A abordagem da temática Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644484503

Mots-clés :

Educação de Jovens e Adultos, Cursos de Licenciatura, Currículo

Résumé

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizada como uma modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/96) carece de uma formação inicial docente que considere suas especificidades e a reserve espaço em seus projetos de curso, matrizes curriculares e práticas pedagógicas. Este estudo apresenta uma análise da presença/ausência de componentes curriculares específicos e/ou de temáticas/discussões relacionadas à EJA em cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Santa Maria. Como procedimento metodológico optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva com análise documental a partir dos currículos de vinte e dois (22) cursos de licenciatura. Os resultados apontam o pouco espaço ocupado pela temática EJA na matriz curricular e nas práticas pedagógicas dos cursos. Assim, considera-se necessária a ampliação da abordagem da temática EJA nos projetos pedagógicos das licenciaturas analisadas, bem como a investigação desse aspecto em outros cursos de formação de professores do país.

Bibliographies de l'auteur-e

Taís Regina Hansen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ensino de Física pela UFSM, onde, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), investigou as possibilidades e os desafios do ensino de Astronomia em aulas de Física na Educação Básica. Pós-graduada em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Licenciada em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, na qual atuou como Bolsista do projeto: A presença da discussão de valores e da não neutralidade da Ciência-Tecnologia nas práticas educativas CTS. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPPE), vinculados à UFFS, grupo de estudos Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente e Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais (GPOLE) da UFSM. 

Maurício Brasil Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação e Formação de Adultos pelo Instituto Politécnico do Porto/ Portugal. Especialista em Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Pampa. Licenciado em Matemática pela Universidade da Região da Campanha. Técnico em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha. Servidor Público no Instituto Federal Fluminense - Campus Quissamã.

 

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar.

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Publié-e

2025-02-21

Comment citer

Hansen, T. R., Gomes, M. B., & Maraschin, M. S. (2025). A abordagem da temática Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria. Educação, 50(1), e21/1–18. https://doi.org/10.5902/1984644484503

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