Professores de educação física e inclusão: ainda há caminhos para percorrer

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.5902/1984644464461

Mots-clés :

Educação Física, Escola, Inclusão, Professores.

Résumé

Este artigo visa traçar o perfil dos professores de Educação Física atuantes no contexto da Educação inclusiva, bem como conhecer a opinião deles sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e verificar se as escolas regulares apresentam acessibilidade física para receber os alunos. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, do tipo transversal, realizada com a participação de 28 professores atuantes em escolas públicas regulares na cidade de Teresina-PI. Os dados revelam que 67,9% dos pesquisados possuem experiência com alunos deficientes e 71,4% participaram de cursos profissionalizantes para auxiliar a sua prática pedagógica e docente. Entretanto, percebeu-se que 67,9% dos professores revelam que as instalações das escolas públicas no qual atuam não são adaptadas para receber os alunos com deficiências. De modo preocupante, 71,4% dos educadores destacam sobre a escassez e falta de material para garantir um trabalho mais seguro e inclusivo com os alunos deficientes. A pesquisa nos permitiu refletir que a Educação Física inclusiva ainda enfrenta e vivencia inúmeros problemas, em especial, na atuação dos professores, destacando a insuficiência de conhecimento para suprir as necessidades educacionais dos alunos deficientes. Por outro lado, revela que esses profissionais veem como positivo e importante a inclusão dos alunos nas escolas regulares, principalmente para o aprendizado e o respeito às diferenças. Desse modo, podemos destacar que a Educação Física escolar e inclusiva ainda vivencia muitos lemas e dilemas nesse início de século XXI no que tange o trato pedagógico e inclusivo com os alunos deficientes.

Bibliographies de l'auteur-e

d, Universidade Federal do Piauí

Professora de Educação Física - UFPI
Licencianda em Letras Inglês - UESPI

José Carlos dos Santos, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 

Professor colaborador no curso de Bacharelado em Educação Física da UFTM; 
Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 
Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro; 
Especialista em Docência com ênfase em Educação Inclusiva; 
Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí

Simone Silva Santos Nery, Universidade Federal do Piauí

Professora de Educação Física
Licenciada em Educação Física
Bacharela em Educação Física

Aline de Freitas Brito, Universidade de Pernambuco

Doutora em em Farmacologia pela Universidade Federal da Paraíba (2014) e Professora Adjunto na Universidade de Pernambuco, Bolsista Universal CNPq. Professora permanente nos Programas de Pós Graduação em Educação Física UPE/UFPB; e no Programa de Pós-Graduação em Reabilitação e Desempenho Funcional (PPGRDF). Atua nas linhas de pesquisa: Exercício físico na saúde e na doença; Cineantropometria e Desempenho Humano; Avaliação e Intervenção nos Sistemas Cardiorrespiratório, Vascular e Metabólico. Possui colaborações internacionais em Portugal com as Universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro, e Universidade do Porto; e na Itália com a Universidade de Torino e Hospital Molinette. Tem experiência na área de Fisiologia, Farmacologia, Nutrição e Biologia Molecular com ênfase nos seguintes temas: resposta pressórica, vascular, respiratória, morfológica, genética, e metabólica em resposta a diferentes metodologias de Exercício Físico tanto em modelo animal, como no público saudável, hipertenso, e obeso. Os trabalhos de investigação abordam ainda o potencial das variáveis de prescrição de exercício e de produtos naturais como recurso ergogênico para melhora nas variáveis fisiológicas investigadas, bem como os mecanismos oxidantes/antioxidantes, inflamatórios, e polimórficos, determinantes em tais respostas.

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Publié-e

2022-11-07

Comment citer

Érika Priscila de Sousa, Santos, J. C. dos ., Nery, S. S. S., & Brito, A. de F. (2022). Professores de educação física e inclusão: ainda há caminhos para percorrer. Educação, 47(1), e99/1–24. https://doi.org/10.5902/1984644464461

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