Objeto propositor poético na produção do evento pedagógico
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644448109Palavras-chave:
Educação, Ensino de Artes Visuais, Material didáticoResumo
As Atividades de Allan Kaprow e a ideia de Pedagogia como evento, de Dennis Atkinson, são chave para pensar na criação de uma proposta de Objeto propositor poético e na atuação docente como atuação criativa. Transformar a ideia de materiais didáticos para Artes Visuais significa repensar processos educativos visando transformações não só nos modos de aprender, mas também nas formas de relacionar-se e de ocupar os espaços, utilizando o corpo, proporcionando diálogos e compartilhamento de saberes, além de incluir aspectos lúdicos e imaginativos. O principal objetivo da pesquisa, que tem como foco a criação de materiais educativos como ato poético, é reativar o conceito de material didático, buscando referenciais artísticos e teóricos que orientem a produção desses materiais, intencionalmente concebidos para utilização em experiências de aprendizagem que operem no cruzamento entre o ato artístico e o ato pedagógico. A problemática central da investigação é levantar possibilidades de concepção e de produção de objetos propositores poéticos para Artes Visuais, que sejam desencadeadores de vivências poéticas, como as produzidas no contato com obras artísticas que propõem participação e ação do público. Esta etapa da pesquisase constitui no aprofundamento dos estudos teóricos e busca de novos referenciais artísticos e na criação, uso experimental e avaliação de materiais propositores de aprendizagem em Artes Visuais, numa perspectiva poética. O artigo apresenta um Objeto propositor poético criado, sua relação com um dos referenciais teóricos da pesquisa e com um dos principais referenciais artísticos utilizados.
Referências
ATKINSON, Dennis. Pedagogy against the State. The International Journal of Art & Design Education.Volume 27, p. 226-240, outubro de 2008. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1111/j.1476-8070.2008.00581.x. Acesso em: 18 ago. 2018.
ATKINSON, Dennis. Pedagogy of the Event. Cambridge: Kettle’s yard - University of Cambridge, 2014. Disponível em: https://www.kettlesyard.co.uk/wp-content/uploads/2014/12/onn_atkinson.pdf. Acesso em: 18 ago. 2018.
BADIOU, Alain. Being and Event.London: Bloomsbury Academic, 2013.
CAILLOIS, Roger. Os jogos e os homens: a máscara e a vertigem. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2017.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
FERNÁNDEZ MÉNDEZ, Maria del Rosario Tatiana. O evento artístico como pedagogia. 2015. 321 páginas. Tese (Doutorado em Artes: Educação em Artes Visuais). PPGArte, Universidade de Brasília, Brasília, 2015.
FERNÁNDEZ, Tatiana. Objetos de aprendizagem poéticos para o ensino das artes visuais. Brasília: Universidade de Brasília, s/d. Objeto de aprendizagem digital. Disponível em: http://www.estagiodeartista.pro.br/artedu/oap_oficina/index_oapnew.htm. Acesso em: 24 ago. 2018.
FERNÁNDEZ, Tatiana; DIAS, Belidson. Objetos de aprendizagem poéticos: máquinas para construir territórios de subjetivação. In: ENCONTRO NACIONAL DA ANPAP, 24º, 2015, Santa Maria/RS. Anais eletrônicos da ANPAP. Santa Maria: ANPAP, 2015, p.3481-3495. Disponível em: http://anpap.org.br/anais/2015/simposios/s8/tatiana_fernandez_belidson_dias.pdf. Acesso em: 24 ago. 2018.
FORTUNA, Tânia Ramos. A formação lúdica docente e a universidade. 2011. 425 páginas. Tese (Doutorado em Educação). PPGEdu, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.
FUNDAÇÃO BIENAL DE SÃO PAULO.30ª Bienal. Allan Kaprow e o nascimento do happening. São Paulo,SP, 2012. Disponível em:http://www.bienal.org.br/post/336. Acesso em 7 abr. 2020.
HUIZINGA, Johan. Homo ludens: O jogo como elemento de cultura. 5 ed. São Paulo: Perspectiva, 2005.
KAPROW, Allan. A educação do an-artista I. Concinnitas /IA/UERJ, Rio de Janeiro, V.4, n.4, 2003. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/42641/29501. Acesso em 20 abr. 2020.
KAPROW, Allan. A educação do an-artista II. Concinnitas /IA/UERJ , Rio de Janeiro, V.5, n.6, 2004. Disponível em:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/concinnitas/article/view/44493/30260.Acesso em 20 abr. 2020.
KAPROW, Allan. La educación del des-artista.Madrid: Ediciones Ardora, 2007.
LUPA – Ensaios Audiovisuais. Caderno do Professor. Material Educativo. Belo Horizonte, MG: Museu de Artes e Ofícios, Programa Educativo, 2016.
MARTINS, Mirian Celeste (Org). Mediação: Provocações Estéticas. V.1, n.1. São Paulo: Universidade Estadual Paulista – Instituto de Artes, 2005.
NARDIM, Thaise Luciane. A ideia de jogo na obra de Allan Kaprow e o jogo da cena performativa. In: VI CONGRESSO DA ABRACE, 6., 2010, Campinas. Anais eletrônicos da ABRACE.Campinas: PPGADC/ Instituto de Artes/UNICAMP, 2010. Disponível em: https://www.publionline.iar.unicamp.br/index.php/abrace/article/view/3619. Acesso em: 7 abr. 2020.
NARDIM, Thaise Luciane. As atividades de Allan Kaprow: artes de agir, obras de viver. Revista Valise, Porto Alegre, V.1, n.1, ano 1, julho de 2011. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/RevistaValise/article/view/19892. Acesso em: 7 abr. 2020.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________