Pesquisa em arquivo: os periódicos vinculados aos Programas de Pós-graduação da Área de Ensino da CAPES

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644491986

Parole chiave:

Arquivo, Área de Ensino, Pesquisa

Abstract

Este artigo busca mostrar os primeiros resultados da pesquisa “A produção discursiva da área de conhecimento Ensino: o que o arquivo nos diz?”, aprovada no Edital FAPERGS 07/2021 Programa Pesquisador Gaúcho – PqG, que tem como objetivo, investigar as discursividades produzidas nos escopos dos periódicos da área de Ensino da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES), no período de 2011 a 2021. Para isso, toma-se como principal referencial teórico-metodológico os procedimentos arquivísticos, em meio aos estudos arquegenealógicos de Michel Foucault (2008). Nos dois primeiros procedimentos realizados, foi possível traçar um panorama em relação aos Programas de mestrado e doutorado acadêmicos e profissionais da Área de Ensino, existentes no Brasil, identificar a relação dos periódicos associados aos Programas, bem como o Qualis dos periódicos vinculados a estes PPG. Os resultados mostram que a área de Ensino da CAPES é atravessada por seus liames institucionais. São diversos os procedimentos classificatórios: avaliação da produção de pesquisadores dos PPGE pelo Sistema Qualis, diferenciação dos saberes por duas grandes modalidades científicas: profissional e acadêmica, visibilização da produção científica pelo PAAP e pelos dados públicos da Plataforma Sucupira, criação contínua de novas classificações, produtos educacionais, teses e dissertações, etc. Contudo, observa-se que, ao seguir por outra via de produção de arquivos, há abertura para novas perspectivações dos discursos, que não os legitimados institucionalmente nos endereços eletrônicos dos PPGE: os periódicos sem ISSN, os periódicos sem Qualis, os periódicos que deixaram de existir, os periódicos que são anteriores à propria área de Ensino da CAPES.

Biografie autore

Angelica Vier Munhoz, Univates

Mestrado (2003) e Doutorado (2009) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com estágio doutoral (Capes) na Université Paris VIII - Vincennes Saint Denis - Departements de Arts, Philosophie et Esthétique; Pós-doutorado (Modalidade Estágio Pesquisador colaborador) pela USP/SP. Professora Titular da Universidade do Vale do Taquari - Univates , atuando no Departamento de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas - CHSA e no Programa de Pós-graduação - Mestrado e Doutorado em Ensino. Líder do Grupo de pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/Univates/CNPq) e integrante da Rede de Pesquisa Escrileituras da Diferença em Filosofia-educação (UFRGS/CNPq). Atua na área de educação com ênfase em currículo, aprendizagem, corpo e Filosofia da diferença.

 

Naiane Vargas Nunes, Univates

Graduanda em Medicina pela Universidade do Vale do Taquari - Univates; Bolsista de Iniciação científica PROBIC/FAPERGS do Grupo de Pesquisa Currículo, Espaço, Movimento (CEM/CNPq/Univates).

Inauã Weirich Ribeiro, Univates

Doutora em Ensino pela Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Riferimenti bibliografici

AQUINO, Júlio Groppa. Não mais, mas ainda: experiência, arquivo, infância. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 12, n. 23, p. 179-200, jan-abr.2016.

AQUINO, Júlio Groppa. Operação arquivo: pesquisar em Educação com Foucault. In: AQUINO, J. G. Foucault, arquivo, educação: dez pesquisas. São Paulo: FEUSP, 2020, p. 339 – 355.

AQUINO, Júlio G.; VAL, Gisele M. do. Uma ideia de arquivo: contributos para a pesquisa educacional. Pedagogía y Saberes. Bogotá, n. 49, p. 41-53, 2018.

BRASIL. Portaria nº 74, de 5 de abril de 2017. Aprova o Regulamento do Programa de Apoio à Aquisição de Periódicos - PAAP. 2017. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ez316.periodicos.capes.gov.br/images/documents/Portaria_n.74_Novo%20Regulamento%20PAAP_5%20abril%202017.pdf. Acesso em: 21 ago. 2023.

BRASIL. Portaria nº 83, de 6 de junho de 2011. Cria 4 áreas de avaliação: Biodiversidade, Ciências Ambientais, Ensino e Nutrição. 2011.Disponível em: http://cad.capes.gov.br/ato-administrativo-detalhar?idAtoAdmElastic=691#anchor. Acesso em: 05 out. 2023.

CAPES. Documento de Área. Área 46. Ensino. 2019. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/avaliacao/sobre-a-avaliacao/areas-avaliacao/sobre-as-areas-de-avaliacao/colegio-de-ciencias-exatas-tecnologicas-e-multidisciplinar/multidisciplinar/ensino. Acesso em: 05 out. 2023.

CAPES. Quem somos. Portal de Periódicos CAPES. 2023. Disponível em:https://www-periodicos-capes-gov-br.ez316.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 21 ago. 2023.

CAPES. Documento Técnico do Qualis Periódicos. 2023. Disponível em:https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-quadrienal-2017/DocumentotcnicoQualisPeridicosfinal.pdf. Acesso em: 05 mai. 2025.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tocam o real. Pós, 2(4), p. 204-219, 2012.

FARGE, Arlette. O sabor do arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.

FOUCAULT, Michel. Michel Foucault explica seu último livro. In: FOUCAULT, M. Arqueologia das ciências e história dos sistemas de pensamento. Trad. Elisa Monteiro. (Col. Ditos e escritos, II). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2000, p. 145- 152.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 7. Ed. Trad. Laura Fraga de Almeida Sampaio. São Paulo: Edições Loyola, 2001.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 7. Ed. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FOUCAULT, Michel. Aula de 7 de janeiro de 1976. In: Michel Foucault. Filosofia, diagnóstico do presente e verdade. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014, p. 281 – 295.

LEME, José Luis Toivola. C. Da significação ao acontecimento: Foucault e a genealogia da experiência. In: Haroldo de Resende (Org.). Michel Foucault: transversais entre educação, filosofia e história. Belo Horizonte: Autêntica, 2011, p. 91-104.

RIBEIRO, Inauã. W. Texto apresentado no V Seminário Currículo, Espaço, Movimento, em 16/11/2021. Lajeado, Univates.

Pubblicato

2025-11-06

Come citare

Munhoz, A. V., Nunes, N. V., & Ribeiro, I. W. (2025). Pesquisa em arquivo: os periódicos vinculados aos Programas de Pós-graduação da Área de Ensino da CAPES. Educação, 50(1), e138/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644491986

Puoi leggere altri articoli dello stesso autore/i

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.