Professores de educação física e inclusão: ainda há caminhos para percorrer
DOI :
https://doi.org/10.5902/1984644464461Mots-clés :
Educação Física, Escola, Inclusão, Professores.Résumé
Este artigo visa traçar o perfil dos professores de Educação Física atuantes no contexto da Educação inclusiva, bem como conhecer a opinião deles sobre a inclusão de alunos com deficiência no ensino regular e verificar se as escolas regulares apresentam acessibilidade física para receber os alunos. Metodologicamente, a pesquisa é de abordagem quantitativa, com objetivo descritivo, do tipo transversal, realizada com a participação de 28 professores atuantes em escolas públicas regulares na cidade de Teresina-PI. Os dados revelam que 67,9% dos pesquisados possuem experiência com alunos deficientes e 71,4% participaram de cursos profissionalizantes para auxiliar a sua prática pedagógica e docente. Entretanto, percebeu-se que 67,9% dos professores revelam que as instalações das escolas públicas no qual atuam não são adaptadas para receber os alunos com deficiências. De modo preocupante, 71,4% dos educadores destacam sobre a escassez e falta de material para garantir um trabalho mais seguro e inclusivo com os alunos deficientes. A pesquisa nos permitiu refletir que a Educação Física inclusiva ainda enfrenta e vivencia inúmeros problemas, em especial, na atuação dos professores, destacando a insuficiência de conhecimento para suprir as necessidades educacionais dos alunos deficientes. Por outro lado, revela que esses profissionais veem como positivo e importante a inclusão dos alunos nas escolas regulares, principalmente para o aprendizado e o respeito às diferenças. Desse modo, podemos destacar que a Educação Física escolar e inclusiva ainda vivencia muitos lemas e dilemas nesse início de século XXI no que tange o trato pedagógico e inclusivo com os alunos deficientes.
Références
ALVES, Tassia Pereira. et al. Inclusão de alunos com surdez na educação física escolar. Revista Eletrônica de Educação, v. 7, n. 3, p. 192-204, 2013.
ALVES, Maria Luíza Tanure.; DUARTE, Edilson. A participação de alunos com síndrome de Down nas aulas de Educação Física Escolar: Um estudo de caso. Movimento, Porto Alegre, v. 18, n. 03, p. 237-256, jul/set de 2012.
AMARAL, Lígia Assunção. et al. Propondo uma política da USP referida à deficiência. 2010. Disponível em: http://usplegal.saci.org.br/quem/Propondo_uma_Politica_da_USP_Referida_à_ Deficiência htm . Acesso 15 jul. 2019.
ANDRADE, José Milton Andrade.; FREITAS, Ana Paula de. Possibilidades de atuação do professor de educação física no processo de aprendizagem de alunos com deficiência. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 4, 1163-1176, out./dez. de 2016.
BATISTA, Francine de Fática Lima.; SANTOS, Soraya Dayanna Guimarães.; FUMES, Neiza de Lourdes Frederico. Formação do professor do curso de educação física face à inclusão do aluno com deficiência na educação superior de alagoas. In: V ENCONTRO ALOGOANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA,1.. 2015. Anais [...]. Maceió: Encontro nordestino de inclusão na educação superior, 2015. 1.v. Disponível em: http://www.seer.ufal.br/index.php/eaei/article/view/2138/1617 Acesso em: 12 de jul. 2019
BARBOSA, Heloíza. Por que Inclusão?. 2008. Disponível em: http://www.inclusive.org.br/arquivos/52. Acesso: 14 de jul. 2019
BERETA, Mônica Silveira.; VIANA, Patrícia Beatriz de Macedo. Os benefícios da inclusão de alunos com deficiência em escolas regulares. Revista Pós-Graduação: Desafios Contemporânes, v.1, n. 1, 2014.
BLOCK, Martin.; OBRUSNIKOVA, Iva. Inclusion in Physical Education: a Review of Literature from 1995-2005. Adapted Physical activity Quartely, v. 24, p. 103-124, 2007.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação (CNE). Câmara da Educação Básica (CEB). Resolução CNE/CEB nº 2, de 11 de setembro de 2001. Institui diretrizes nacionais para a educação especial na educação básica. Diário Oficial da União, Brasília, 14 set. 2001. Seção 1, p. 39.
BRITO, Raull Felippe Almeida.; LIMA, João Franco. Educação física adaptada e inclusão: Desafios encontrados pelos professores de educação física no trabalho com alunos com deficiência. Revista Corpo, Movimento e Saúde, v. 2, n. 1, p. 1-12, 2012.
CARVALHO, Rosita Edler. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 3.ed. Porto alegre: Mediação, 2005.
CARVALHO, Ingrid Rosa. et al. A linguagem como instrumento de inclusão social: uma experiência de ensino do hip hop para jovens e adultos com deficiência intelectual e autismo. Movimento, Porto Alegre, v. 26, e26033, 2020.
COSMO, Jolimar. A formação do professor de Educação Física na perspectiva da inclusão: um estudo dos anais da conbrace/conice. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, v.36, n. 2, p. 859-876, 2014.
CUNHA, Raissa Forte Pires.; GOMES, Adriana Leite Limaverde. Concepções de professores de Educação Física sobre inclusão escolar. Práxis educativa, v. 12, n. 12, p. 414-429, 2017.
CHICON, José Francisco.; PERTELE, Ludmila Lima.; SANTANA, Monique Adna Galdino de. Formação, Educação Física e Inclusão: um estudo em periódicos. Revista Brasileira de Ciência e Esporte, v. 36, n. 2, p. 830-845, 2014.
CHICON, José Francisco.; MENDES, Katiuscia Aparecida Moreira Oliveira.; SÁ, Maria das Graças Carvalho Silva de. Educação Física e inclusão: a experiência na Escola Azul. Movimento, v. 17, n. 4, p. 185-202, 2011.
CHICON, José Francisco. et al. Educação física e inclusão: a mediação pedagógica do professor na brinquedoteca. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 1, 279-292, jan./mar. de 2016.
CRUZ, Gilmar de Cruz.; FERREIRA, Júlio Romero. Processo de formação continuada de professores de educação física em contexto educacional inclusivo. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 19, n. 2, p. 163-180, 2005.
DUARTE, Anne Caroline. et al. Professores de educação física e suas práticas pedagógicas em classes que alunos com deficiência estão inseridos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 1, 31 mar. 2015.
FALKENBACH, Atos Prinz.; LOPES, Elaine Regina. Professores de educação física diante da inclusão de alunos com deficiência visual. Pensar a Prática, v. 13, n. 3, p. 118, 2010.
FERREIRA, Ruhena Kelber Abrão. O perfil profissional do professor da rede estadual de educação física do ensino médio. FIEP BULLETIN - Volume 84-Special Edition - ARTICLE I – 2014.
FERREIRA, Eliana Lúcia; CATALDI, Carolina Lessa. Implantação e implementação da educação física inclusiva. Revista Educação Especial, v. 27, n. 48, p. 79-94, 2014.
FIORINI, Maria Luiza Salzani. Concepção do professor de Educação Física sobre a inclusão do aluno com deficiência. 2011. 143 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Filosofia e Ciências, 2011.
FIORINI, Maria Luiza Salzani.; MANZINI, Eduardo José. Inclusão de alunos com deficiência na aula de educação física: identificando dificuldades, ações e conteúdos para prover a formação do professor. Revista Brasileira de Educação Especial, Rio de Janeiro, v. 20, p. 387-404, 2014.
FOLSOM-MEEK, Sherry. et al. Effects of academic major, gender, and hands-on experience on attitudes of preservice professionals. Adapted Physical Activity Quarterly, v. 16, n. 4, p. 389-402, 1999.
FREITAS, Soraia Napoleão. A formação de professores na educação inclusiva: construindo a base de todo o processo. In: RODRIGUES, D. (org.) Inclusão e educação: doze olhares sobre a educação inclusiva. São Paulo: Summus, 2006.
GARCIA, Rosalba Maria Cardoso. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação, v. 18, n. 52, p. 101-119, 2013.
GORGATI, Maria Greguol.; ROSE JR, Dante de. Percepções dos Professores Quanto à Inclusão de Alunos com Deficiência em Aulas de Educação Física. Movimento, v. 15, n. 02, p. 119-140, 2009.
HUTZLER, Yeshayahu. Attitudes toward the participation of individuals with disabilities in physical activity: A review. Quest, v. 55, n. 4, p. 347-373, 2003.
KOZUB, Francis.; PORRETTA, David. Interscholastic coache’s attitudes toward integration of adolescents with disabilities. Adapted Physical Activity Quarterly, v.15, p.328-344, 1998.
LOPES, Aluísio Wagner de Araújo.; MORENO-VALDÉS, Maria Tereza Formação de professores de educação física que atuam com alunos com necessidades educacionais especiais (deficiência auditiva): uma experiência no ensino fundamental da rede pública de fortaleza. Revista Brasileira de Educação Especial, v.9, n.2, p.195-210, 2003.
LOPES, Andreia de Carvalho.; NABEIRO, Marli. Educação física escolar e o contexto inclusivo: o que pensam os educandos sem deficiência? Motriz, Rio Claro, v.14 n.4, p.494-504, out./dez. 2008.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? São Paulo, Moderna, 2003. 93 p.
MAZZOTTA, Marcos José da Silveira.; D’ANTINO, Maria Eloísa Famá. Inclusão Social de Pessoas com Deficiências e Necessidades Especiais: cultura, educação e lazer. Saúde Sociedade, v.20, n.2, p.377-389, 2011.
MENDES, Enilcéia Gonçalves.; ALMEIDA, Maria Amélia.; TOYADA, Cristina Yoshie. Inclusão escolar pela via da colaboração entre educação especial e educação regular. Educar em Revista, n. 41, p. 81-93m 2011.
MENDES, Marcelo de Melo.; PÁDUA, Karla Cunha. Influência da formação na prática de professores de Educação Física que atuam com alunos com deficiência: um estudo no sistema de ensino especial. Educação em foco, v. 13, n. 16, p. 13-39, 2010.
MUNSTER, Mey Van.; AVERSAN, Thais. Estratégias de sensibilização para a inclusão no contexto da educação física escolar. Revista Lecturas Educacion Física y Deportes, v. 162, p.1-8, 2011.
NASCIMENTO, Katrina Patrício. et al. A formação do professor de educação física na atuação profissional inclusiva. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 6, n. 3, p. 53-58, 2007.
NASCIMENTO, Sylvia Fernanda. Professores de educação física em ação de formação continuada: a inclusão como foco de reflexão. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Florianópolis, v. 36, n. 2, p. S891-S905, abr./jun. 2014.
NOZI, Gislaine Semcovici.; VITALINO, Celia Regina. Saberes necessários aos professores para promover a inclusão de alunos com necessidades Educacionais Especiais. Revista Educação Especial, v. 25, n. 43, p. 333-347, 2012.
ROPOLI, Edilene Aparecida. et al. Sobre identidades e diferenças na escola. In: ROPOLI, E. A. et al. (org.). A Educação Especial na perspectiva da inclusão escolar. Brasília. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Fortaleza, Universidade Federal do Ceará, 2010. 48p.
SALVADOR, Beatriz Spricigo. A inclusão escolar nas aulas de Educação Física: dificuldades dos professores. Revista Lecturas Educacion Física y Deportes, v; 19, n. 202, p. 1 – 8, 2015.
SELAU, Bento. Inclusão na sala de aula. 1°ed. Porto alegre: Evangraf, 2007.
SIDERIDIS, Georgios, D.; CHANDLER, James. Assessment of Teacher Attitudes Toward Inclusion of Students with Disabilities: a Confirmatory Factor Analysis. Adapted Physical Activity Quarterly, v.14, p.51-64, 1997.
SOUTO, Maria da Conceição Dias. et al. Integrando a Educação Física ao Projeto Político Pedagógico: perspectiva para uma educação inclusiva. Motriz, Rio Claro, v.16 n.3 p.762-775, jul./set. 2010.
THESING, Mariana Luzia Corrêa.; COSTA, Fabiane Adela Toneto. As proposições de uma escola inclusiva na concepção de professores de educação especial: algumas problematizações. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 99, n. 252, p. 277-293, 2018.
THOMAS, Jerry.; NELSON, Jack..; SILVERMAN, Stephen. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.
ZUCCHETTI, Dinora Tereza A. Inclusão escolar vista sob a ótica de professores da escola básica. Educação em Revista, v. 27, n. 2, p.197-218, 2011.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Educação (UFSM) 2022
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale 4.0 International.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International (CC BY-NC 4.0)
Declaramos o artigo _______________________________ a ser submetido para avaliação o periódico Educação (UFSM) é original e inédito, assim como não foi enviado para qualquer outra publicação, como um todo ou uma fração.
Também reconhecemos que a submissão dos originais à Revista Educação (UFSM) implica na transferência de direitos autorais para publicação digital na revista. Em caso de incumprimento, o infrator receberá sanções e penalidades previstas pela Lei Brasileira de Proteção de Direitos Autorais (n. 9610, de 19/02/98).
_______________________________________________________
Nome completo do primeiro autor
CPF ________________