The approach to Youth and Adult Education in undergraduate courses at the Federal University of Santa Maria

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5902/1984644484503

Keywords:

Youth and Adult Education, Teacher training courses, Curriculum

Abstract

Youth and Adult Education (EJA), organized as a teaching modality by Law of Lines of Direction and Bases of the Education (LDB/96), lacks initial teacher training that considers their specificities and reserves space in their course projects, curriculum matrices and pedagogical practices. This study presents an analysis of the presence/absence of specific curricular components and/or themes/discussions related to EJA in undergraduate courses offered by the Federal University of Santa Maria (UFSM) Santa Maria campus. As a methodological procedure, we opted for a qualitative and descriptive research with document analysis based on the curricula of twenty-two (22) undergraduate courses. The results point to the little space occupied by the EJA theme in the curricular matrix and in the pedagogical practices of the courses. Thus, it is considered necessary to expand the approach to the EJA theme in the pedagogical projects of the analyzed degrees, as well as the investigation of this aspect in other teacher training courses in the country.

Author Biographies

Taís Regina Hansen, Universidade Federal de Santa Maria

Doutoranda em Educação na linha de pesquisa: Políticas públicas educacionais, práticas educativas e suas interfaces pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestra em Ensino de Física pela UFSM, onde, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática e Ensino de Física (PPGEMEF), investigou as possibilidades e os desafios do ensino de Astronomia em aulas de Física na Educação Básica. Pós-graduada em Gestão em Educação: Supervisão e Orientação pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS). Licenciada em Física pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS), campus Cerro Largo, na qual atuou como Bolsista do projeto: A presença da discussão de valores e da não neutralidade da Ciência-Tecnologia nas práticas educativas CTS. Integra o Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática (GEPECIEM), Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas Públicas Educacionais e Práticas Pedagógicas (GEPPEPPE), vinculados à UFFS, grupo de estudos Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente e Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais (GPOLE) da UFSM. 

Maurício Brasil Gomes, Universidade Federal de Santa Maria

Mestre em Educação e Formação de Adultos pelo Instituto Politécnico do Porto/ Portugal. Especialista em Tecnologias no Ensino de Matemática pela Universidade Federal do Pampa. Licenciado em Matemática pela Universidade da Região da Campanha. Técnico em Informática pelo Instituto Federal Farroupilha. Servidor Público no Instituto Federal Fluminense - Campus Quissamã.

 

Mariglei Severo Maraschin, Universidade Federal de Santa Maria

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Franciscano (2001), especialização em Gestão pelo Centro Universitário Franciscano (2003) e mestrado (2006) e doutorado (2015) em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria . Atualmente é professora do Curso Técnico em Segurança do Trabalho, do Curso Técnico em Eletrônica, do Mestrado Acadêmico em Educação Profissional no Colégio Técnico Industrial de Santa Maria e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFSM. É coordenadora do curso de Eletromecânica PROEJA. Foi coordenadora da Especialização em Práticas Assertivas da Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos Polo CTISM/UFSM em parceria com o IFRN. Atualmente é líder do grupo TransformAção - Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas e Trabalho Pedagógico na Educação Profissional e faz parte do Kairós/UFSM. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação de jovens e adultos, PROEJA, trabalho pedagógico, investigação-ação, aprendizagem e gestão escolar.

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Published

2025-02-21

How to Cite

Hansen, T. R., Gomes, M. B., & Maraschin, M. S. (2025). The approach to Youth and Adult Education in undergraduate courses at the Federal University of Santa Maria. Education, 50(1), e21/1–18. https://doi.org/10.5902/1984644484503

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