História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas

Autori

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644468174

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História da educação, Formação de professor, Pedagogia

Abstract

O presente artigo aborda a trajetória da disciplina de História da Educação no curso de graduação de Pedagogia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), campus Cascavel, tendo como recorte temporal, a fundação do referido curso e sua última reformulação. Tem como objetivo examinar a sua importância na formação de professores. A metodologia parte do estudo bibliográfico de aportes teóricos referenciados no campo da História da Educação, como: Saviani (2000), Lopes e Galvão (2001), Stephanou e Bastos (2011). Em face das políticas de aligeiramento na formação do pedagogo, percebe-se a intensificação de um discurso em favor da constituição do professor com base pragmática, com fortes restrições às disciplinas de cunho crítico, histórico e filosófico no preparo desse futuro profissional. Isso ocorre sob a justificativa da necessidade de uma formação mais técnica, isto é, que priorize certas competências que atendam às demandas emergenciais do mercado de trabalho.

Biografia autore

Joao Carlos da Silva, State University of West Paraná

Doutorado em Educação pela Faculdade de educação/UNICAMP. Pós-doutorado pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia/UESB. É professor da UNIOESTE desde 2000, no Colegiado de pedagogia, e do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Cascavel. É membro do Grupo de pesquisa HISTEDOPR - História, sociedade e educação no Brasil - GT Oeste do Paraná, Cascavel. Atua na área de Educação, com ênfase em História da Educação, nos temas: questões teórico-metodológicas da história da educação, história da escola pública, instituições escolares, fontes e arquivos.

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Pubblicato

2023-07-06

Come citare

Silva, J. C. da. (2023). História da educação no curso de pedagogia: avanços, desafios e perspectivas. Educação, 48(1), e76/1–28. https://doi.org/10.5902/1984644468174

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