Escola e projetos de vida em alunos do 9º ano do Ensino Fundamental: uma etnografia baseada em evidências subjetivas
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644490281Parole chiave:
Escola, Projetos de Vida, Representações SociaisAbstract
A escola pode ser comprometida com a construção dos projetos de vida dos alunos ao ofertar espaços de diálogo e troca sobre as perspectivas futuras. Contudo, ainda se mostra insuficiente em proporcionar esses espaços para a reflexão das trajetórias. Desse modo, o objetivo desse artigo é analisar as relações entre representações sociais de escola e sentidos de projetos de vida, através da experiência vivida em seis encontros realizados e sua reconstrução, na perspectiva dos alunos. Para a coleta de dados, utilizou-se a Etnografia Baseada em Evidência Subjetiva, com a participação de doze alunos de uma turma de 9º ano, de uma escola da rede pública de Minas Gerais. As entrevistas foram transcritas na íntegra, tratadas pelo software Iramuteq, a partir da Classificação Hierárquica Descendente e submetidas à análise de conteúdo. Como resultados, os alunos legitimam a importância da escola, baseados na tríade estudo-faculdade-trabalho. Os projetos de vida encontram-se fortemente vinculados às questões materiais, ao trabalho, a partir de uma profissão reconhecida e valorizada socialmente, que permite ascensão social, garantida através dos estudos. Enfatiza-se a necessidade de intervenções pedagógicas que permitam ampliar a visão dos alunos sobre os projetos de vida, além da tríade estudo-faculdade-trabalho. Ainda que sejam autocentradas e desvinculadas de questões históricas e sociais, observamos um importante processo de reflexão, mesmo que inicial, sobre as trajetórias dos alunos.
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