Epistemologia da prática e da práxis: características das pesquisas sobre formação docente para Educação Profissional
DOI:
https://doi.org/10.5902/1984644455124Palabras clave:
Formação Docente, Educação Profissional, Epistemologia.Resumen
As pesquisas acerca da formação docente no Brasil estão ancoradas predominantemente nas bases epistemológicas da prática e da práxis. Nesse estudo, buscamos compreender em que base(s) se inserem os artigos publicados especificamente sobre formação docente para Educação Profissional (EP). Para isso, recorremos aos artigos científicos publicados na Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica (RBEPT), tendo em vista que é um periódico que trata exclusivamente da EP. Foram analisados 20 (vinte) textos publicados no período entre 2008 a 2019. Utilizamos o método histórico-dialético proposto inicialmente por Marx e Engels (1998), como guia para as nossas análises. Os resultados apontam para uma variação entre epistemologia da prática e epistemologia da práxis nos textos analisados. Além disso, encontramos artigos que transitam entre uma abordagem mais centrada na prática e uma abordagem da práxis. Sinalizamos que a formação docente alinhada à práxis pode contribuir na perspectiva de uma EP crítica, transformadora e emancipatória, atrelada aos interesses da classe trabalhadora.
Citas
ALARCÃO, Isabel. Professores Reflexivos em Uma Escola Reflexiva. São Paulo. Editora Cortez, 2003.
ANDRÉ, Marli. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p.174-181, set. 2010. Disponível em: <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8075/5719>. Acesso em: 18 fev. 2020.
ARAUJO, Ronaldo Marcos Lima de. Formação de docentes para a educação profissional e tecnológica: por uma pedagogia integradora da educação profissional. In: Trabalho & Educação, Belo Horizonte, v.17, p 53-63, mai/ago.2008.
BRASIL. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 02 jul. 2019.
CAETANO, Dione Mari; SILVA, Flavia Heloisa da; URNAUER, Simone; MELO, Ernani Viriato de. Tecnologias educacionais e a formação docente no contexto da educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 16, p. 1-16, jan, 2019.
CASTAMAN, Ana Sara; NOGUEIRA, Camila Gomes. Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação docente na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 15, p. 1-10, jun, 2018.
CORREIA, Daniela Bessa; BATISTA, Ana Cristina; PAIVA, Samara Yontei. O perfil de formação de professores da educação profissional que atuam em instituições privadas no RN: uma análise a partir das vozes dos docentes do eixo geral. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 12, p. 157, jan, 2017.
COSTA, Antonio Max Ferreira da; FONSECA, Christine Meireles; COSTA, Linara. Desvelando o percurso formativo de docentes da educação profissional: um estudo de caso com professores do curso de análises clínicas de uma ies privada. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 12, p. 82, jan 2017.
DUARTE, Newton. Conhecimento tácito e conhecimento escolar na formação do professor (por que Donald Schön não entendeu Luria). Educação & Sociedade. Campinas, v. 24, n. 83, p. 601-625, ago. 2003. Disponível em: https:/www.scielo.br/pdf/es/v24n83/a15v2483.pdf. Acesso em: 07 jul. 2020.
DUARTE NETO, José Henrique. Epistemologia da prática: fundamentos teóricos e epistemológicos orientadores da formação de professores que atuam na educação básica. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 10, n. 21, p. 48-69, jan, 2013. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/viewArticle/326. Acesso em: 03 jun. 2020.
ELLIOT, Jhon. La investigación-acción en educación. Madri: Morata, 1990.
FONSECA, Christine Meyrelles. Formação e saberes docentes na educação profissional: um relato de experiência. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 12, p.170-178, jan, 2017.
IFRN. Projeto de Criação do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional - PPGEP. Natal: [S.I], 2018. Disponível em: https://portal.ifrn.edu.br/ensino/ppgep/documentos/projeto-de-criacao-do-doutorado. Acesso em: 02 fev. 2020.
KARASINSKI, Eduardo do Nascimento. A formação docente e a permanência e êxito na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 17, p.1-22, jun, 2019.
KONDER, Leandro. O futuro da filosofia da práxis: o pensamento de Marx no século XXI. 2º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
KUENZER, Acacia. A formação de professores para o ensino médio: velhos problemas, novos desafios. Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p.667-687, jul. 2011.
KREUTZ, Daniel Henrique; WELTER, Cristiane Backes; Professor em (re) construção: reflexões de um docente em formação pedagógica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 11, p. 13-24, 2016.
MACHADO, Lucilia Regina de Souza. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, Brasília, v.1, n.1, p.8- 22, jan 2008.
MALDANER, Jair José. A formação docente para a educação profissional e tecnológica: breve caracterização do debate. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 13, p.182-186, jun, 2017.
MARK, Karl; ENGELS, Frederich. A ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
MOURA, Dante Henrique. A formação de docentes para a educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, p. 23-38, jan, 2008.
MORAIS, João Kaio Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento. O professor licenciado na educação profissional: quais são os saberes docentes que alicerçam seu trabalho? Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 66-78, jan, 2014.
MORAIS, João Kaio Cavalcante; HENRIQUE, Ana Lúcia Sarmento; CAVALCANTE, Ilane Ferreira. O professor da educação profissional enquanto sujeito da práxis revolucionária. Cadernos de Pesquisa, [s.l.], v. 26, n. 4, p.186-199, 20 dez. 2019. Disponível em: <http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/cadernosdepesquisa/article/view/13059/7104>. Acesso em: 18 fev. 2020.
MORAIS, Jaciária de Medeiros; SOUZA, Ana Paula; COSTA, Temilson. A relação teoria e prática: investigando as compreensões de professores que atuam na educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 12, p. 111, jan 2017.
NÓVOA, Antonio. (org). Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1991.
PENA, Geralda Aparecida de Carvalho. Necessidades formativas de professores dos institutos federais e desenvolvimento profissional docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 15, p.72-80, jun, 2018.
RODRIGUES, Marcela Rubim Schwab Leite; FREITAS, Marcela. Formar-se para ensinar: experiência de um instituto federal. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 11, p. 51, jun, 2016.
SANTOS, Antonio Paulino; AZAVEDO, Rosa Oliveira Marins. Saberes docentes na educação profissional técnica de nível médio: uma proposta para a formação de professores do IFAM – Campus Lábrea. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 11, p.36-50, jun, 2016.
SANTOS, Maria Gerusa; MORAIS, João Kaio Cavalcante.; BRANDÃO, Pollyanna Araújo. O caminho dos professores na educação profissional: percepções sobre o sentido do trabalho e do trabalho docente. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 12, p. 96, jan, 2017.
SANTOS, Raphael de Oliveira; OLIVEIRA, . Um olhar sobre os docentes dos cursos técnicos em radiologia. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 56, jan, 2014.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. A formação de professores na perspectiva crítico-emancipadora. Linhas Críticas, Brasília, v. 17, n. 32, p. 13-33, jan. 2011. Disponível em: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/9461/1/ARTIGO_FormacaoProfessoresPerspectiva.pdf. Acesso em: 03 jun. 2020.
SILVA, Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da. Epistemologia da práxis na formação de professores: perspectiva crítico-emancipadora. Revista de Ciências Humanas, Frederico Westphalen, v. 2, n. 18, p.121-135, set. 2017. Disponível em: <http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistadech/article/view/2468/2545>. Acesso em: 18 fev. 2020.
SILVEIRA, Rozieli Bovolini; GONÇALVES, Lizandra Falcão; MARASCHIN, Mariglei Severo. A formação de professores na educação profissional e tecnológica e a complexidade que envolve a permanência e êxito dos estudantes. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 2, n. 13, p. 81, jun, 2017.
SOBRINHO, Moises Domingues. Um novo lugar no desenvolvimento científico e tecnológico nacional (Editorial). Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l], v.1, n. 2, [s.p], 2008.
SOUZA, Ana Claúdia Ribeiro de; et al. Saberes pedagógicos e história da ciência no processo formativo de professores da educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l.], v. 1, n. 7, p. 37, jan, 2014.
SOUZA, Ana Claúdia; ANDRADE, Maria Do Carmo Ferreira; AGUIAR, Ana Flávia Souza; A formação de professores para o ensino profissional no brasil: a construção de um caminho. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, [s.l], v. 1, n. 2, p. 2-10, jan, 2014.
SCHÖN, Donald. Educando o profissional reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2000.
STENHOUSE, Lawrence. La investigación como base de la enseñanza. Madrid: Morata, 1998.
TANURI, Leonor Maria. História da Formação de Professores. Revista Brasileira de Educação. Campinas: n.14, p. 61-88, mai./jun./jul./ago., 2000.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 14 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
VÁZQUEZ, Adolfo Sánchez . Filosofia da práxis. 2º ed. São Paulo: Expressão popular, 2011.
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Educação (UFSM)
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________