Pesquisa em arquivo: os periódicos vinculados aos Programas de Pós-graduação da Área de Ensino da CAPES
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644491986Parole chiave:
Arquivo, Área de Ensino, PesquisaAbstract
Este artigo busca mostrar os primeiros resultados da pesquisa “A produção discursiva da área de conhecimento Ensino: o que o arquivo nos diz?”, aprovada no Edital FAPERGS 07/2021 Programa Pesquisador Gaúcho – PqG, que tem como objetivo, investigar as discursividades produzidas nos escopos dos periódicos da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), no período de 2011 a 2021. Para isso, toma-se como principal referencial teórico-metodológico os procedimentos arquivísticos, em meio aos estudos arquegenealógicos de Michel Foucault (2008). Nos dois primeiros procedimentos realizados, foi possível traçar um panorama em relação aos Programas de mestrado e doutorado acadêmicos e profissionais da Área de Ensino, existentes no Brasil, identificar a relação dos periódicos associados aos Programas, bem como o Qualis dos periódicos vinculados a estes PPG. Os resultados mostram que a área de Ensino da CAPES é atravessada por seus liames institucionais. São diversos os procedimentos classificatórios: avaliação da produção de pesquisadores dos PPGE pelo Sistema Qualis, diferenciação dos saberes por duas grandes modalidades científicas: profissional e acadêmica, visibilização da produção científica pelo PAAP e pelos dados públicos da Plataforma Sucupira, criação contínua de novas classificações, produtos educacionais, teses e dissertações, etc. Contudo, observa-se que, ao seguir por outra via de produção de arquivos, há abertura para novas perspectivações dos discursos, que não os legitimados institucionalmente nos endereços eletrônicos dos PPGE: os periódicos sem ISSN, os periódicos sem Qualis, os periódicos que deixaram de existir, os periódicos que são anteriores à propria área de Ensino da CAPES.
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