Educação em tempos de COVID: o que as instituições de ensino estão fazendo de acordo com a mídia online

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644448369

Palavras-chave:

Educação a Distância, Ensino remoto, Covid-19

Resumo

A situação vivenciada com a pandemia da Covid-19 no primeiro semestre de 2020 no mundo impactou praticamente todas as atividades humanas, inclusive a educação, que em sua modalidade presencial se tornou inviável. Foi realizada uma pesquisa documental nas mídias online em jornais, revistas e portais de notícias com o objetivo de verificar se o que está sendo implementado pelas instituições de ensino no Brasil, em meio à pandemia, condiz com as etapas sugeridas pela literatura, sendo elas: a análise da organização, o diagnóstico do público-alvo, a definição do projeto pretendido, a elaboração dos materiais didáticos, a preparação do ambiente virtual, e o controle e a avaliação da experiência por parte dos alunos e docentes. Além disso, verificou-se também se as dificuldades enfrentadas estão presentes em outros estudos. Observou-se que as etapas necessárias para a implementação da educação a distância (EaD) presentes na literatura não estão sendo seguidas em sua totalidade (com foco na criação de materiais didáticos) e que as dificuldades enfrentadas mais citadas também são distintas: preocupação com os alunos mais pobres, mais jovens e adaptação por parte dos pais. Por fim, uma matriz tendo como eixos preparo/antecedentes com EaD vs. a complexidade do processo de ensino-aprendizagem é apresentada direcionando para possíveis estratégias de ensino.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Celestino, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP)

Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP) e mestrando em Administração pela mesma instituição na área de Métodos Quantitativos e Informática (MQI) tendo objeto de pesquisa o blended learning e suas formas de estruturação.

Adriana Backx Noronha Viana, Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária da Universidade de São Paulo (FEAUSP)

Professora Titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo - FEA/USP. Graduada em Matemática - Licenciatura pela Universidade de São Paulo (IME/USP, 1991), Mestre em Ciências da Computação e Matemática Computacional pela Universidade de São Paulo (ICMC/USP, 1995) e Doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Campinas (FEEC / UNICAMP, 1999). Principal área de atuação: Métodos Quantitativos Aplicados ao Processo Decisório em Administração e Tecnologias Digitais Educacionais. Vice-Coordenadora do Núcleo para desenvolvimento em tecnologias e ambientes educacionais (NACE-NPT / USP) e Coordenadora do Núcleo de Estudos de Tecnologias, Modelos e Sistemas Aplicados em Administração da FEA / USP. Autora de diversos artigos em periódicos nacionais e internacionais, assim como livros e capítulo de livros.

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Publicado

2021-09-04

Como Citar

Celestino, E. H., & Viana, A. B. N. (2021). Educação em tempos de COVID: o que as instituições de ensino estão fazendo de acordo com a mídia online. Educação, 46(1), e84/ 1–24. https://doi.org/10.5902/1984644448369