunicação e suas linguagens. Vivemos e investigamos processos de formação docente com metodologias comunicacionais, as quais tornaram possível realizar experiências concretas, fazer questionamentos e reflexões sobre o cotidiano docente, tratados à luz do referencial teórico da educação e comunicação. As práticas comunicacionais proporcionaram experienciar o mundo, desvelar sentidos dos docentes, permitindo uma interação entre os sujeitos e seus respectivos contextos. Trabalhar a várias mãos é prover meios para enfrentar situações complexas que, individualmente, poderíamos não conseguir administrar.

Biografia do Autor

Tania Maria Esperon Porto, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

É graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Rio Grande (FURG) onde trabalhou por quase vinte anos. Tem Mestrado em Tecnologia Educacional pelo INPE (S.J.Campos/SP); Doutorado em Educação (USP). Atualmente é professora, pesquisadora e orientadora em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da UFPel;. É coordenadora do Grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Formação docente CNPq/UFPel.

Maristani Polidori Zamperetti, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Professora Adjunta no Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, RS, onde ministra disciplinas na área de Fundamentos da Educação em Artes Visuais. Doutora e Mestre em Educação pela Faculdade de Educação (PPGE/FaE/UFPel). Professora Convidada do Mestrado em Artes Visuais no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais (PPGAV/CA/UFPel). Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Artes – Especialização Lato Sensu. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Pesquisa, Ensino e Formação Docente nas Artes Visuais” (PPGAV/CA/UFPel).

Lourdes Helena Rodrigues dos Santos, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Rio Grande do Sul

Graduada em Licenciatura Plena em Educação Física na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), e mestre em Ciência do Movimento Humano, subárea Aprendizagem Motora Na Universidade de Santa Maria (UFSM). Professora da Educação Básica da Rede Pública Municipal, com atuação na formação de professores em Nível Médio. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós Graduação em Educação – Mestrado e Doutorado da Faculdade de Educação da UFPel, na Linha de Formação de Professores: ensino, processos e práticas educativas.

Downloads

Publicado

2014-06-18

Como Citar

Porto, T. M. E., Zamperetti, M. P., & Santos, L. H. R. dos. (2014). A comunicação e a construção de sentidos na formação de professores: um trabalho a várias mãos. Educação, 39(2), 391–402. https://doi.org/10.5902/198464449735

Edição

Seção

Artigo Demanda Contínua