Objeto propositor poético na produção do evento pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448109

Palavras-chave:

Educação, Ensino de Artes Visuais, Material didático

Resumo

As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos. O principal objetivo da pesquisa, que tem como foco a criação de materiais educativos como ato poético, é reativar o conceito de material didático, buscando referenciais artísticos e teóricos que orientem a produção desses materiais, intencionalmente concebidos para utilização em experiências de aprendizagem que operem no cruzamento entre o ato artístico e o ato pedagógico. A problemática central da investigação é levantar possibilidades de concepção e de produção de objetos propositores poéticos para Artes Visuais, que sejam desencadeadores de vivências poéticas, como as produzidas no contato com obras artísticas que propõem participação e ação do público. Esta etapa da pesquisase constitui no aprofundamento dos estudos teóricos e busca de novos referenciais artísticos e na criação, uso experimental e avaliação de materiais propositores de aprendizagem em Artes Visuais, numa perspectiva poética. O artigo apresenta um Objeto propositor poético criado, sua relação com um dos referenciais teóricos da pesquisa e com um dos principais referenciais artísticos utilizados.

Biografia do Autor

Andrea Hofstaetter, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

Possui Doutorado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2009); Mestrado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2000) e Graduação em Licenciatura Plena em Educação Artística: Habilitação em Artes Plásticas, pela Federação de Estabelecimentos de Ensino Superior em Novo Hamburgo - FEEVALE (1994). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Artes Visuais do Instituto de Artes da UFRGS, atuando principalmente no Curso de Licenciatura em Artes Visuais. Participa do grupo de pesquisa GEARTE - Grupo de Pesquisa em Educação e Arte - FACED/UFRGS. É membro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP. Desenvolve projetos de pesquisa e extensão na área de produção, experimentação e avaliação de materiais didáticos e objetos de aprendizagem para o Ensino de Artes Visuais. Realizou estágio pós-doutoral na área de Ensino de Artes Visuais, no Departamento de Ensino e Currículo / FACED / UFRGS.

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Publicado

2022-02-25

Como Citar

Hofstaetter, A. (2022). Objeto propositor poético na produção do evento pedagógico. Educação, 47(1), e18/ 1–25. https://doi.org/10.5902/1984644448109