Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional

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DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644455124

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Formação Docente, Educação Profissional, Epistemologia.

Abstract

As pesquisas acerca da formação docente no Brasil estão ancoradas predominantemente nas bases epistemológicas da prática e da práxis. Nesse estudo, buscamos compreender em que base(s) se inserem os artigos publicados especificamente sobre formação docente para Educação Profissional (EP). Para isso, recorremos aos artigos científicos publicados na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), tendo em vista que é um periódico que trata exclusivamente da EP. Foram analisados 20 (vinte) textos publicados no período entre 2008 a 2019. Utilizamos o método histórico-dialético proposto inicialmente por Marx e Engels (1998), como guia para as nossas análises. Os resultados apontam para uma variação entre epistemologia da prática e epistemologia da práxis nos textos analisados. Além disso, encontramos artigos que transitam entre uma abordagem mais centrada na prática e uma abordagem da práxis. Sinalizamos que a formação docente alinhada à práxis pode contribuir na perspectiva de uma EP crítica, transformadora e emancipatória, atrelada aos interesses da classe trabalhadora. 

Biografie autore

João Kaio Cavalcante de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Professor de Biologia, mestre em educação (IFRN), doutorando em educação (IFRN).

Ana Lúcia Sarmento Henrique, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Professora do PPGEP.

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Pubblicato

2022-06-29

Come citare

Morais, J. K. C. de, & Henrique, A. L. S. (2022). Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional. Educação, 47(1), e60/ 1–23. https://doi.org/10.5902/1984644455124

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