A abordagem da temática Educação de Jovens e Adultos nos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Santa Maria
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644484503Mots-clés :
Educação de Jovens e Adultos, Cursos de Licenciatura, CurrículoRésumé
A Educação de Jovens e Adultos (EJA), organizada como uma modalidade de ensino pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira (LDB/96) carece de uma formação inicial docente que considere suas especificidades e a reserve espaço em seus projetos de curso, matrizes curriculares e práticas pedagógicas. Este estudo apresenta uma análise da presença/ausência de componentes curriculares específicos e/ou de temáticas/discussões relacionadas à EJA em cursos de licenciatura ofertados pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) campus Santa Maria. Como procedimento metodológico optou-se por uma pesquisa qualitativa e descritiva com análise documental a partir dos currículos de vinte e dois (22) cursos de licenciatura. Os resultados apontam o pouco espaço ocupado pela temática EJA na matriz curricular e nas práticas pedagógicas dos cursos. Assim, considera-se necessária a ampliação da abordagem da temática EJA nos projetos pedagógicos das licenciaturas analisadas, bem como a investigação desse aspecto em outros cursos de formação de professores do país.
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